A indústria química brasileira é o tema do seminário que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promoverá na próxima terça-feira (26), às 14 horas. Participarão dos debates parlamentares, representantes do governo e do setor.
O presidente da comissão, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), e o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) sugeriram a realização do evento, preocupados com a perda de competitividade do setor nos últimos 20 anos. Eles ressaltam que o deficit da indústria química brasileira subiu de 1,5 bilhão de dólares em 1991 para 26,5 bilhões de dólares em 2011.
Abi-Ackel e Jardim apontam a importância social e econômica do setor, que teve 158 bilhões de dólares em vendas no Brasil no ano passado, contribuindo para o emprego em segmentos como fertilizantes, medicamentos, higiene pessoal e defensivos agrícolas, e atendendo importantes setores econômicos como a construção civil e o agronegócio.
Os parlamentares destacam ainda que a aprovação, em agosto, da Medida Provisória613/13, com incentivos à indústria química, foi um primeiro passo para recuperar o setor. No entanto, eles lembram que duas outras propostas oriundas do trabalho de análise feito pelo Conselho de Competitividade da Indústria Química, no âmbito do Plano Brasil Maior, ainda não foram encaminhadas.
O seminário ocorrerá no Plenário 13.
Veja a programação:
§ 14 horas – Abertura: presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Abi-Ackel; deputado Vanderlei Siraque (PT-SP); deputado Arnaldo Jardim; presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Henri Armand Slezynger
§ 14h30 – Painel 1: "As novas reservas de óleo e gás do Brasil e a indústria química"; Palestrantes: diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard; diretor-presidente da Braskem, Carlos Fadigas de Sousa; Debatedores: deputados Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e Renan Filho (PMDB-AL)
§ 15h30 – Painel 2: "A agenda da competitividade da indústria química"; Palestrantes: secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Heloísa Regina Guimarães Menezes; diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos Antonio de Marchi; Debatedores: senador Walter Pinheiro (PT-BA) e deputado Vanderlei Siraque
§ 16h30 – Painel 3:"A importância da inovação para a indústria química"; Palestrantes: presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Pedro Wongtschowski; secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias; Debatedores: deputados Arnaldo Jardim e Izalci (PSDB-DF), coordenador da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
0 comentários:
Postar um comentário