Destaques

terça-feira, 24 de abril de 2018

Instituto Vital Brazil guia ações sociais em comunidades vizinhas

Referência na pesquisa de vacinas e soros, entidade niteroiense incentiva e coordena ações sociais em áreas carentes próximas

 “A verdade é que as questões socioeducacionais estão completamente ligadas à saúde” (Felipe Fittipaldi/Divulgação)

O médico pediatra e infectologista Edimilson Migowski está há dois anos à frente do Instituto Vital Brazil, referência na pesquisa de vacinas e soros, em Niterói. Seu trabalho, no entanto, não se restringe à parte científica: ele faz questão de incentivar e coordenar as ações sociais da entidade voltadas para as comunidades próximas: Vital Brazil, Cavalão e Souza Soares. “O cientista que dá nome ao instituto, fundado por ele em 1919, já tinha esse olhar, tanto que empregou muitas pessoas do entorno. A verdade é que questões socioeducacionais estão completamente ligadas à saúde”, justifica. Para pôr essa crença em prática, Migowski comanda projetos como o Almoço e Beleza, em que manicures do morro Vital Brazil atendem funcionários da instituição na hora do almoço. Outra iniciativa sua é o Fim da Picada, ação de distribuição de repelentes, com objetivo de combater arboviroses, doenças como a dengue e a febre amarela.

Migowski também conseguiu reformar um galpão no local e, no início de abril, inaugurou uma exposição permanente com visitação gratuita. “São dois anos de desespero, a verba que recebíamos era de 200 milhões de reais e, em 2016, caiu para 7 milhões. Mas estou começando a colocar tudo nos trilhos e a retomar alguns projetos”, diz. Um dos planos é, no segundo semestre, continuar o Arquitetura Familiar, que funcionou de 2009 a 2016, oferecendo assistência técnica para melhoria habitacional em áreas carentes. “Isso é importante porque, com a readequação das casas, conseguimos reduzir a incidência de alergias, viroses e outras doenças, a exemplo da tuberculose. Costumamos dizer que onde entra sol não entra médico”, diz o infectologista, que não perde a chance de conscientizar a população: além de apresentar o programa Fique Bem, na Band e no YouTube, com dicas de saúde, ele promove campanhas de doação de sangue e agasalhos. “Meu trabalho nunca foi dissociado do social. Mas não sou candidato a nada”, garante.




Agenda do dia-Câmara dos Deputados



9 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Seminário sobre os desafios para a sustentabilidade da Amazônia com a obra do Ferrogrão (EF-170), ferrovia projetada para ligar os estados de Mato Grosso e Pará.
Evento interativo pelo e-Democracia
O evento continua à tarde.
Plenário 2
9h30
Sessão Solene 

Homenagem ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes de trabalho.
Plenário Ulysses Guimarães
10 horas
Comissão de Educação 

Audiência pública para debater a situação da primeira infância no Brasil.
Foram convidados os representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Herton Ellery Araújo e Ana Luiza Machado de C. Lima.
Plenário 10
10h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública para discutir sobre a compra de medicamentos para doenças raras.
Foram convidados, entre outros, o diretor- presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas, Rodrigo Araújo; e as presidentes da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Raras (Afag), Maria Cecília de Oliveira; e do Instituto Vidas Raras, Regina Prospero.
Evento interativo pelo e-Democracia
Plenário 7
11 horas
Comissão Mista sobre a MP 812/17

Medida provisória que altera o cálculo de taxas de juros para fundos constitucionais de desenvolvimento regional.
Apreciação de relatório da deputada Simone Morgado (PMDB/PA).
Plenário 3 da Ala Alexandre Costa, no Senado
14 horas
Câmara dos Deputados

Seminário Perspectivas para a Moda Consciente no Brasil.
Auditório Nereu Ramos
14 horas
Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia 

Audiência pública para debater o descumprimento das condicionantes ambientais, por parte do Consórcio Norte Energia, na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na Bacia do Xingu.
Foram convidados, entre outros, o defensor público-geral da União, Carlos Eduardo Barbosa Paz; o diretor-presidente do Consórcio Norte Energia S/A, Paulo Roberto Ribeiro Pinto; e a presidente do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo.
Plenário 15
14 horas
Comissão de Direitos e Humanos e Minorias

Audiência pública sobre a estagnação dos processos de demarcação de terras e violações de direitos humanos dos povos indígenas no Brasil.
Foram convidados o Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai),Franklinberg Ribeiro de Freitas; o Coordenador da 6ª Câmara - Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Luciano Mariz Maia; representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzato; e representantes dos povos indígenas.
Plenário a definir
14 horas
Comissão Especial sobre a Inovação Tecnológica da Saúde 

Discussão e votação do relatório do deputado Hiran Gonçalves (PP-RR).
Plenário 15
14h30
Comissão Especial que Torna Permanente o Fundeb (PEC 15/15)

Audiência pública para discussão da proposta de substitutivo à PEC, análise do texto e de sugestões para o seu aprimoramento.
Foram convidados o presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), Rubens Barbosa de Camargo, e o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.
Plenário 9
14h30
Comissão Especial sobre a Entidade Municipal para propor ADIN e ADC (PEC 253/16)

Eleição dos vice-presidentes; definição do roteiro de trabalhos; e deliberação de requerimentos .
Plenário 6
14h30
Comissão Externa sobre a Fiscalização da Concessionária ECO 101 - BR 101/ES

Deliberação de requerimentos.
Plenário a definir
14h30
Comissão Externa sobre a Transposição do Rio São Francisco

Audiência pública.
Foram convidados o superintendente-adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas, Patrick Thadeu Thomas; e representante da Codevasf.
Plenário a definir
14h30
Comissão Especial da Nova Lei de Licitações (PL 1292/95)

Audiência pública para debater o PL 1292/95 (e apensados) e votação de requerimentos.
Foram convidados, entre outros, os presidentes da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro; do Instituto Negócios Públicos, Rudimar Barbosa dos Reis; e a especialista em contratações governamentais, licitações infraestrutura e regulação, Alécia Paolucci Nogueira Bicalho.
Plenário 14
14h30
Grupo de Trabalho sobre o Mercado de Debêntures no Brasil

Audiência pública para discutir o tema.
Foram convidados, entre outros, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn e o subsecretário da Dívida Pública, Secretaria do Tesouro Nacional, José Franco Medeiros de Morais.
Plenário 16
14h30
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Votação de redações finais e projetos.
Plenário 1
14h30
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Sorteio de novo nome, em substituição ao deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), para compor a lista tríplice para a escolha do relator do processo 24/18, contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF); apresentações, discussões e votação do pareceres preliminares referentes aos processos 20/18, contra o deputado João Rodrigues (PSD-SC); 22/18, contra o deputado Ivan Valente (Psol-SP); e 23/18, contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).
Plenário a definir
14h30
Comissão Especial sobre Seguros Privados (PL 3139/15) 

Apresentação do parecer do relator, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).
Plenário 7
14h30
Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobras (PL 9463/18)

Audiência pública para discutir o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.
Foram convidados os presidentes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Silvan Zaidan Gama, e do Conselho da Fundação Renova, Wilson Nélio Brumer; o diretor-executivo da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Francisco da Rocha; e o ex-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.
Plenário a definir
15 horas
Comissão Especial sobre Enfrentamento ao Homicídio de Jovens (PL 9796/18)

Discussão e votação do parecer da relatora, deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ).
Plenário 11
15 horas
Comissão Especial sobre Código de Processo Penal (PL 8045/10)

Eleição do presidente; e apresentação de minuta do substitutivo do relator-geral, deputado João Campos (PRB-GO); e votação de requerimentos.
Plenário 3
15 horas
Comissão mista sobre a MP 818/18

Medida provisória que amplia o prazo para o desenvolvimento urbano integrado.
Apreciação de relatório do deputado Fausto Pinato (PP-SP).
Plenário 3 da ala Alexandre Costa, no Senado
15h30
Comissão Especial sobre o Marco Regulatório da Economia Colaborativa

Audiência pública para debater sobre o tema economia colaborativa transversal; e eleição dos vice-presidentes.
Foram convidados, entre outros, o subsecretário de Análise Econômica e Advocacia da Concorrência (SEAE/Ministério da Fazenda /MF), Angelo José Mont’Alverne Duarte; e o diretor de Relações Institucionais e Mídia da Associação Proteste, Henrique Lian.
Plenário 15
16 horas
Votações em Plenário

Entre outros itens, está na pauta o projeto de lei que torna obrigatória a participação de todos os consumidores no cadastro positivo.
Plenário Ulysses Guimarães
16h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública para debater o PL 7814/17, que dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle e Rastreamento de produtos médico-hospitalares nos serviços de saúde pública e privada e dá outras providências.
Foram convidados representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
Evento interativo pelo e-Democracia
Plenário 7
18 horas
Comissão do Esporte

Mesa redonda para debater com os Secretários Estaduais de Esporte o PL 6718/16, que trata sobre os recursos dos concursos de prognósticos e loterias federais.
Foram convidados, entre outros, os secretários de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude de Sergipe, Antônio Hora Filho; e de Alagoas, Cláudia Aniceto Caetano Petuba.
Evento interativo pelo e-Democracia
Plenário 4

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Participe da Campanha de Vacinação contra a Gripe


A Campanha vai de 23 de abril até o próximo dia 1º de junho. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira, dia 23 de abril, e irá até o próximo dia 1º de junho. Mais de 54,4 milhões de pessoas devem ser vacinadas em todo o país. Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. A vacina contra gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra todos os três tipos de vírus.



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Empresas graduadas na incubadora do Tecpar faturam, juntas, R$ 460 milhões


Foto, Sylvio Calixto, CEO da companhia e um dos quatro sócio-fundadores que fizeram a empresa crescer na Intec.


Empresas que já se graduaram na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) faturaram, juntas, R$ 460 milhões. O dado diz respeito ao resultado financeiro de 23 empresas que terminaram o processo de incubação no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde a sua fundação, há 28 anos.

O levantamento traz dados de 2016 e contém os resultados financeiros mais recentes das empresas. Entre elas há aquelas que faturaram milhares de reais e outras que bateram – e muito – a casa dos milhões.

É o caso da Pumatronix, empresa que fabrica câmeras para controle de tráfego e que mantém na sua cultura o processo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em 2016, a empresa, com sede em Curitiba, faturou mais de R$ 25 milhões. Sylvio Calixto, CEO da companhia e um dos quatro sócio-fundadores que fizeram a empresa crescer na Intec, conta que os produtos desenvolvidos são comercializados, atualmente, em países de três continentes.

Por enquanto a América Latina ainda é seu principal mercado. Seu principal produto é um equipamento para captura de imagens de veículos com alta qualidade e eficiência e que é aplicado em diversos cenários, como concessionárias de rodovias, balanças rodoviárias, monitoramento urbano e no controle de acesso em estacionamentos. Calixto recorda que o sócio fundador Ricardo Andriani desenvolveu um novo projeto de um produto aderente ao mercado de fiscalização veicular, com uma tecnologia mais avançada a um custo competitivo.

Isso foi em 2007, lembra. “Passamos dois anos e meio no processo de incubação e contamos com o apoio da Intec para desenvolver nosso negócio nas dependências da incubadora. Hoje, nossos produtos são utilizados da Colômbia à Noruega até a Costa do Marfim”, salienta o CEO da Pumatronix.

O gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Passos Lima, destaca que esse é o principal papel da incubadora, em especial por ser ligada a uma instituição do Governo do Estado: dar sustentabilidade às empresas a longo prazo. “Os empreendedores chegam na incubadora com um sonho e, quando ele se concretiza, o investimento do Estado via incubadora retorna à sociedade paranaense com empregos e aumento da renda e da arrecadação de impostos”, pontua Lima.

Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. Atualmente, seis empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, Neurocel e Toys for Boys – Chemistry Automotive.

Intec
A Intec está com 32 vagas abertas para empresas inovadoras que buscam o apoio do Tecpar para desenvolver seus negócios. Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec (intec.tecpar.br/comoincubar). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3316-3176.

Comitê Técnico Científico Assessor de Tuberculose do Ministério da Saúde (CTA - MS)


SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PORTARIA Nº 12, DE 11 DE ABRIL DE 2018
Institui o Comitê Técnico Científico Assessor de Tuberculose do Ministério da Saúde (CTA - MS).

O SECRETÁRIO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 41, do Anexo I ao Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016, e considerando a Portaria SVS/MS nº 224, de 15 de julho de 2011, que regulamenta o funcionamento e os procedimentos inerentes às atividades dos Comitês Técnicos Assessores (CTA) da Secretaria de Vigilância em Saúde, resolve:

Art. 1º Constituir o Comitê Técnico Assessor de Tuberculose (CTA), com a finalidade de assessorar o Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis sobre aspectos técnicos e científicos, referentes às ações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).

Art. 2º Compete ao Comitê Técnico Assessor de Tu b e r c u l o s e :
I - assessorar, acompanhar e avaliar a política pública de saúde em tuberculose, incluindo seus aspectos econômicos e financeiros;
II - assessorar, acompanhar e avaliar a definição de diretrizes e prioridades a serem observadas pelo PNCT na formulação de seu plano de trabalho;
III - possibilitar o amplo conhecimento da política de saúde para a tuberculose e das deliberações do CTA - PNCT pela população, instituições públicas e entidades privadas;
IV - formular recomendações e diretrizes gerais para a implementação e acompanhamento dos Programas de Controle da Tuberculose Estaduais e Municipais, bem como assessorá-los quando solicitado;
V - assessorar, acompanhar e avaliar sobre as prioridades
orçamentárias, operacionais e metas estratégicas do CTA - PNCT;
VI - opinar sobre relevantes projetos públicos ou privados que impliquem na formulação de políticas públicas em tuberculose; e
VII - convidar entidades, autoridades científicas e técnicas nacionais e/ou internacionais para colaborarem em estudos ou participarem das reuniões para prestarem esclarecimentos.

Art. 3º O CTA - MS será composto por membros, titulares e suplentes, representantes dos seguintes órgãos e entidades, bem como especialistas nos assuntos objeto desta Portaria:
I - Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS):
a) Titular: Márcio Henrique de Oliveira Garcia; e
b) Suplente: Denise Arakaki Sanchez;
II - Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS):
a) Titular: Andrey Roosewelt Chagas Lemos; e
b) Suplente: Priscilla Azevedo Souza;
III - Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS):
a) Titular: Alexandre Otávio Chieppe; e
b) Suplente: Nereu Henrique Mansano;
IV - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
a) Titular: Nésio Fernandes de Medeiros Júnior; e
b) Suplente: Amanda Costa Pinheiro;
V - Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)
a) Titular: Enrique José Vasquez; e
b) Suplente: Fábio Moherdaui;
VI - Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDETB)
a) Titular: Ethel Leonor Noia Maciel; e
b) Suplente: Silvana Spindola de Miranda;
VII - Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC):
a) Titular: Sônia Maria Martins; e
b) Suplente: Marcus Vinicius Dutra Zuanazzi;
VIII - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT):
a) Titular: Denise Rossato; e
b) Suplente: Fernanda Carvalho de Queiroz Mello;
IX - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT):
a) Titular: Júlio Henrique Rosa Croda; e
b) Suplente: Marcelo Cordeiro dos Santos;
X - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN):
a) Titular: Maria Rita Bertolozzi; e
b) Suplente: Paula Hino;
XI - Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/FIOCRUZ):
a) Titular: Luis Caetano Martha Antunes; e
b) Suplente: Jesus Pais Ramos;
XII - Parceria Brasileira Contra a Tuberculose
a) Titular: Márcia de Avila Berni Leão; e
b) Suplente: Ricardo Malacarne;
XIII - Afrânio Lineu Kritski;
XIV - Aline Aparecida Monroe;
XV - Anete Trajman;
XVI - Betina Durovni;
XVII - Clemax Couto Sant'Anna;
XVIII - Jair dos Santos Pinheiro;
XIX - Jorge Luiz da Rocha;
XX - Margareth Maria Pretti Dalcolmo;
XXI - Maria Alice da Silva Telles;
XXII - Mauro Niskier Sanchez;
XXIII - Rossana Coimbra Brito;
XXIV - Vera Maria Neder Galesi; e
XXV - Wildo Navegantes de Araújo.

Art. 4º O CTA-MS será coordenado pelo (a)Representante da SVS/MS, tendo como suplente o (a) Coordenador(a) Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT).

Art. 5º As funções dos representantes do CTA-MS não serão remuneradas e seu exercício será considerado serviço público relevante.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º Fica revogada a Portaria nº 62, de 29 de abril de 2008.

OSNEI OKUMOTO


FILGRASTIM - MS HOMOLOGA PREGÃO 20, ITENS 1 E 2 A BLAU


RESULTADO DE JULGAMENTO PREGÃO Nº 20/2018
O Ministério da Saúde por meio do Pregoeiro Oficial torna público o Resultado de Julgamento referente ao Pregão Eletrônico nº.20/2018,cujo objeto é a aquisição de FILGRASTIM 300 MCG, tendo sido adjudicado e homologa do os itens 01 e 02 para a empresa Blau Farmacêutica S/A inscrita no CNPJ:58.430.828/0001- 60, ao preço unitário de R$ 0,1134.
PEDRO ARAUJO DA SILVA Pregoeiro


TOCILIZUMABE - MS COMPRA POR INEXIGIBILIDADE DA ROCHE PELO VALOR TOTAL DE R$ 28.525.828,20


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 18/2018 - UASG 250005
Processo: 25000.490289/2017 . Objeto: Aquisição de TOCILIZUMABE, 20 MG/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Inciso I da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Contratação direta frente à inviabilidade de competição do objeto contratado. Declaração de Inexigibilidade em 18/04/2018. EDUARDO SEARA MACHADO POJO DO REGO. Coordendor-geral de Analise Das Contratações de
Insumos Estratégicos para Saúde. Ratificação em 18/04/2018. TIAGO PONTES QUEIROZ. Diretor do Departamento de Logística em Saúde - Substituto. Valor Global: R$ 28.525.828,20. CNPJ CONTRATADA : 33.009.945/0002-04 PRODUTOS ROCHE QUIMICOS E FARMACEUTICOS S A


SPINRAZA É COMPRADO PELO MS DA BIOGEN POR R$ 252.812,00 POR FRASCO


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 169/2018 UASG 250005 Processo: 00737012151201752 .
Objeto: Aquisição de 6fra SPINRAZA 12MG/5ML. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 24º, Inciso IV da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Trata-se de Ação Judicial. Declaração de Dispensa em 20/04/2018. THIAGO FERNANDES DA COSTA. Coordenador de Compra por Determinação Judicial. Ratificação em 20/04/2018. TIAGO PONTES QUEIROZ. Diretor do Departamento de Logística em Saúde - Substituto. Valor Global: R$ 1.516.872,03. CNPJ CONTRATADA : Estrangeiro BIOGEN INTERNACIONAL GMBH.


Termina prazo de descontinuação do uso de Carbofurano - AGROTÓXICO - deve ser recolhido pelas empresas produtoras até o próximo dia 19 de maio


A partir da quinta-feira (19/4) passou a valer a proibição do uso de agrotóxicos feitos à base de Carbofurano no cultivo de banana, café e cana-de-açúcar no Brasil. O Carbofurano é um agente químico que age como inseticida, cupinicida, acaricida e pesticida, com uso na agricultura e aplicação em diversas hortaliças, frutas e grãos.

A proibição do uso em outros cultivos, como nas plantações de arroz, feijão, trigo, algodão e várias outras, já está valendo no Brasil desde outubro de 2017, quando a Anvisa deliberou pelo banimento do uso de produtos agrotóxicos à base de Carbofurano, concedendo seis meses de prazo para sua descontinuação nas culturas de banana, café e cana-de-açúcar.

As empresas titulares de registro de itens à base de Carbofurano devem fazer o recolhimento dos produtos remanescentes nos estabelecimentos comerciais e em poder dos agricultores até o dia 19/5/2018, em cumprimento àRDC 185, de 18 de outubro de 2017.

No mundo
Destaca-se que o risco inaceitável causado pelo Carbofurano à saúde da população a partir da exposição pela alimentação e pela água foi o motivo da proibição desse ingrediente ativo no Canadá, Estados Unidos e Europa, entre outros países. Portanto, a proibição do produto no Brasil está alinhada às conclusões das agências reguladoras mundiais sobre esse assunto.

Da proibição
Após todas as análises realizadas, a Anvisa concluiu que o uso regular de Carbofurano resulta em níveis de resíduos em alimentos e, principalmente, na água, que representam risco dietético agudo à população brasileira, de efeitos neurotóxicos. O produto também tem potencial de causar toxicidade para o desenvolvimento de seres humanos, que incluem efeitos teratogênicos funcionais (dano ao feto durante a gravidez) e comportamentais (retardo mental, por exemplo). Essas características se enquadram nos critérios proibitivos de registro da Lei 7.802/1989.



JARBAS BARBOSA, DIRETOR PRESIDENTE DA ANVISA DISCUTIRÁ COOPERAÇÃO BRAZIL - HARVARD, EM BOSTON DIA 25 DE ABRIL, AS 11h E MINISTRA PALESTRA AS 17h


Agenda do Diretor-Presidente e Diretor de Gestão Institucional
JARBAS BARBOSA
Quarta-feira 25 de Abril de 2018
·        11:00
Reunião para discutir cooperação Brazil-Harvard.
Local: Boston/EUA
·        17:00
Missão internacional
Atividade: Ministrar palestra na Escola de Saúde Pública de Harvard -Regulation of Health Technologies in Brasil - Achievements and Challenges for Health System Sustainability
Local: Boston/EUA


World Orphan Drug Congress USA 2018 BRAZIL, JARBAS BARBOSA, PRESIDENTE DA ANVISA, participará na próxima quinta-feira (26) em Washington - USA


JARBAS BARBOSA
Quinta-feira 26 de Abril de 2018
·        16:00 - Missão internacional
Atividade: World Orphan Drug Congress USA 2018 BRAZIL: accelerating the review and approval of orphan drugs in Latin America’s largest market • Resolution to establish a procedure for clinical trials consent and good manufacturing practices • Guidelines for registration of new drugs for treatment, diagnosis or prevention of rare diseases • What this means for patients, drug manufacturers and the healthcare system
Local: Washington/EUA


ANVISA atualiza processo para Importação: formulário traz critérios de priorização


Já está disponível, no formulário eletrônico de petição de mercadorias importadas do Sistema Siscomex, um campo chamado “Condições Especiais”. Nele, consta a listagem de critérios para priorização de análise de produtos importados.

Serão classificadas como prioritárias as petições enquadradas em um dos seguintes critérios:
1.     Petições secundárias de processos previamente analisados relativas a cumprimento de exigência, liberação de Termo de Guarda, LI Substitutiva e recurso administrativo, pois dão continuidade à análise do processo e somam-se ao tempo de análise institucional;
2.     Importação direta pelo Ministério da Saúde ou entidades vinculadas ao SUS, para atendimento a programas públicos de saúde, desde que comprovada a vinculação;
3.     Importação de produtos que exigem condições de armazenagem com temperatura inferior a 20°C negativos, bem como de medicamentos biológicos e amostras biológicas sujeitos a monitoramento da temperatura desde sua origem até a armazenagem pelo importador;
4.     Importação de produtos com prazo de validade inferior a 60 dias, de alimentos e demais produtos perecíveis, que são aquelas sensíveis a qualquer tipo de deterioração, seja biológica, física ou química e que suas qualidades para comercialização e consumo podem ser afetadas se não forem devidamente acondicionados, pois a estadia demasiada no recinto pode inviabilizar o comércio ou comprometer a qualidade e segurança desses produtos;
5.     Importação de produtos pelo modal rodoviário cuja URF de despacho seja um recinto na fronteira, considerando que os produtos ficam em caminhões, muitas vezes com o motorista e seus acompanhantes aguardando no próprio veículo;
6.     Importação de produto para pesquisa clínica, uso compassivo e acesso expandido, considerando a previsão no Art. 25 da RDC nº 172, de 8 de setembro de 2017, de que “As importações destinadas a programas de acesso expandido, uso compassivo, fornecimento de medicamentos pós-estudo e ensaios clínicos cujo objetivo seja registro ou alteração de registro do produto no Brasil;
7.     Importação destinada a paciente específico, realizada por pessoa física ou pessoa jurídica, informando através de relatório médico a necessidade do produto devido ao seu estado de saúde;
8.     Importação de radiofármaco pronto para uso. As importações de kits liofilizados não radioativos e de geradores de radionuclídeos não necessitam ser priorizadas, pois tais produtos possuem prazo de validade superior a 12 meses, tendo em vista que estes produtos são marcados no centro de medicina nuclear momentos antes do uso. Apenas as importações de radiofármacos prontos para uso devem ser priorizadas, pois seu prazo de validade é curto, em média 28 dias, devido ao decaimento das fontes radioativas;
9.     Importação de produtos com risco de desabastecimento no mercado, conforme parecer da área técnica competente da Anvisa, pois a descontinuação de fabricação ou importação de medicamentos e outros produtos, mesmo que temporária, pode provocar o desabastecimento do mercado a ponto de comprometer a política pública de assistência farmacêutica e trazer consequências negativas à saúde da população;
10.  Importação de produtos destinados a feiras e eventos, em acordo com a RDC n° 13, de 30 de janeiro de 2004;
11.  Importação de produtos alimentícios específicos, por ocasião das festas religiosas constantes do calendário oficial do País;
12.  Importação de cargas de grande volume que comprometam a operação do recinto alfandegado, mediante solicitação formal do responsável técnico pelo recinto, esclarecendo os motivos;
13.  Importação de fontes radioativas, cujo decaimento de radioatividade e armazenagem inadequada podem comprometer a segurança e eficácia do produto; e
14.  Importação de produtos destinados a Parceria para o Desenvolvimento Produtivo, desde que comprovada a parceria.
Somente serão priorizados os processos de importação enquadrados em um dos critérios acima descritos. As comprovações necessárias, citadas em cada critério, deverão ser anexadas ao dossiê de cada processo de importação. Se o critério de priorização não for confirmado no exercício da fiscalização (análise documental e/ou inspeção física), a petição será indeferida sumariamente, conforme dispõe o item 1.3, Capítulo II, da RDC 81/2008, atualizada pela RDC 208/2018.

A RDC 208, de 5 de janeiro de 2018, revogou a exigência da presença de carga para protocolização dos processos de importação, portanto, tais processos podem ser analisados antes mesmo da chegada da carga no país.

Fila de análise
Nas últimas semanas, houve um aumento da fila de análise de processos de importação na modalidade Siscomex, o que exigiu atuação da Anvisa. Desta forma, foi feita articulação interna para a lotação de servidores nos postos responsáveis pela anuência desses processos, já demonstrando tendência de queda no tempo de espera.

Para acompanhar a situação de processos protocolados na Agência, acesse o linkhttps://consultas.anvisa.gov.br/#/documentos/tecnicos/ - Consultas > Situação de Documentos > Técnico.

Além disso, para conhecer a estimativa de prazo para análise das petições primárias de processos de importação no Peticionamento Eletrônico de Importação (PEI), a Anvisa disponibiliza em seu portal analítico painéis gerenciais que podem ser acessados por meio do link: http://portalanalitico.anvisa.gov.br/Importacao. Inicialmente, o painel conterá o tempo máximo que uma petição primária fica na fila, o tamanho da fila (estoque) e o total de processos novos por dia, podendo incluir novas visualizações no futuro.

Importação de produtos pelo modal rodoviário
Os critérios de priorização da análise de processos de importação especificados no Anexo I da OS 47/18 incluem a priorização da análise da importação de produtos que ingressam pelo modal rodoviário cuja URF de despacho seja um recinto na fronteira, em razão do intenso fluxo comercial entre países vizinhos. Além disso, há de se considerar que os produtos transitam em caminhões e, muitas vezes, o motorista e seus acompanhantes devem aguardar, no próprio veículo, o desembaraço aduaneiro, cuja demora pode gerar filas e até mesmo desgaste físico e emocional dos profissionais.

Desta forma, os processos de importação desta modalidade devem ser identificados no formulário eletrônico, no campo “condições especiais”, como “Modal rodoviário”.

Para essa situação específica, não será obrigatória a anexação de toda a documentação prevista na RDC 81/08 para o peticionamento do processo de importação. Todavia, o importador deverá peticionar, em até cinco dias corridos do protocolo do processo, a complementação da documentação por meio de aditamento ao processo.

Os processos de importação incompletos que não tiverem aditamento peticionado em até cinco dias corridos, a contar da data de protocolo do processo, serão indeferidos. Mais uma vez, ressalta-se que, caso o enquadramento como processo a ser priorizado não se confirme no exercício da fiscalização, a petição será indeferida sumariamente, não sendo passível de exigência, conforme dispõe o item 1.3, Capítulo II, da RDC n° 81/2008, atualizada pela RDC n° 208/2018.

As medidas serão válidas até a implementação do gerenciamento de risco na importação desses produtos.



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