Anvisa
assina contrato com centro colaborador da OMS para utilização de novo sistema
de notificação de eventos adversos de medicamentos e vacinas.
Na
última quinta-feira (18/10), a Anvisa assinou um contrato com o Uppsala
Monitoring Centre (UMC) — Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde
(OMS) para o Monitoramento Internacional de Medicamentos — para a utilização de
um novo sistema de notificação de eventos adversos relacionados ao uso de
medicamentos e vacinas, o VigiMed. A previsão é que o início da utilização do
sistema ocorra até o final deste ano.
A
nova ferramenta funcionará como um software de farmacovigilância com
foco em medicamentos. Isto vai permitir organizar melhor o fluxo de
notificações, possibilitando a criação de relatórios mais precisos sobre a
notificação de problemas com medicamentos no Brasil.
O
VigiMed é uma versão do sistema VigiFlow, utilizado pela OMS para o recebimento
de notificações de eventos adversos. A adoção do novo sistema pela Anvisa é o
resultado de uma parceria da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos
Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) com o UMC, um centro vinculado à
OMS que operacionaliza o programa de monitoramento internacional de
medicamentos.
Substituição
Coordenado
pela Gerência de Farmacovigilância (GFARM), o VigiMed substituirá o Sistema de
Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa), somente em relação à
notificação de eventos adversos de medicamentos e vacinas. A transição entre os
sistemas ocorrerá de forma gradual. A previsão é que o início da utilização do
VigiMed como novo sistema da Anvisa ocorra até o final deste ano.
Por: Ascom/Anvisa