Destaques

domingo, 25 de janeiro de 2015

VACINA NONAVALENTE contra o vírus HPV é testada em mulheres de Curitiba

Nonavalente foi testada em vários países após seis anos de pesquisa.
Na capital paranaense, 232 mulheres foram selecionadas para os testes.



Um dos três laboratórios brasileiros escolhidos para testar a nova vacina que protege contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) é de Curitiba. Depois de seis anos de pesquisa, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana responsável pela liberação de remédios, permitiu os testes. A nonavalente, como é chamada, foi testada em mulheres de vários países. Na capital paranaense, 232 foram selecionadas para o experimento.

As mulheres foram divididas em dois grupos, o primeiro recebeu a quadrivalente, vacina atualmente disponível na rede pública e privada de saúde, que protege contra quatro vírus. O segundo grupo recebeu o novo medicamento, que é mais completo e protege contra nove tipos de vírus.

Jaqueline Censi foi uma das mulheres escolhidas para testarem a vacina em Curitiba. “Foi bom ter feito parte desse estudo e perceber que deu certo, que vai expandir e essa vacina será levada a milhares de mulheres”, disse.

Para o médico ginecologista e obstetra Rosires Pereira de Andrade, as mulheres estarão mais protegidas com o novo medicamento. “A proteção vai para 90% contra as lesões que podem levar ao câncer de colo de útero”, afirmou o médico.

No Brasil, o vírus HPV é a segunda principal causa de morte de mulheres por câncer, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A nova vacina, que já foi aprovada pela agência americana reguladora, depende agora de regulamentação e de um acordo com o governo para chegar ao país

Do G1 PR com informações da RPC


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda