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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CONSULTA PÚBLICA No- 64, DE 1o- DE AGOSTO DE 2014 - Ensaios Clínicos com Dispositivos Médicos

CONSULTA PÚBLICA No- 64, DE 1o- DE AGOSTO DE 2014
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere os incisos III e IV, do art. 15 da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, bem como o inciso III e §§ 1° e 3° do art. 5º do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 650 da ANVISA, de 29 de maio de 2014, publicada no DOU de 02 de junho de 2014, tendo em vista o disposto nos incisos III, do art. 2º, III e IV, do art. 7º da Lei nº 9.782, de 1999, o art. 35 do Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, o Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação da Agência, instituído por meio da Portaria nº 422, de 16 de abril de 2008, resolve submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de ato normativo em Anexo, conforme deliberado em reunião realizada em 29 de julho de 2014, e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação.
Art. 1º Fica estabelecido o prazo de 30(trinta) dias para envio de comentários e sugestões ao texto da Proposta de Resolução da diretoria colegiada que dispõe sobre Ensaios Clínicos com Dispositivos médicos Conduzidos no Brasil, conforme Anexo.
Parágrafo único. O prazo de que trata este artigo terá início 7 (sete) dias após a data de publicação desta Consulta Pública no Diário Oficial da União.
Art. 2º A proposta de ato normativo estará disponível na íntegra no portal da Anvisa na internet e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço:http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16874.
§1º As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado por meio de ferramentas contidas no formulário eletrônico, no menu "resultado", inclusive durante o processo de consulta.
§2º Ao término do preenchimento do formulário eletrônico será disponibilizado ao interessado número de protocolo do registro de sua participação, sendo dispensado o envio postal ou protocolo presencial de documentos em meio físico junto à Agência.
§3º Em caso de limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados será permitido o envio e recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante o prazo de consulta, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Coordenação de Pesquisa Clínica em Alimentos e Correlatos, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
§4º Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais (AINTE), SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
Art. 3º Findo o prazo estipulado no art. 1º, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária promoverá a análise das contribuições e, ao final, publicará o resultado da consulta pública no portal da Agência.
Parágrafo único. A Agência poderá, conforme necessidade e razões de conveniência e oportunidade, articular-se com órgãos e entidades envolvidos com o assunto, bem como aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para subsidiar posteriores discussões técnicas e a deliberação final da Diretoria Colegiada.
DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO
ANEXO
PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA
Processo nº: 25351.063107/2012-88
Assunto: Proposta de Resolução da diretoria colegiada que dispõe sobre Ensaios Clínicos com Dispositivos Médicos Conduzidos no Brasil
Agenda Regulatória 2013-2014: Tema nº 66
Regime de Tramitação: Comum
Área responsável: COPEA
Relator: Dirceu Brás Aparecido Barbano

CONSULTA PÚBLICA No- 65, DE 1o- DE AGOSTO DE 2014 - Ensaios Clínicos com Medicamentos

CONSULTA PÚBLICA No- 65, DE 1o- DE AGOSTO DE 2014
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere os incisos III e IV, do art. 15 da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, bem como o inciso III e §§ 1° e 3° do art. 5º do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 650 da ANVISA, de 29 de maio de 2014, publicada no DOU de 02 de junho de 2014, tendo em vista o disposto nos incisos III, do art. 2º, III e IV, do art. 7º da Lei nº 9.782, de 1999, o art. 35 do Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, o Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação da Agência, instituído por meio da Portaria nº 422, de 16 de abril de 2008, resolve submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de ato normativo em Anexo, conforme deliberado em reunião realizada em 29 de julho de 2014, e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação.
Art. 1º Fica estabelecido o prazo de 30(trinta) dias para envio de comentários e sugestões ao texto da Proposta de Resolução da Diretoria Colegiada que dispõe sobre ensaios clínicos com medicamentos conduzidos no Brasil, conforme Anexo.
Parágrafo único. O prazo de que trata este artigo terá início 7 (sete) dias após a data de publicação desta Consulta Pública no Diário Oficial da União.
Art. 2º A proposta de ato normativo estará disponível na íntegra no portal da Anvisa na internet e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço:http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16873
§1º As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado por meio de ferramentas contidas no formulário eletrônico, no menu "resultado", inclusive durante o processo de consulta.
§2º Ao término do preenchimento do formulário eletrônico será disponibilizado ao interessado número de protocolo do registro de sua participação, sendo dispensado o envio postal ou protocolo presencial de documentos em meio físico junto à Agência.
§3º Em caso de limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados será permitido o envio e recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante o prazo de consulta, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/COPEC/SUMED, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
§4º Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais (AINTE), SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
Art. 3º Findo o prazo estipulado no art. 1º, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária promoverá a análise das contribuições
e, ao final, publicará o resultado da consulta pública no portal da Agência.
Parágrafo único. A Agência poderá, conforme necessidade e razões de conveniência e oportunidade, articular-se com órgãos e entidades envolvidos com o assunto, bem como aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para subsidiar posteriores discussões técnicas e a deliberação final da Diretoria Colegiada.
DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO
ANEXO
PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA
Processo nº: 25351.063107/2012-88
Assunto: da Proposta de Resolução da Diretoria Colegiada que dispõe sobre ensaios clínicos com medicamentos conduzidos no Brasil.
Agenda Regulatória 2013-2014: Tema nº 66
Regime de Tramitação: Comum
Área responsável: GGMED
Relator: Dirceu Brás Aparecido Barbano

ANVISA CONCEDE UM ANO DE PRAZO PARA QUE AS FILIAIS DE EMPRESAS DA ÁREA DE PRODUTOS PARA SAÚDE REGULARIZEM SUAS AFEs

RESOLUÇÃO - RDC N° 40, DE 1o- DE AGOSTO DE 2014
Altera a Resolução da Diretoria Colegiada n° 16, de 1º de abril de 2014, que Dispõe sobre os Critérios para Peticionamento de Autorização de Funcionamento (AFE) e Autorização Especial (AE) de Empresas.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe conferem os incisos III e IV,
do art. 15, da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, inciso V e §§ 1º e 3º do art. 5º do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 650 da ANVISA, de 29 de maio de 2014, publicada no DOU de 02 de junho de 2014, tendo em vista o disposto nos incisos III, do art. 2º, III e IV, do art. 7º da Lei n.º 9.782, de 1999, e o Programa de melhoria do Processo de Regulamentação da Agência, instituído por meio da Portaria nº 422, de 16 de abril de 2008, em reunião realizada em 31 de julho de 2014, adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor- Presidente, determino a sua publicação.
Art. 1º O Art. 32 da Resolução - RDC nº 16, de 1º de abril de 2014, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 32 ...
Parágrafo único. Os estabelecimentos filiais de empresas que realizem atividades referentes a produtos para saúde para os quais é exigida AFE nos termos desta Resolução terão o prazo de um ano, contado a partir de 04 de agosto de 2014, para requerer à ANVISA a referida autorização." (NR)
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO
Diretor-Presidente

domingo, 3 de agosto de 2014

'Os meninos também devem ser vacinados contra o HPV', diz especialista

Infecção por HPV é comum em homens e pode causar verrugas genitais e uma série de cânceres relacionados, afirmam médicos em periódico científico Britsh Medical Journal (BMJ).

O editorial do conceituado periódico científico British Medical Journal alerta sobre a importância de as campanhas de vacinação contra o HPV incluírem também os meninos. Gillian Prue, da Escola de Enfermagem e Obstetrícia, da Queen's University em Belfast, afirma que ainfecção do papilomavírus humano (HPV) é comum em homens e pode causar verrugas genitais e uma série de cânceres relacionados. Ela afirma ainda que a incidência destes males tem aumentado nas últimas duas décadas, com HPV causando 5% de todos os cânceres humanos.

Poucos programas de vacinação com o HPV no mundo incluem ambos os sexos. “Reter uma intervenção de saúde de qualquer grupo em risco de uma doença facilmente evitável é injusto”, afirmou ao iG por e-mail. Ela afirma ainda que a vacinação em ambos os sexos é mais eficiente, trazendo benefícios econômicos.

Leia abaixo a entrevista
iG: Por que você decidiu escrever o editorial?

Gillian Prue: Países como Austrália, Canadá, Áustria e Estados Unidos já recomendam a vacinação para ambos os sexos. Eu e a organização que faço parte, a HPVAction.org, acreditamos que está na hora de o governo do Reino Unido fazer o mesmo.

iG: Por que você acredita que vacinar apenas meninas não é tão efetivo?

Gillian Prue: Homens também desenvolvem tipos de câncer associados ao vírus HPV, como o anal, peniana ou de base de língua. Muitos dos casos em homens serão com o tempo prevenidos pelo programa que vacina exclusivamente mulheres, mas muitos não serão pela simples razão de que homens continuarão tendo contato sexual com indivíduos não vacinados. Pode ser tanto com mulheres que não caíram nas redes do programa de vacinação, mulheres de países que não têm campanha de vacinação, ou outros homens. Reter uma intervenção de saúde de qualquer grupo em risco de uma doença facilmente evitável é injusto.

iG: O que se vê ao comparar países que vacinam meninos e meninas com países que vacinam apenas meninas?

Gillian Prue: É muito cedo ainda para avaliar o impacto de vacinar meninos e meninas. Na Austrália, o programa de vacinação contra o HPV foi estendido para os meninos somente em fevereiro de 2013. A partir dessa data, meninos e meninas entre as 12 e 13 anos passaram a receber a vacina HPV na escola. Meninos de 14 e 15 anos também receberão a vacina como parte de um programa de recuperação até o final do ano 2014. Isto significa que quaisquer dados significativos sobre o impacto sobre as verrugas genitais não estarão disponíveis por alguns anos e para câncer por um tempo significativamente maior. Um estudo realizado na Dinamarca (que vacina apenas meninas) mostrou que a incidência de verrugas genitais em mulheres reduziu drasticamente em mulheres, mas não em homens.

iG: No editorial da BMJ você afirma que a vacinação em meninos traria benefícios econômicos. Quais são?

Gillian Prue: O HPV Action estima que o custo adicional de estender o programa de vacinação do HPV para meninos no Reino Unido seria em torno de £ 20 milhões por ano. É um custo pequeno em comparação ao impacto econômico que causam as doenças relacionadas com o HPV. Um estudo italiano estima um custo de £ 430 milhões por ano para tratar as nove principais doenças relacionadas ao HPV

Análise de Mídia - REVISTAS

O encontro dos presidenciáveis promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última quarta-feira (30), é uma das referências do noticiário das revistas que circulam neste fim de semana.

Observada conceitualmente, a sabatina com o PIB produtivo estimula a publicação de reportagens que têm ao fundo mais interrogações do que certezas.

De modo geral, o sentimento entre os veículos é de que os presidenciáveis deixaram a desejar. Embora tenham se apresentado para o debate, reforçam os textos, o generalismo e a limitada disposição de detalhar ações práticas enfraqueceram os discursos dos três principais concorrentes ao Planalto. Há várias referências à CNI.

  •  ISTO É DINHEIRO publica reportagem de capa na qual afirma que o "futuro da indústria já começou". Revista toma como ponto de partida o encontro entre presidenciáveis na CNI e qualifica a postura assumida por Dilma, Aécio e Campos diante dos pleitos do setor industrial. Segundo a reportagem, "uma inquietação continuava no ar diante da falta de detalhes na agenda econômica dos candidatos".
  •  Em meio a relatos de empresários que participaram do evento, ISTOÉ DINHEIRO faz um panorama das políticas adotadas pelo governo para recuperar a economia e pontua as críticas apresentadas a ações de baixo impacto para a geração de riqueza.
  •  ISTO É DINHEIRO avalia que o evento na CNI foi a primeira grande oportunidade de os presidenciáveis “mostrarem suas armas” para virar o jogo da economia, que este ano deverá ter um placar de no máximo 1,5% de expansão do PIB – com retração de 1,1% na produção industrial. Revista resume que “competitividade” foi a palavra mais pronunciada pelos candidatos, empresários e presidentes de associações industriais presentes ao evento.
  • Na mesma reportagem, ISTO É DINHEIRO registra que o anfitrião do debate, o presidente da CNI, ROBSON ANDRADE, ficou satisfeito com o resultado. “As apresentações mostraram que todos conhecem bem os problemas do País”, disse ANDRADE, que reafirmou a posição da entidade de não apoiar nenhum candidato. ISTOÉ DINHEIRO indica ainda que os empresários, de uma forma geral, ficaram decepcionados com a falta de detalhamento nas propostas.
  • VEJA detalha que, no evento da CNI, Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos foram questionados, separadamente, sobre como pretendem estancar a queda na produção, nas exportações e no nível de emprego. Reportagem situa que a indústria brasileira produz hoje menos do que na posse da presidente Dilma Rousseff. “O encolhimento de 5% do setor desde 2010 ajuda a explicar por que, nesse período, o crescimento da economia ficou aquém do esperado”, indica.
  • Sobre o encontro, CARTA CAPITAL resume que Dilma atacou o pessimismo e que Aécio e Campos expuseram uma plataforma liberal, mas reportagem adverte que os candidatos pouco se arriscaram. “Desanimados, os industriais andam ávidos por propostas. Se a esperança era enxergar a luz no evento da CNI, nada feito. O mistério continua”, assinala o texto.
  •  Mesma reportagem exemplifica que a reforma da legislação trabalhista foi tema de duas perguntas endereçadas à presidente na CNI. Dilma disse que é possível negociar a terceirização e a flexibilização da CLT caso os sindicatos participem das conversas.
  • Coluna BRASIL CONFIDENCIAL, na ISTOÉ, também registra o encontro. “Depois de perceber que alguns empresários ficaram de pé para aplaudir Aécio Neves durante a sabatina na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o candidato Eduardo Campos (PSB) quis saber dos assessores sobre a repercussão do seu discurso. Queria saber por que, com um discurso muito parecido ao do tucano, ele não levantou a plateia, como Aécio”.
  • BRASIL CONFIDENCIAL destaca também que o Ministério do Meio Ambiente e industriais interessados em criar regras para definir o uso do patrimônio genético para fins comerciais decidiram deixar a deliberação sobre o assunto para depois das eleições. “Interessados em debater o tema na sabatina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresários não tocaram no assunto para evitar constrangimentos para Marina Silva e Eduardo Campos, que não acertaram as diferenças neste caso”.
  • Entre outras abordagens, BRASIL CONFIDENCIAL registra ainda: “Paulo Skaf pode ser o principal prejudicado por sua recusa em apoiar Dilma Rousseff, criando dificuldades para uma operação de transferência de votos de Alexandre Padilha”.
  • RADAR, na revista VEJA, assinala também que Paulo Skaf está preparado para responder a qualquer pergunta, menos em quem ele vota para presidente. “O dilema é: se ele cravar Dilma Rousseff, perderá um caminhão de votos, dado que seu eleitor é majoritariamente antipetista. Se a descartar, estará rejeitando também Michel Temer, que desde o início é o fiador de sua candidatura no PMDB. Se tentar dizer algo na linha de ‘o voto é secreto’, será tachado de pusilânime”, situa a coluna.

O “caso Santander” também ocupa espaços e cruza a pauta eleitoral. Ainda que não apresente ao leitor um viés inovador, revistas avançam sobre as consequências da demissão da economista responsável pelo informe distribuído a clientes que relacionava a piora das expectativas econômicas à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

  • ISTO É DINHEIRO escreve que “analistas de investimentos dos bancos andam sobre o fio da navalha das eleições”.
  • ÉPOCA entrevista Alexandre Schwartsman, ex-economista-chefe do Santander, que classifica o episódio como “lamentável”. Segundo ele, “o e-mail não tinha nada de controverso: as pesquisas que mostram o avanço da oposição - uma probabilidade, ainda que remota hoje, de que a oposição vença as eleições - têm um reflexo positivo sobre as ações, o câmbio, as taxas de juros”.
  • Sobre esse assunto, FELIPE PATURY, na ÉPOCA, destaca que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sentiu magoado com o texto do banco Santander.
  • Coluna RADAR, na VEJA, registra: “Delfim Netto, mais uma vez, acerta no alvo ao comentar o arroubo autoritário do governo sobre o Santander por causa de um relatório do banco destinado a seus clientes vips. No próximo Canal Livre a ser exibido pela Band, Delfim crava: ‘O que o banco escreveu é bobagem, mas suas consequências, não. A partir da politização do caso pelo governo e da demissão pelo banco da analista que produziu o relatório, ninguém mais vai acreditar em nenhum informe de banco sobre a economia brasileira’”.
  • Como ponto de atenção, ÉPOCA destaca em reportagem com citação na capa que o Serviço Social da Indústria (SESI) paga salários a R$ 36 mil a apadrinhados de Lula e do PT e que alguns deles nem precisam aparecer para trabalhar. A denúncia cita nomes de funcionários que seriam “fantasmas” e afirma que Jair Meneguelli, presidente da entidade, “sindicalista e amigo de Lula”, “tem uma mania incorrigível de confundir o patrimônio do SESI com o dele”.
  • Na reportagem, ÉPOCA compara o “escritório de representação”, em São Paulo, do Conselho Nacional do SESI como uma casa mal-assombrada, criada por aliados no governo de Lula. “Quem a banca são as indústrias do país. Todo ano, elas são obrigadas a financiar as atividades do SESI, cuja principal finalidade é qualificar os trabalhadores das indústrias. A casa amarela é um dos melhores lugares do Brasil para (não) trabalhar”, afirma ÉPOCA.

Entre as abordagens econômicas com foco na agenda amplamente discutida pelos jornais diários durante a semana, destaque também está no artigo do ex-ministro Antonio Delfim Netto, na CARTA CAPITAL. Texto adverte que a economia brasileira voltou a ser bombardeada por informações contraditórias. Segundo Delfim, o pessimismo interno com relação ao crescimento de 2014 continuou aumentando, enquanto o mercado internacional respondia muito “otimisticamente” à emissão de 3,55 bilhões de dólares de papéis da República a juro muito conveniente (5%).

  • Em sua coluna na revista VEJA, o ex-ministro Maílson da Nóbrega aponta que o crescimento do PIB será pífio, menos de 1%. “Fica cada vez mais claro que a origem desse mau desempenho é essencialmente doméstica. Tem pouco a ver com a crise que atingiu os países desenvolvidos ainda em 2008”, situa o colunista.
  • ISTO É DINHEIRO registra que o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve anunciar o fim do embargo à carne bovina brasileira na viagem que fará ao Brasil. Texto lembra que a importação está suspensa desde dezembro de 2012, após a divulgação de um caso de doença da vaca louca no Paraná, em 2010.
  • Na reportagem, ISTOÉ DINHEIRO informa que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere japonesa, Nippon Keidanren, promovem nesta sexta-feira um encontro entre executivos do setor industrial, onde serão discutidos o fortalecimento das relações econômicas bilaterais e as oportunidades de investimento nos setores de infraestrutura de transportes, óleo e gás e elétrico.
  • PODER, coluna na ISTOÉ DINHEIRO, registra: “a relevância do Mercosul em relação aos seus vizinhos da América do Sul não se traduz necessariamente em investimentos. Os cinco países do bloco comercial, incluindo a Venezuela, representam 72% do território, 70% da população e 90% do PIB sul-americano. Mas recebem apenas 58% do total de investimentos estrangeiros diretos e respondem por 65% do comércio exterior da região”.
  •  Ainda em PODER: “depois da sanção presidencial, nesta quinta-feira 7, da nova Lei do Simples, ampliando o número de setores que podem usar o sistema simplificado de tributação, o ministro Guilherme Afif, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, contratará quatro consultorias para elaborar a regulamentação do tributo, com alíquotas escalonadas, como na tabela do Imposto de Renda. O plano ficará pronto em 90 dias. O desafio será convencer o Ministério da Fazenda a tirar o projeto do papel”.
  • RICARDO AMORIM, em sua coluna na ISTOÉ, afirma que a goleada da Alemanha sobre o Brasil é maior que 7 a 1 em setores como o da Educação. “O modelo educacional alemão diferencia-se pelo melhor ensino técnico do planeta, não por universidades de ponta. Assim, o país conquistou a liderança global em tecnologia e inovação”, exemplifica.
  • Segundo AMORIM, “para ganhar competitividade, a Alemanha apostou na produtividade e investiu em qualificação profissional, infraestrutura, flexibilização de leis trabalhistas e melhora do ambiente de negócios, em vez de tentar desvalorizar sua moeda e reduzir a competição, encarecendo produtos importados ou impedindo os alemães de comprarem no Exterior”.
  • ISTO É destaca que as duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, voltaram a crescer em ritmo forte. “Para o Brasil, a retomada dos dois gigantes globais representa também uma oportunidade valiosa, especialmente num momento de baixa da economia brasileira”, indica o texto. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o crescimento da economia dos Estados Unidos pode provocar um impacto imediato, que consiste na alta das exportações brasileiras, sobretudo de commodities.
  • Na reportagem, ISTOÉ adverte que há um aspecto que preocupa também. “Os investimentos em papel americano vão se tornar mais atraentes. Isso é ruim para o Brasil, que deixou de ser a bola da vez”, diz Claudio Roberto Frischtak, presidente da consultoria InterB.

SisNano discute proposta de adesão à iniciativa europeia de regulação

Os participantes do workshop Sibratec – SisNano: a Nanotecnologia como Plataforma para a Inovação discutem nesta quarta-feira (30) a proposta de entrada do Brasil no projeto europeu NanoReg, iniciativa voltada à regulação no segmento, com mais de 60 instituições parceiras em 15 países, quatro deles de continentes fora da Europa - Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.
“A regulação é um assunto que nos preocupa muito, porque a sociedade leiga vê a palavra ‘nanotecnologia’ e começa a pensar se isso é bom ou é ruim”, disse hoje (29) o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, durante a abertura do evento.
“Temos ouvido todo tipo de coisa, inclusive sugestões para que qualquer produto que faça uso de nanotecnologia tenha no seu rótulo ‘contém nanotecnologia’. Se for esse o caso, sugerimos que outros produtos tenham no rótulo ‘contém física’, ‘contém biologia’, ‘contém ciência’ etc”, observou.
O coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Plentz, disse enxergar o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) como uma base para a entrada do Brasil no debate sobre regulação em nanotecnologia.
“A gente pretende que o SisNano se integre e dê resposta ao grande projeto NanoReg”, afirmou. “Vamos aproveitar esse workshop para dar os primeiros passos a fim de aderir também a iniciativas que tenham um caráter mais amplo, essencialmente global.”
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI (Setec), o workshop reúne laboratórios associados ao SisNano e ligados a universidades e instituições de pesquisa, gestores públicos, agências de fomento e redes de nanotoxicologia e nanoinstrumentação.
 Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

MCTI estimula integração de sistema de laboratórios de nanotecnologia
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, abriu nesta terça-feira (29) o workshop Sibratec – SisNano: a Nanotecnologia como Plataforma para a Inovação, que segue até quinta-feira (31), com apresentações de representantes das 26 unidades que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), coordenado pela pasta.
“Este é um seminário de trabalho e a expectativa é a de que todos se sintam muito à vontade para opinar, discutir e conhecer o que nós temos feito”, disse. “A ideia é promover a integração, a divisão e o compartilhamento de boas práticas, além de trocar impressões sobre as necessidades da nanotecnologia brasileira. Nós queremos nos apresentar como um sistema integrado.”
O SisNano foi instituído em 2012 e é umas das principais ações da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). Segundo o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Plentz, o sistema já superou a fase de implementação e ruma para a consolidação.
“Para chegar lá, precisamos integrar melhor os laboratórios entre si. Temos que realmente construir um sistema de gestão que dê certa uniformidade em relação a acesso, demonstração de resultado e acompanhamento. Essa é, evidentemente, uma coisa importante e urgente de ser feita.”
Convergência
 
De acordo com o secretário, o principal objetivo do workshop é aproximar a rede de laboratórios do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), outra ação do MCTI. Plentz, por sua vez, considera fundamental que programas de um mesmo governo ou ministério operem de forma conexa: “O SisNano tem que ser integrado, tem que participar, tem que dar resposta a essa e a outras iniciativas do governo.”
O coordenador de Nanotecnologias explicou que o workshop inicia uma fase de articulação do sistema com outras iniciativas governamentais. “O Sibratec é uma dessas iniciativas, importante especialmente para a missão do SisNano, que é prover uma alavancagem no processo de inovação no Brasil”, afirmou Plentz. “Ninguém imagina um sistema que seja forte, consolidado e de longo prazo se ele não estiver integrado não só com ações do MCTI, mas com ações de outros ministérios e com ações de interesse global e mundial.”
Conforme adiantou o coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mario Campagnolo, a meta é criar três redes de nanotecnologia dentro do Sibratec: serviços tecnológicos, inovação em nanomateriais e nanocompósitos e inovação em nanodispositivos e nanossensores.
As futuras redes de inovação devem passar por uma fase de testes. “Nós aprendemos muito com o projeto piloto da Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial] e esses dois centros de inovação estão sendo criados no mesmo modelo, que não é mais de convênio, mas por meio de um acordo de cooperação, para dar mais agilidade”, adiantou Campagnolo.
O diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Guilherme Sales, citou a possibilidade de interação com os programas de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (Rhae), Ciência sem Fronteiras e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).
Sistemas
O SisNano é composto por laboratórios especializados e multiusuários direcionados a pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias. Entre os objetivos, estão a mobilização de empresas instaladas no Brasil e o apoio às suas atividades, a promoção do avanço científico e tecnológico e da inovação, o aperfeiçoamento da infraestrutura existente e a universalização do acesso à comunidade científica do país.
Já o Sibratec tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional e as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a inovação em produtos e processos, em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. O sistema está organizado em três conjuntos de redes: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica.

Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

Publicada no DOU do dia 31 aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa - veja um pouco da sua história e legado

Foto: Nelson Jr./SCO/STF (12/02/2014)
O ministro Joaquim Barbosa deixa o Supremo Tribunal Federal (STF) após 41 anos de serviço público, sendo onze deles dedicados à Suprema Corte brasileira. Mineiro de Paracatu e nascido a 7 de outubro de 1954, Joaquim Benedito Gomes Barbosa antecipou sua aposentadoria em uma década por motivos pessoais e deixa a cadeira de número 18 da Corte com a publicação nesta quinta-feira (31) de seu decreto de aposentadoria, assinado pela presidente da República Dilma Rousseff.
Afasto-me não apenas da Presidência, mas do cargo de ministro, anunciou formalmente Joaquim Barbosa na abertura da sessão plenária do dia 29 de maio. Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte, no que é talvez o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político-institucional do nosso país, completou o ministro.

AP 470
Ao longo de sua trajetória, Joaquim Barbosa protagonizou momentos históricos na Suprema Corte, como o julgamento da Ação Penal 470 o maior processo em volume já julgado pelo STF e do qual foi o relator. Foram 53 sessões de julgamento para um processo com 38 réus, 234 volumes, 495 apensos em um total de 50.199 páginas.
O julgamento foi iniciado em 2 de agosto de 2012 e concluído em 17 de dezembro do mesmo ano. Na ação foi denunciado um esquema de desvio de recursos públicos para a compra de apoio parlamentar no Congresso Nacional. Inicialmente foram condenados 25 e absolvidos 12 réus por crimes relacionados a corrupção ativa, corrupção passiva, evasão de divisas, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e peculato.
Depois de fixada a dosimetria para os condenados, o STF decidiu pela execução imediata das penas após a publicação do trânsito em julgado da ação [fase em que não permite apresentação de novos recursos]. Ao final foram determinadas 24 Execuções Penais e criada essa classe processual (EP) no âmbito do STF, para organizar a dinâmica de cumprimentos das penas de cada um dos condenados.
Chegada ao STF
Joaquim Barbosa é o primeiro ministro negro a tomar posse na presidência da Corte. Chegou ao Supremo Tribunal em 25 de junho de 2003, quando tomou posse em cerimônia conjunta com os ministros Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso ambos já aposentados. Veio compor a Corte por indicação do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e assumiu a cadeira 18 deixada pelo ministro José Carlos Moreira Alves, paulista de Taubaté, que a ocupou por 28 anos (1975 2003).
A cadeira 18 foi criada por força do Ato Institucional número 2 e, além do ministro Moreira Alves, antes só foi ocupada pelo ministro Oswaldo Trigueiro, paraibano de Alagoa Grande (1965-1975). Quando ingressou no STF, o ministro Joaquim Barbosa compôs inicialmente a Primeira Turma do Tribunal, passando para a Segunda Turma em agosto de 2004, após a aposentadoria do ministro Maurício Corrêa e a posse do ministro Nelson Jobim na Presidência da Corte. Também integrou a Comissão de Regimento e a Comissão de Jurisprudência do Tribunal. Compôs ainda o Tribunal Superior Eleitoral entre 2006 e 2009, chegando à Vice-Presidência do TSE em 6 de maio de 2006.
Na primeira sessão Plenária da qual participou no STF, em 26 de junho de 2003, o ministro Joaquim Barbosa não pôde votar, pois sucedera o relator da matéria, ministro Moreira Alves que já havia proferido voto no julgamento do Habeas Corpus (HC 82424) do editor Siegfried Ellwanger, condenado por crime de racismo. Naquele julgamento, a Corte entendeu que a prática de racismo abrange a discriminação contra os judeus.

Presidência
O ministro Joaquim Barbosa chegou ao mais alto posto da Justiça brasileira em 22 de novembro de 2012, ao suceder o ministro Ayres Britto na Presidência do STF, e se tornou o 55º presidente da Suprema Corte desde o Império e o 44º a partir da proclamação da República.
Em seu discurso de posse como presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa defendeu uma Justiça igual para todos. Gastam-se bilhões de reais anualmente para que tenhamos um bom funcionamento da máquina judiciária, porém, é importe que se diga: o Judiciário a que aspiramos é um Judiciário sem firulas, sem floreios, sem rapapés. O que buscamos é um Judiciário célere, efetivo e justo.
Defensor do princípio constitucional da razoável duração do processo judicial, o ministro Joaquim Barbosa elencou o que em sua avaliação atrasa a conclusão das demandas judiciais e que deve ser evitado: processos que se acumulam nos escaninhos da sala dos magistrados; pretensões de milhões que se arrastam por dezenas de anos; a miríade de recursos de que se valem aqueles que não querem ver o deslinde da causa e, por fim, os quatro graus de jurisdição que nosso ordenamento jurídico permite.

Repercussão Geral
Em sua gestão, o ministro Joaquim Barbosa defendeu institutos jurídicos como a Súmula Vinculante e a Repercussão Geral como instrumentos que têm levado à redução do tempo de tramitação e do custo dos processos. A defesa e valorização do juiz de primeiro grau e o fortalecimento dos juizados especiais também foram ressaltadas por Joaquim Barbosa.
O julgamento de processos com repercussão geral teve prioridade na gestão de Joaquim Barbosa durante o biênio em que dirigiu a mais alta Corte do país. Ao abrir os trabalhos do Ano Judiciário de 2014, o então presidente do STF lembrou que no ano anterior foram julgados no STF 46 temas de repercussão geral que permitiram a liberação de mais de 116 mil processos sobrestados nos tribunais à espera do entendimento da Suprema Corte.
Até o último dia 19 de junho de 2014 tiveram mérito julgado 181 processos leading case com repercussão geral reconhecida. Na gestão do ministro Joaquim Barbosa, o STF tomou decisões importantes em processos com repercussão geral reconhecida sobre tributação e isenções fiscais, questões trabalhistas e previdenciárias, demandas sobre administração pública e direito do consumidor. Entre os destaques nos casos com repercussão geral, o STF decidiu que é inconstitucional a cobrança para a emissão de carnê de recolhimento de tributo; a contribuição sobre serviços de cooperativas de trabalho e o critério para concessão de benefício assistencial a idoso.
Também com repercussão geral, o STF decidiu que a cláusula de barreira em concurso público é constitucional; que as entidades filantrópicas fazem jus à imunidade sobre contribuição para PIS ; que a empresa para aderir ao Simples deve ter regularidade fiscal; que ICMS não pode incidir no fornecimento de água canalizada; que empresa pública tem de justificar dispensa de empregado; que imposto sobre transmissão por morte pode ser cobrado de forma progressiva e que todos os serviços dos Correios gozam de imunidade tributária, entre outros temas.
Mudanças regimentais
Na gestão do ministro Joaquim Barbosa também foram aprovadas relevantes mudanças no Regimento Interno do Supremo Tribunal. Em uma delas foi transferida do Plenário para as Turmas a competência para julgar inquéritos e ações penais por crimes comuns de deputados e senadores, bem como os crimes comuns e de responsabilidade atribuídos a ministros de estado e comandantes das Forças Armadas, membros dos tribunais superiores e do TCU, e chefes de missões diplomáticas. A competência do Plenário, no entanto, foi ressalvada em hipóteses específicas.
Também passaram para as Turmas o julgamento de reclamações, de ações ajuizadas contra atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Entretanto, permanece na competência do Plenário, o julgamento de mandados de segurança impetrados contra atos do presidente do STF e do procurador-geral da República, na condição de presidentes do CNJ e do CNMP, respectivamente.
Permanece sob competência do Plenário o julgamento de mandados de segurança contra atos dos presidentes da República, das Mesas da Câmara e do Senado Federal, além daqueles impetrados pela União contra atos de governos estaduais ou por um estado contra outro.
Ainda na gestão do ministro Joaquim Barbosa os ministros aprovaram resolução que regulamenta, no âmbito do STF, a aplicação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), tornando público na internet dados referentes à remuneração de ministros e servidores além de outros gastos do Tribunal.

Biografia
Vida escolar - Nascido na cidade mineira de Paracatu em 7 de outubro de 1954, Joaquim Benedito Barbosa Gomes fez seus estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Viveu em Brasília entre 1971 e 1988, onde cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco. Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1979.
Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha, com fluência em francês, inglês e alemão.
Vida pública - A trajetória profissional do ministro Joaquim Barbosa apresenta grande experiência na Administração Pública, antes de sua nomeação para o STF. Com origem no Ministério Público Federal (MPF), ingressou na carreira por meio de concurso para o cargo de Procurador da República. No MPF, Joaquim Barbosa atuou como procurador perante a Justiça Federal de Primeira Instância de Brasília, e junto aos Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 2ª Região. Pertenceu ao MPF entre 1984 e 2003, até ser empossado como ministro do STF.
Em sua experiência profissional foi ainda chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88); advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados Serpro (1979-84); oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia; e compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado Federal (1973-1976).
Também prestou consultoria jurídica em nível nacional e internacional a entidades de apoio e fomento aos direitos humanos, entre elas a Ford Foundation o Institut of International Education-IIE, ambos de Nova York, e integrou o Conselho Diretor da CARE Brasil e da Justiça Global.
Vida acadêmica - Joaquim Barbosa sempre manteve estreitos laços com o mundo acadêmico, mesmo durante o exercício de cargos públicos. Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativon e Doutor (PhD) em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas).
Cumpriu ainda o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de Especialista em Direito e Estado por essa Universidade; participou como Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, Nova York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003). É assíduo conferencista, tanto no Brasil quanto no exterior e foi bolsista do CNPq (1988-92), da Ford Foundation (1999-2000) e da Fundação Fullbright (2002-2003).
Publicações
É autor das obras La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien, publicada na França em 1994 pela Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence (LGDJ), na coleção Bibliothèque Constitutionnelle et de Science Politique; Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. O Direito como Instrumento de Transformação Social. A Experiência dos EUA, publicado pela Editora Renovar, Rio de Janeiro, 2001; e de inúmeros artigos de doutrina.
AR/EH
Veja a íntegra do decreto de aposentadoria publicado no Diário Oficial da União de 31 de julho de 2014:
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
DECRETO DE 30 DE JULHO DE 2014
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 84caput, inciso XIV, e art. 101parágrafo único, da Constituição, tendo em vista o disposto no art.  da Emenda Constitucional nº 47, de 5 de julho de 2005, e de acordo com o que consta do Processo nº 08025.002332/2014-66 do Ministério da Justiça, resolve CONCEDER APOSENTADORIA, a partir de 31 de julho de 2014, a JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Brasília, 30 de julho de 2014;
193º da Independência e 126º da República.
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Fonte: com base na reportagem da JUS Brasil

sábado, 2 de agosto de 2014

Brasil e Japão firmam cooperação na área de saúde

Memorando assinado pelos ministérios da Saúde brasileiro e japonês abrange regulação farmacêutica; promoção da saúde e fortalecimento de recursos humanos. O acordo integra a cooperação firmada nesta sexta-feira (1°), entre os governos do Brasil e do Japão.
O Ministério da Saúde assinou, esta semana, memorando de cooperação na área de saúde com o governo do Japão. O objetivo é fortalecer as relações com o país asiático, um dos mais tradicionais parceiros do Brasil no continente, trazendo resultados positivos para ambos os países. O acordo abrange as áreas de regulação farmacêutica e compartilhamento de conhecimentos e experiência em sistemas públicos de saúde.
Também faz parte do acordo a elaboração de políticas e estratégias para promoção da saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, além do fortalecimento de recursos humanos na área de saúde. O memorando faz parte de uma ampla cooperação firmada, nesta sexta-feira (1°) entre os governos do Brasil e do Japão, que inclui outras áreas.
No campo da promoção à saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, o diálogo entre os governos do Brasil e do Japão prevê futuras parcerias. Os dois países também pretendem realizar trabalhos conjuntos com o objetivo de promover o estilo de vida saudável e a prevenção de doenças.
Durante a assinatura do memorando de cooperação, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, enfatizou a relevância do fortalecimento das relações entre os países. “O processo de cooperação entre o Brasil e o Japão, até pelos laços centenários que os unem, pode propiciar muitos ganhos para as duas nações”, declara. Segundo o embaixador do Japão, Kunio Umeda, que participou na cerimônia, a área de saúde é prioridade nesta iniciativa. “Para a parte japonesa, um dos assuntos mais importantes é a cooperação com o Brasil na área de saúde”, explicou. Nesta sexta-feira (1), o ministro Arthur Chioro se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.
REGULAÇÃO – Já na área de regulação de medicamentos e equipamentos médicos, uma das principais iniciativas será a aproximação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão regulador japonês. A parceria entre as duas instituições será reforçada já nesta semana, com a realização, neste sábado (2), do I Seminário Brasil-Japão sobre Regulação de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos. No encontro, que contará com presença do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, serão apresentadas as ações de cada país no setor de regulação.

Portal.saúde

Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados

Luiz Henrique (D) é o relator do projeto que altera regras
 dos incentivos fiscais
Na votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 99/2013, que altera as regras de indexação das dívidas dos estados e municípios, a Câmara dos Deputados excluiu a parte que previa a convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos estados para atrair investidores privados sem a aprovação por unanimidade pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado que reúne os 27 secretários estaduais de Fazenda do país.
Esses incentivos foram considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal e há a possibilidade de a Corte editar uma súmula vinculante consolidando o entendimento quanto à inconstitucionalidade dos instrumentos da guerra fiscal. Proposta nesse sentido já foi feita pelo ministro Gilmar Mendes.
A previsão é que a crise dos estados se agrave com uma eventual declaração de inconstitucionalidade de todas as leis estaduais que amparam a guerra fiscal, o que aconteceria com a súmula vinculante. Diante do clima de insegurança jurídica, empresas estariam cancelando investimentos programados nesses estados, como relatou o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Lindbergh Farias (PT-RJ).
Tais riscos poderiam conduzir a um entendimento em torno da questão que divide os estados. É que a aprovação da convalidação dos incentivos fiscais foi condicionada pelo governo federal a uma reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo é reduzir, nos estados, a margem para a prática da guerra fiscal, com a unificação das alíquotas interestaduais. A proposta do governo (PRS 1/2013) foi encaminhada ao Congresso Nacional no início de 2013. O projeto foi aprovado pela CAE e ainda não foi incluído na ordem do dia do Plenário em razão da resistência de parte dos estados a um novo arranjo das alíquotas interestaduais, medida acolhida pela comissão como alternativa à simples unificação.
Atualmente, as alíquotas interestaduais são de 7% nas Regiões Sul e Sudeste e de 12% nas demais. A reforma inicialmente proposta busca a unificação gradual, com a redução de um ponto por ano, até chegar a 4%, com exceção dos produtos da Zona Franca de Manaus e do gás natural, que continuariam em 12%.
Entretanto, o substitutivo aprovado pela CAE modificou o projeto original do Executivo, instituindo na prática três alíquotas. São elas: 12% para gás proveniente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e produtos da Zona Franca e de áreas de livre comércio; 4% para mercadorias que saem do Sul e Sudeste com destino a outras regiões (a partir de 2016); e 7% para produtos das demais regiões quando destinadas ao Sul e Sudeste (a partir de 2018).
Nas transações entre estados de uma mesma região, conforme o substitutivo da CAE, vale a regra geral que unifica as alíquotas interestaduais em 4% a partir de 1º de janeiro de 2021. Mas todas as reduções de alíquotas seriam feitas de maneira gradual, de um ponto percentual por ano.
Compensação
As perdas de arrecadação que os estados viessem a ter em decorrência da redução das alíquotas prevista no PRS 1/2013 deveriam ser compensadas com a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Compensação de Receitas, estipulada na Medida Provisória 599/2012. Na época da edição da MP, houve muitas críticas de parlamentares quanto ao uso de um instrumento provisório para disciplinar um assunto com impacto pelos próximos 20 anos, tempo estimado para os reflexos da reforma do ICMS prevista no PRS 1/2013. Devido às divergências, a medida provisória não foi votada e perdeu eficácia no primeiro semestre de 2013.
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresentou então um projeto (PLS 106/2013 — Complementar) que reproduz os termos da MP 599/2013. A proposta foi aprovada no fim de 2013 pela CAE por um placar apertado — 12 votos contra 8 — e gerou polêmica quanto à sua constitucionalidade, uma vez que a competência para criação de fundos é do Poder Executivo. Os questionamentos sobre os aspectos constitucionais também despertaram o temor de que a proposta causasse a mesma insegurança jurídica produzida pela Lei Kandir.
Até 2003 a Lei Kandir garantiu aos estados o repasse de valores para compensar as perdas decorrentes da isenção de ICMS. Mas, a partir de 2004, a Lei Complementar 115 alterou essa legislação e manteve o direito de repasse, embora não fixasse o valor. Com isso, os governadores precisam negociar a cada ano com o Executivo o montante a ser repassado, mediante recursos alocados no Orçamento da União.
Convalidação
Quanto à convalidação dos incentivos fiscais, os senadores continuam procurando um entendimento, desta vez em torno da discussão de projeto de lei complementar (PLS 130/2014) de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).  O risco de o STF aprovar uma súmula vinculante declarando inconstitucionais todos os incentivos fiscais concedidos sem aval do Confaz é cada vez mais iminente. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já se manifestou a favor da proposta de súmula vinculante apresentada pelo ministro Gilmar Mendes e relatada pelo então presidente do STF, Joaquim Barbosa. O próprio Janot esclarece a consequência prática da aprovação dessa súmula: os estados eventualmente prejudicados na guerra fiscal poderão reclamar diretamente no Supremo, alegando o descumprimento do enunciado, o que será “um caminho célere” para derrubar o incentivo inconstitucionalmente concedido.
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou em 14 de julho substitutivo ao PLS 130/2014 com o objetivo de afastar o risco de inconstitucionalidade da proposta original. A fórmula encontrada pelo relator da proposta de Lúcia Vânia transfere a decisão para os estados e reduz o quórum para deliberação do Confaz, hoje dependente da unanimidade dos 27 secretários estaduais de Fazenda. O convênio para a convalidação, de acordo com o texto, pode ser assinado com votos favoráveis de dois terços das unidades federadas e um representante do Sul, outro do Sudeste e um do Centro-Oeste, mais dois do Norte e três do Nordeste. A redução vale apenas para a convalidação de incentivos fiscais, a remissão (perdão) dos créditos tributários decorrentes da “guerra” entre os estados e a eventual reinstituição dos benefícios.
Comércio eletrônico
No âmbito das discussões sobre a reforma do ICMS, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/2012. O texto já foi aprovado pelo Senado e tramita na Câmara dos Deputados. A PEC determina mudança no sistema de cobrança do imposto sobre operações de comércio eletrônico. A ideia é que o ICMS incidente sobre comércio eletrônico seja distribuído entre o estado remetente e o de destino das mercadorias, independentemente de o comprador ser ou não pessoa física.
Atualmente, de acordo com a Constituição, caso o comprador de mercadorias pelo comércio a distância seja pessoa física (não contribuinte do ICMS), toda a arrecadação permanece no estado de origem da transação. A repartição ocorre somente quando o destinatário dos produtos contribui com o ICMS, ou seja, é pessoa jurídica.
Em março, o ministro do STF Luiz Fux concedeu liminar determinando que a arrecadação do imposto deve ficar com o estado de origem da mercadoria, inclusive no chamado comércio não presencial, que inclui as transações feitas pela internet. Fux afirma que os estados não podem, diante de um cenário que lhes seja desfavorável, simplesmente instituir novas regras de cobrança de ICMS, desconsiderando a repartição estabelecida pelo texto constitucional.
Agência Senado

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cepe abre novas inscrições para Cuidador Social

Cepe abre novas inscrições para Cuidador Social
Curso tem 40 vagas disponíveis e 160 horas de duração

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), do Instituto Vital Brazil, está com inscrições abertas para a nova turma do curso de Cuidador Social. Dedicado ao cuidado de pacientes da terceira idade, o curso possui uma metodologia teórico-prática e soma 160 horas de atividades. Além disso, os alunos possuem o acompanhamento de tutores do corpo clínico da instituição.

São 40 vagas disponíveis. Caso a demanda de interessados seja maior que o número de vagas oferecidas, haverá a possibilidade de formação de uma segunda turma. As inscrições para entrevista prévia devem ser feitas pelos telefones 2334-6837 ou 2334-6853. Para participar é necessário ter acima de 18 anos e ser alfabetizado. As aulas ocorrem às segundas e quartas e têm inicio no dia 18 de agosto, no Cepe  (Av. Leonel Franca, 248, Gávea/RJ).

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Assessoria de Comunicação

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