O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Felix, o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros e o secretário de Saúde de Maringá e presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Antônio Carlos Nardi, estiveram reunidos na última terça-feira (22), em Brasília, com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha para discutir novos projetos de parceria com o ministério para a produção de produtos inovadores na área da saúde.
O diretor-presidente do Tecpar apresentou dois projetos conforme demanda do próprio órgão federal, para viabilizar um trabalho conjunto entre as partes. O objetivo do empreendimento será a produção pelo Tecpar de dois medicamentos modernos, de alta eficácia e que possuem grande significado social baseados em anticorpos monoclonais.
“Com a parceria, além de auxiliar na produção dos medicamentos em território brasileiro, a empresa parceira também vai realizar a transferência da tecnologia de produção destes medicamentos. Com isso, será possível economizar aproximadamente 50% do que hoje é gasto na importação dos medicamentos” comenta Felix.
PDP
A parceria terá formato de uma PDP – Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo do Ministério da Saúde, que são firmadas entre instituições públicas e entidades privadas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias em áreas estratégicas, como a de biotecnologia, para diminuir custos. As PDPs têm por finalidade reduzir o tempo de desenvolvimento de novos produtos, valendo-se de transferência de tecnologia do processo produtivo de medicamentos estratégicos que já estão desenvolvidos pela iniciativa privada
0 comentários:
Postar um comentário