Destaques

terça-feira, 17 de maio de 2022

Conexão Brasília com o jornalista Olho Vivo

Edmar Soares

16.05.2022

Câmara pode votar na terça-feira MP que permite renegociação de dívidas do Fies

*Mais sete MPs estão na pauta do Plenário, entre elas a que aumentou o salário mínimo em janeiro

A Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (17) a Medida Provisória 1090/21, que permite a renegociação de débitos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativos a contratos formulados até o segundo semestre de 2017, momento a partir do qual o programa foi reformulado.

Segundo o governo, o estoque de contratos dessa época é de 2,4 milhões, com um saldo devedor total de R$ 106,9 bilhões perante os agentes financeiros exclusivos de então (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). A taxa de inadimplência desses contratos em atraso de mais de 90 dias gira em torno de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas pelos financiados.

A MP foi regulamentada parcialmente por resolução do Comitê Gestor do Fies (CG-Fies), que fixou o período de 7 de março a 31 de agosto de 2022 para o interessado procurar o banco a fim de negociar a dívida.

- Governo Bolsonaro avança sobre FGTS para tentar turbinar economia, e liberações já somam R$ 123 bi

*Volume liberado para saques em condições extraordinárias já representa 20% do saldo atual do Fundo

*As medidas foram anunciadas neste ano eleitoral como uma forma de o governo injetar recursos na economia, cuja previsão de crescimento este ano é de menos de 1%.

O total de saques extraordinários no governo Bolsonaro já é mais que o dobro do autorizado por Temer, o equivalente a R$ 58,8 bilhões em valores corrigidos. O governo Bolsonaro foi o que mais usou recursos FGTS para estímulos econômicos e sociais, e o avanço sobre o Fundo deve aumentar.

- Rodrigo Garcia evita embate na crise do PSDB, e aliados criticam Aécio

*Tucanos ligados ao atual governador falam em tentativa de mineiro de jogar culpa por desgastes de Doria

*Ainda sem definição sobre a disputa ao Palácio do Planalto, o PSDB viu sua crise interna se agravar após o deputado Aécio Neves (MG) afirmar à Folha que o presidente da sigla, Bruno Araújo, atuou para rifar o ex-governador João Doria com o objetivo de viabilizar a candidatura de Rodrigo Garcia em São Paulo.

Neste sábado (14), em carta enviada a Araújo, Doria também afirmou que havia uma movimentação interna para tirar o seu nome da disputa eleitoral, o que chamou de "golpe".

Com a escalada desses conflitos, o presidente do PSDB convocou uma reunião da executiva nacional da legenda para a próxima terça-feira (17), com o objetivo de discutir a eleição presidencial.

Em São Paulo, pessoas próximas a Rodrigo interpretaram as falas de Aécio como uma tentativa de jogar a culpa dos desgastes de Doria, que renunciou ao governo paulista no fim de março, no colo do seu sucessor.

- Lula em “modo demolição” ( Destaque da Gazeta do Povo – Curitiba)

O ex-presidente, ex-presidiário e ex-condenado Lula continua a deixar muito claro que, se voltar ao Planalto, pretende demolir o edifício da responsabilidade fiscal, erguido a duras penas ao longo de pouco mais de uma década e meia. E a demolição começará pelo teto – no caso, o teto de gastos, um dos principais legados do governo Michel Temer. No Twitter e em evento com reitores de universidades em Juiz de Fora (MG), o petista afirmou para quem quiser ouvir que, em seu governo, não haverá teto de gastos; só faltou explicar se ele pretende simplesmente ignorar a regra, ou se vai batalhar para uma mudança na Constituição, já que a limitação ao crescimento da despesa governamental está inscrita na Carta Magna desde 2016.

*Os argumentos do ex-presidente e pré-candidato estão recheados daquele simplismo que tem marcado as opiniões de Lula sobre uma série de outros temas, até mesmo de política internacional, sem falar de alguns truques semânticos. Para reduzir a dívida como porcentagem do PIB, indicador que no caso brasileiro está bem acima da média de países emergentes, Lula diz apenas que basta elevar o PIB, o que faz sentido em termos puramente matemáticos, mas na vida real é muito mais complicado de conseguir, além de revelar que não há a menor intenção em fazer um esforço de redução do gasto público.

- Bolsonaro volta a reclamar da Petrobras, mas não diz se trocará comando: ‘Pergunte para o Sachsida’

*Presidente da República também voltou a criticar a política de preços da estatal em meio ao aumento no preço dos combustíveis

Jair Bolsonaro (PL) voltou a reclamar da Petrobras neste domingo, 15, durante entrevista na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O chefe do Executivo, no entanto, não disse se irá substituir o atual presidente da estatal, José Mauro Coelho, que ocupa o cargo há um mês. Questionado por jornalistas sobre o tema, o presidente da República disse que

tal pergunta deveria ser feita para Adolfo Sachsida, responsável pelo Ministério de Minas e Energias (MME), e reforçou que dá “carta branca” para seus ministros.

*“Pergunta para o Adolfo Sachsida. Ele é o ministro das Minas e Energia e trata disso. E deixo bem claro: todos os meus ministros, todos, sem exceção, eu dou carta branca para fazer valer aquilo que ele achar melhor para o seu ministério para atender à população”, afirmou Jair Bolsonaro, sobre a eventual troca do presidente da estatal. “Por favor, Petrobras não quebre o Brasil. A margem de lucro deles, eu falei, é um estupro”, acrescentou o presidente, fazendo outra crítica.

- Justiça livra trabalhadores de custas com processos

*Questão deverá ser analisada pelo TST e Supremo

A Justiça do Trabalho tem garantido o direito à isenção de custas processuais (a chamada justiça gratuita) apenas com a apresentação de declaração de pobreza, inclusive em casos de ex-executivos que recebiam altos salários. A prática foi mantida pelos juízes mesmo após a reforma trabalhista (Lei nº 13.467, de 2017) limitar o benefício a quem ganha  baixos salários ou que comprove insuficiência de recursos - embora a norma não estabeleça que provas devem ser apresentadas.

*A situação gerou questionamentos no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Um processo foi levado em fevereiro à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), responsável por uniformizar a jurisprudência no TST. No STF, a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ajuizou, no mês passado, uma ação para que a previsão da reforma trabalhista seja considerada constitucional.

-TCU pode revisar ressarcimento de R$ 3,8 bi ao erário

*Decisão de Fachin no STF abre margem para invalidar provas usadas pela Corte de Contas

*Uma decisão recente do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode levar o Tribunal de Contas da União (TCU) a revisar uma série de condenações impostas para reparar danos ao erário. Os processos envolvem pelo menos 19 pessoas físicas e seis jurídicas, com ordens de ressarcimentos e multas que ultrapassam R$ 3,8 bilhões.

Em um caso sobre o esquema de superfaturamento da Ferrovia Norte-Sul, Fachin afirmou que o TCU, ao condenar os envolvidos à restituição dos cofres públicos, não poderia ter utilizado provas obtidas a partir de uma delação premiada firmada apenas com a Procuradoria-Geral da República (PGR) - ou seja, sem a adesão prévia da Corte de Contas.

-Bolsonaro diz que Sachsida tem carta branca para mexer na Petrobras

"Obviamente, qualquer mexida vai conversar comigo", completou o presidente, que evitou falar em saída do atual presidente da Petrobras

*Em declaração a jornalistas neste domingo (15), o presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou falar em saída do atual presidente da Petrobras. No entanto, afirmou que o atual ministro de Minas e Energia tem autonomia para fazer qualquer alteração na petrolífera.

“O Sachsida e todos os ministros, desde o início, tem carta branca sem exceção [para fazer qualquer alteração]. Obviamente, qualquer mexida vai conversar comigo. Mas confio 100% no Sachsida e tenho certeza de que ele será um bom ministro. Assim como o Bento [Albuquerque] foi. Mas, por uma questão pessoal, pediu para sair”, ressaltou Bolsonaro.

*Desde que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, assumiu, integrantes do alto escalão da pasta cogitam uma possível saída de José Mauro Ferreira, que assumiu no mês passado.

NEOGEN DO BRASIL Vende ao MS Etofenproxi 20% p/p, pó molhável. Valor Total: R$ 2.815.320,00

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 16/05/2022 | Edição: 91 | Seção: 3 | Página: 145

Órgão: Ministério da Saúde/Secretaria Executiva/Departamento de Logística em Saúde/Coordenação-Geral de Licitações e Contratos de Insumos Estratégicos para Saúde

EXTRATO DE CONTRATO Nº 133/2022 - UASG 250005 - DLOG

Nº Processo: 25000.167936/2020-01.

Pregão Nº 52/2021. Contratante: DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA EM SAÚDE - DLOG.

Contratado: 90.821.554/0001-42 - NEOGEN DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Objeto: Aquisição de Etofenproxi 20% p/p, pó molhável, cas 80844-07-1.

Fundamento Legal: LEI 10.520 / 2002 - Artigo: 1. Vigência: 12/05/2022 a 12/05/2023. Valor Total: R$ 2.815.320,00. Data de Assinatura: 12/05/2022.

(COMPRASNET 4.0 - 13/05/2022).

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, firma compromisso com o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 16/05/2022 | Edição: 91 | Seção: 3 | Página: 145

Órgão: Ministério da Saúde/Secretaria Executiva

EXTRATO DE COMPROMISSO

PRONON: Termo de Compromisso que entre si celebram a União, por intermédio do Ministério da Saúde, CPNJ/MS nº 00.530.493/0001-71, por meio da Secretaria-Executiva, e o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama, CNPJ nº 07.304.416/0001-42.

NUP: 25000.183207/2019-50

OBJETO: Execução do Projeto "Ensaio Clínico NEOSAMBA - etapa I".

VIGÊNCIA: A partir da data da publicação até o prazo de 60 (sessenta) dias após a publicação do resultado da análise da prestação de contas.

VALOR: R$ 1.802.583,43 (um milhão, oitocentos e dois mil quinhentos e oitenta e três reais e quarenta e três centavos).

SIGNATÁRIOS: MARCUS VINICIUS FERNANDES DIAS - Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Saúde; DANIELA DORNELLES ROSA - Diretora Presidente.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção - Renaccor e define as regras para adesão de integrantes e para parcerias

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 16/05/2022 | Edição: 91 | Seção: 1 | Página: 37

Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Gabinete do Ministro

PORTARIA MJSP Nº 79, DE 13 DE MAIO DE 2022

Institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção - Renaccor e define as regras para adesão de integrantes e para parcerias.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 37 da Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, no Decreto nº 9.662, de 1º de janeiro de 2019, e o que consta no Processo Administrativo nº 08099.002630/2020-31, resolve:

Art. 1º Esta Portaria institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção - Renaccor como uma rede de articulação institucional do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à corrupção.

Parágrafo único. A Renaccor busca estabelecer um ambiente favorável e seguro para o compartilhamento de experiências, de boas práticas, de capacitação integrada, dentre outras possibilidades de fortalecimento das unidades de Polícia Judiciária especializadas no combate à corrupção.

Art. 2º A Coordenação da Renaccor está vinculada à Coordenação-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

§ 1º Poderão ser convidados a participar das ações da Renaccor, na qualidade de observadores:

I - a Secretaria Nacional de Segurança Pública; e

II - demais órgãos e entidades públicos atuantes no combate à corrupção.

§ 2º Os observadores poderão apresentar propostas e manifestações à Coordenação da Renaccor, que visem o fortalecimento das unidades de polícia Judiciária especializadas no combate à corrupção.

§ 3º A governança da Renaccor está fundamentada na participação dos seus membros e seguirá, no que couber, as diretrizes previstas no Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017.

Art. 3º Integram a Renaccor as unidades de Polícia Judiciária especializadas no combate à corrupção, cujos órgãos, nos níveis Federal, Distrital e Estaduais, adiram à Rede.

Parágrafo único. A Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, poderá firmar Acordos específicos de parcerias para o alcance dos objetivos desta Rede.

Art. 4º São propósitos da Renaccor:

I - incentivar, fortalecer e ampliar as ações das polícias judiciárias na prevenção e repressão à corrupção;

II - fomentar a integração das polícias judiciárias em ações estratégicas e operacionais voltadas à prevenção e repressão à corrupção;

III - garantir a independência e a efetividade das investigações criminais contra a corrupção conduzidas pelas polícias judiciárias, adotando providências cabíveis quando verificados indícios de atuação externa que visem impedir ou prejudicar investigações criminais relativas ao combate à corrupção conduzidas pelos integrantes da Renaccor;

IV - estimular o intercâmbio de informações entre as polícias judiciárias e os demais órgãos públicos e entidades atuantes no combate à corrupção;

V - contribuir na formação, capacitação e qualificação dos integrantes das unidades de polícia judiciária que atuem na prevenção e no combate à corrupção; e

VI - buscar a harmonização de estruturas organizacionais, a formação, a capacitação, a qualificação e o acesso a banco de dados, tecnologia e equipamentos empregados pelas polícias judiciárias no combate à corrupção.

Art. 5º São princípios da Renaccor:

I - respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos;

II - eficiência das polícias judiciárias nas atividades de prevenção e repressão, incluindo apuração das infrações penais relacionadas à corrupção;

III - coordenação, cooperação e colaboração das polícias judiciárias e dos demais órgãos públicos na prevenção e na repressão à corrupção; e

IV - consolidação de políticas institucionais de combate à corrupção, especialmente nas Polícias Civis.

Art. 6º Compete à Secretaria Nacional de Justiça, por intermédio das unidades e dos órgãos que integram a sua estrutura, em especial do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional - DRCI:

I - coordenar a Renaccor;

II - fomentar a permanente integração das unidades das polícias judiciárias especializadas na prevenção e na repressão à corrupção entre si e com demais órgãos e entidades públicos federais, estaduais, distritais e municipais atuantes na área;

III - fomentar o intercâmbio de policiais para cooperação técnica entre os integrantes da Renaccor;

IV - realizar capacitação e qualificação dos policiais atuantes nas atividades de prevenção e repressão à corrupção, por meio de parcerias com os integrantes da Renaccor ou outros órgãos públicos e entidades;

V - fomentar a participação de todos os integrantes, objetivando o aprimoramento das atividades e o alcance de resultados pela Renaccor;

VI - consolidar e divulgar informações de atuação dos integrantes e da própria Renaccor;

VII - promover integração entre a Renaccor, a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro - Rede-Lab e a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro - Enccla; e

VIII - fomentar políticas públicas, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tenham foco específico no combate à corrupção e no auxílio estruturante às unidades especializadas no combate à corrupção das polícias judiciárias.

Art. 7º São responsabilidades dos órgãos aderentes à Renaccor:

I - respeitar os propósitos e os princípios da Renaccor;

II - garantir o integral cumprimento do Termo de Adesão, conforme modelo constante do Anexo a esta Portaria;

III - garantir a formação, a capacitação e a qualificação de seus agentes públicos;

IV - priorizar a adoção do combate à corrupção como política institucional permanente;

V - disponibilizar as instalações e os recursos necessários ao pleno funcionamento da(s) unidade(s) especializadas no combate à corrupção a que se refere o modelo do Termo de Adesão constante do Anexo a esta Portaria;

VI - designar formalmente representantes, titular e suplente, da instituição para atuarem como coordenadores da principal unidade especializada no combate à corrupção junto à Renaccor, bem como indicar formalmente os integrantes das unidades especializadas autorizados a participarem das atividades da Renaccor, devendo ser informados à Coordenação da Renaccor os desligamentos dos servidores indicados, para a adoção de providências quanto aos acessos a sistemas e bancos de dados disponibilizados;

VII - participar de forma efetiva, por intermédio de servidores previamente designados, das atividades de articulação institucional da Renaccor, contribuindo com debates e elaboração de estudos, pareceres, notas técnicas, capacitação, treinamento, desenvolvimento de sistemas, padronização de modelos de relatórios, identificação e expansão de bases de dados, dentre outras que sejam relevantes para o atingimento dos objetivos da Rede;

VIII - encaminhar à Coordenação da Renaccor, relatórios periódicos contendo dados e avaliações estatísticas consolidadas, de acordo com o formato padrão e a periodicidade indicados pela Coordenação da Rede;

IX - observar os limites legais e as políticas de segurança, a esfera de atuação e as eventuais restrições de ordem técnico-operacional estabelecidos pelo órgão aderente, atuando de forma colaborativa com as demais unidades especializadas no combate à corrupção, principalmente por meio da prática de:

a) cooperação em assuntos relacionados à atuação das unidades especializadas, inclusive fornecendo informações e apoio logístico;

b) troca de informações com outras unidades especializadas, de forma ágil e sistemática, com compartilhamento de dados e documentos, autorizando acessos e recebimentos necessários; e

c) informação sobre a existência de convênios celebrados com cedentes de bases de dados, cujo conteúdo das bases possa ser de interesse para as análises conduzidas por unidades especializadas no combate à corrupção;

X - observar os critérios técnicos e de segurança que serão adotados para o acesso às informações contidas nas plataformas e nos sistemas eventualmente disponibilizados pela Renaccor, conforme o nível de acesso, e utilizar as informações que lhe forem disponibilizadas, exclusivamente, nas atividades que lhe compete exercer, para alcançar os objetivos e as finalidades da RENACCOR, além de manter o sigilo relativo aos dados recebidos;

XI - fornecer as informações e orientações necessárias ao desenvolvimento, ao fiel cumprimento do Termo de Adesão, na forma do modelo constante do Anexo a esta Portaria, e à formalização de demais instrumentos necessários à execução das intenções pactuadas; e

XII - assegurar o cumprimento do Termo de Adesão, na forma do modelo constante do Anexo a esta Portaria.

Parágrafo único. Estas responsabilidades aplicam-se aos observadores, no que couber.

Art. 8º A participação dos órgãos integrantes da RENACCOR será instrumentalizado por meio da assinatura de Termo de Adesão.

§ 1º O Termo de Adesão, conforme consta no Anexo a esta Portaria, será firmado entre o Secretário Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o representante legal competente do órgão integrante.

§ 2º As cláusulas do Termo de Adesão estão previstas no modelo constante no Anexo a esta Portaria.

§ 3º Ao firmarem o Termo de Adesão, os órgãos integrantes da Renaccor manifestam concordância com os objetivos e diretrizes da Rede e as responsabilidades comuns dos integrantes e parceiros.

Art. 9º O usuário que se valer indevidamente das informações obtidas por meio da Renaccor estará sujeito a sanções administrativa, civil e criminal, nos termos da lei.

Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ANDERSON GUSTAVO TORRES

ANEXO (Modelo)

TERMO DE ADESÃO

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Critérios e procedimentos a serem adotados para a celebração e execução dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) no âmbito do Ministério da Saúde

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 16/05/2022 | Edição: 91 | Seção: 1 | Página: 63

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro

PORTARIA GM/MS Nº 1.083, DE 11 DE MAIO DE 2022

Estabelece os critérios e procedimentos a serem adotados para a celebração e execução dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) no âmbito do Ministério da Saúde.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e tendo em vista o Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020, resolve:

Art. 1º Esta Portaria estabelece os critérios e procedimentos a serem adotados para a celebração e execução de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) de créditos entre o Ministério da Saúde, como unidade descentralizadora, e outro órgão ou entidade integrante dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO:

Art. 2º Para os efeitos destaPortaria, considera-se:

Acesso aos sistemas do CNPq vai mudar

A partir do dia 16 de maio, as páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irão mudar.

 A partir do dia 16 de maio, as páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irão mudar.

Será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas.

A página para login terá, agora, um novo visual:

Para o primeiro acesso, as credenciais serão as mesmas já utilizadas no Currículo Lattes.

Estrangeiros sem CPF permanecem com a possibilidade de acesso via e-mail.

E o que vai mudar?

1.      Ao fazer o primeiro acesso, o usuário será obrigado a trocar para um padrão mais seguro.

2. Com a mudança, será possível acessar, também, pelo login gov.br

2.      Quem não tiver cadastro, ainda, poderá fazer uma conta.

A mudança visa oferecer um ambiente mais seguro e mais praticidade com a possibilidade de login único vinculado à plataforma Gov.br

https://www.gov.br/cnpq

Webinar da Anvisa aborda pesquisa clínica em Cannabis medicinal

Agência promove seminário virtual no dia 16 de maio, às 15h, para orientar empresas e profissionais do setor sobre o tema.

A Anvisa irá realizar no dia 16 de maio, a partir das 15h, um seminário virtual sobre pesquisa clínica em Cannabis medicinal. A ideia é orientar as empresas e os profissionais do setor sobre a concepção e a realização de estudos clínicos, com finalidade de registro, para comprovação da eficácia e da segurança de produtos derivados de Cannabis sativa para uso medicinal.  

Na ocasião, os participantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.                                                                        

Dia 16/5, às 15h – Webinar: Pesquisa Clínica em Cannabis Medicinal  

Webinar                                                                          

O Webinar é um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.

SBPC/ML-SISTEMA DE GESTÃO

SBPC/ML e Cepheid promovem o Encontro de Sociedades Médicas sobre o panorama atual da covid-19 em 21/5, em SP

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), juntamente com a empresa americana de diagnósticos moleculares Cepheid, promovem o Encontro de Sociedades Médicas, com o macrotema “Covid-19 – Panorama Atual e Próximos Passos: Interação Clínico-Laboratorial”. O evento será realizado em formato presencial no dia 21 de maio, das 8h às 13h45, no Hotel Intercontinental, em São Paulo.

Os assuntos apresentados serão a Evolução do SARS Cov-2: Epidemiologia das Variantes no Mundo; Testes Moleculares para Detecção do SARS CoV-2: Diferentes Técnicas e Plataformas. Quando e Como aplicar?; Marcadores Sorológicos da COVID-19 – Aplicabilidade dos Testes e Novos Marcadores; Outros vírus respiratórios no contexto da Pandemia por SARS CoV-2; Testes Laboratoriais para o Diagnóstico das Infecções Respiratórias; Remuneração dos Testes Laboratoriais – SARS CoV-2 no Contexto Público e Privado no Brasil e O que podemos esperar da pandemia?.

Para mais detalhes sobre as inscrições e a programação do Encontro de Sociedades Médicas, basta acessar o link https://adm.sbpc.org.br/AreaAssociados/EventosPro/EventoProDetalhe/index/2338 . A programação inclui um almoço de integração, para que os participantes possam fazer network e compartilhar das experiências adquiridas. É importante ressaltar que todas as medidas de segurança para prevenção e controle da covid-19 serão tomadas para gabaritar a segurança dos presentes. (Com informações da Advice Comunicação – assessoria de imprensa da SBPC/ML – 11.05.22)

https://adm.sbpc.org.br/

Engenharia e Cia: Cursos e Treinamentos

 

sábado, 14 de maio de 2022

Ministério da Saúde promove seminário sobre doenças crônicas não transmissíveis

Evento será on-line, gratuito e tem foco na Atenção Primária à Saúde, nos dias 18 e 19 de maio

Diabetes, obesidade e hipertensão fazem parte das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as maiores causadoras de mortes no Brasil e no mundo. Para debater o tema, o Ministério da Saúde promove o I Seminário Nacional de Atenção às DCNT nas próximas quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de maio. O evento é gratuito e on-line.

Aproximadamente 80% dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças são preveníveis. Ainda assim, eles são considerados epidêmicos. “Mudanças no estilo de vida são suficientes para evitar a maior parte dos casos, mas diversos fatores estão envolvidos nesse processo, tornando a prevenção desafiadora”, lembra a coordenadora de Prevenção de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Izetti. “Acesso à informação e aos serviços de saúde, tempo para se exercitar, condições para adquirir alimentos de qualidade, autonomia no cuidado e adesão ao tratamento proposto são alguns deles”, destaca.

Dessa forma, a proposta do encontro virtual é debater soluções para esses desafios, que incluem a qualificação das equipes de saúde e das gestões locais em ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de controle da morbimortalidade das DCNT, promoção da saúde e qualidade de vida para a população. Serão abordadas estratégias de organização do processo de trabalho, para contribuir com a resolutividade da assistência, e experiências exitosas de alguns municípios com ações longitudinais e integrais de cuidado no tema.

O seminário é aberto para qualquer interessado, com foco nos gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária dos três entes federativos; pesquisadores, estudantes de graduação da área da saúde, residentes médicos e multiprofissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS); e sociedades brasileiras relacionadas à temática das DCNT, instituições afins e membros da sociedade civil organizada. Confira mais informações e assista aqui.

Sobre as DCNT

As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por aproximadamente 70% dos óbitos a nível mundial - sendo que em torno de 16 milhões de pessoas são vítimas de morte prematura, entre 30 e 69 anos, a cada ano - contribuindo significativamente para o desenvolvimento de incapacidades e na perda de qualidade de vida da população. No Brasil, essas doenças correspondem a 72% das causas de morte. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 52% da população com 18 anos ou mais afirma ter recebido o diagnóstico de ao menos uma doença crônica no ano de 2019.

A complexidade desse cenário requer atenção integral e longitudinal nos diversos pontos da rede de serviços, a necessidade de cuidado coordenado e articulado nos diferentes níveis de atenção, que tem importante centralidade na APS. Cabe lembrar que o manejo adequado conduzido pela APS pode evitar hospitalizações e maiores complicações relacionadas às DCNT. Nesse sentido, é necessário ofertar espaços de articulação e discussão para debater a qualificação do cuidado das DCNT no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na APS.

Serviço
- I Seminário Nacional de Atenção às DCNT
- Data: 18 e 19/5/22
- Horário: das 15h às 18h
- Onde assistir: Início | Seminário DCNT 2022

Laísa Queiroz
Ministério da Saúde


Anvisa recebe pedido de registro da vacina Convidecia

O protocolo foi recebido nesta sexta-feira (13/5) e já está em avaliação pelas áreas técnicas envolvidas. O prazo de análise da Agência é de 60 dias.

A Anvisa recebeu o pedido de registro da vacina Convidecia contra a Covid-19. A solicitação foi apresentada pela empresa farmacêutica Biomm S.A., que representa no Brasil a fabricante do imunizante, a CanSino Biologicals .

A vacina utiliza a tecnologia de adenovírus vetor, semelhante à de outras vacinas já em uso no país, e o pedido é para uso em adultos.

A solicitação foi apresentada à Anvisa no âmbito da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 415/2020, que contém critérios e procedimentos extraordinários para pedidos de registro decorrentes do novo coronavírus. A norma prevê, por exemplo, a análise prioritária e a possibilidade de se firmar termos de compromisso, como foi feito com outras vacinas contra a Covid-19 já autorizadas no Brasil.

O protocolo foi recebido nesta sexta-feira (13/5) e já está em avaliação pelas áreas técnicas envolvidas. O prazo de análise da Agência é de 60 dias.

Processo de análise

A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta, por três áreas distintas:

  • a área de Medicamentos, que avalia os aspectos de segurança e eficácia;
  • a área de Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país; e
  • a área de Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das Boas Práticas de Fabricação.

 ANVISA

Publicação de ABIIS | Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde


O vice-presidente Carlos Eduardo Gouvea representou a #ABIIS no #MedTech Forum 2022 ("MTF"), em Barcelona, na Espanha. O evento, aconteceu entre os dias 3 e 5 de maio, após dois anos sem atividades presenciais e reuniu mais de 800 pessoas das áreas de Dispositivos Médicos e #Diagnóstico de todo o continente europeu, da Ásia, Américas e Oriente Médio.
O encontro debateu, entre outros assuntos, as novas diretivas europeias para dispositivos médicos e diagnóstico e respectivos desafios para implementação, inclusive a falta de organismos certificadores (notified body) devidamente habilitados em quantidade suficiente para a demanda; as inovações tecnológicas, principalmente equipamentos e sistemas totalmente integrados prontos para interoperabilidade; a #regulação que envolve a #Telemedicina, compartilhamento seguro de dados, sensores em wearables e inteligência artificial; o impacto da #pandemia da #Covid19 e os legados para uma eventual nova crise sanitária global; a importância e valor do diagnóstico e dos dispositivos médicos (principalmente aqueles para UTIs) e a rapidez com que a indústria de MedTech se organizou para responder à emergência; e temas relacionados a integridade. 
“De uma forma geral, foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e alinhamento das principais atividades com os diversos países membros do Global Medical Technology Alliance (GMTA), cuja reunião semestral aconteceu no primeiro dia do evento, em formato híbrido, com participantes de todo o Globo, além de Adriana Velazquez, da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, concluiu Gouvêa.

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