Destaques

quinta-feira, 6 de março de 2014

Seminário Aborda uso de Enzimas em Inovações Sustentáveis

O 11º Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática (Enzitec 2014) será realizado de 14 a 16 de abril, no Rio de Janeiro. A temática do evento – “Para um mundo sustentável” – envolve o uso da tecnologia enzimática na inovação sustentável, que pressupõe o uso de matérias primas renováveis em processos capazes de gerar produtos de qualidade por tecnologias limpas. 

O Enzitec 2014 mantém a tradição de apresentar a área de forma abrangente e atualizada, além de enfatizar a importância da formação de recursos humanos. A tecnologia enzimática tem relevância internacional crescente em segmentos industriais majoritários, como alimentos, têxtil, papel e celulose e biocombustíveis. Considerando as enzimas especiais, destaca-se o seu uso em medicamentos e em diagnóstico, na síntese de fármacos e intermediários e na indústria de cosméticos.

Participarão do evento especialistas em tecnologia enzimática do Brasil, além de representantes de empresas. Também está confirmada a presença de diversos pesquisadores de instituições do exterior.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) participa da organização do evento, que é coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da pesquisadora Elba Bon, do Instituto de Química. Participam ainda da organização o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Farmanguinhos.

O 11º Enzitec tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), além das empresas Croda, Analítica e Metrohm e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Pelo INT, participam da organização as pesquisadoras Viridiana Ferreira-Leitão e Ayla Sant’Ana, do Laboratório de Biocatálise (Labic). Saiba mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda