A abertura da exposição À sua Saúde, na quarta-feira à noite (19/02), em Brasília, marcou o início das comemorações pelos 15 anos da Anvisa. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, “foi um momento belo e inovador na saúde pública”. Segundo Chioro, é importante “parar para refletir e fazer uma conexão entre o nosso trabalho na área da saúde, a arte e a cultura”.
Além do ministro da Saúde, participaram da solenidade de abertura, no Museu Nacional Honestino Guimarães, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi, o secretário da Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, o Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os diretores da Agência Jaime Oliveira, Ivo Bucaresky e Renato Porto, e as curadoras da mostra, Daiana Castilhos Dias e Polyanna Morgana.
A exposição, patrocinada pela Anvisa, ocupa uma área de 1.060 m2 do Museu Nacional e está organizada em dois núcleos: o Histórico, com 15 temas, mostra o desenvolvimento da vigilância sanitária no Brasil desde o Império, e o Contemporâneo, com obras de arte, vídeos e instalações de artistas brasileiros. A exposição pode ser visitada até o dia 30 de março, das 09h às 18h, de terça-feira a domingo. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a mostra.
Projeto audacioso
A curadora do núcleo histórico da exposição, Daiana Dias, considera o fato de a Agência apresentar a história da regulação sanitária sob a perspectiva do universo da arte e da saúde um projeto audacioso. Ao parabenizar o Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, pela iniciativa, ela ressaltou: “há muitos anos não tínhamos o prazer de trabalhar com uma equipe tão coesa como a sua e tão empenhada naquilo que faz, mas empenhada, acima de tudo, em mostrar que aquilo que a Agência faz é parte do cotidiano de muita gente”.
Na opinião de Barbano, o patrocínio de uma exposição tão arrojada e inovadora pela Anvisa reforça o fato de que ela é uma instituição ousada, “que traduz diariamente os esforços de muitas pessoas e do nosso governo no cuidado à saúde de todos nós”.
Já o diretor da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, parabenizou a Agência e fez menção à luta antitabaco empreendida pela instituição, “um exemplo de independência, de autonomia e de firmeza da Anvisa”. E complementou: “São 15 anos de meritocracia e de profissionalização, que fazem da criação da Anvisa um sucesso, uma proteção e uma segurança ao SUS e ao cidadão”.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, entende que o trabalho desenvolvido pelas curadoras da exposição é instigante. “Fazer a junção de obras de arte com temas que remetem à Anvisa é algo muito moderno e ao mesmo tempo difícil de realizar”, afirmou.
Ao se dirigir aos presentes antes da visita guiada às obras em exposição, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou: “Para algumas pessoas, esta pode parecer uma forma de comemoração muito sofisticada, mas ela é, acima de tudo, uma forma muito mobilizadora de reflexão, que coloca o potencial criativo das pessoas que produzem arte no Brasil ao nosso dispor e nos traz elementos não só de beleza, mas daquilo que eles pensam sobre a vida e sobre o nosso trabalho”.
Também no âmbito das comemorações pelos 15 anos da Anvisa, a Agência realiza em março uma semana de painéis. No dia 25 será um debate sobre Melhoria da Gestão Pública; dia 26 sobre a Agenda Regulatória da Agência; dia 27 sobre Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e, no dia 28, um grande encontro com os ex-diretores da Agência para um debate sobre O Futuro da Regulação.
Todos esses eventos serão realizados no auditório máster do Museu Nacional. A programação em homenagem aos 15 anos da Anvisa se estenderá até o final de 2014.
Saiba mais http://expoasuasaude.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário