Destaques

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Brasil reúne nove países para discutir políticas voltadas à alimentação saudável


Evento acontece por meio da Década de Ação pela Nutrição (2016-2025) da Organização das Nações Unidas. Redução da obesidade e do consumo de sal são temas principais dos trabalhos

Alimentar-se bem é uma das melhores maneiras de prevenir doenças crônicas. A fim de discutir e melhorar as políticas voltadas a esse tema, o Brasil comprometeu-se a participar da Década de Ação pela Nutrição (2016-2025) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, nesta quinta-feira (03) e sexta-feira (04), o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, realiza, em Brasília, o primeiro Encontro Regional sobre Redes nesse âmbito com a presença de outros nove países.

Durante o evento, serão trabalhadas duas redes de debates sendo uma voltada às estratégias para redução do consumo de sal e a prevenção e controle de doenças cardiovasculares; e outra para promoção de Guias Alimentares baseados em Alimentos para prevenção da obesidade e redução das doenças crônicas. O principal objetivo dessas duas frentes é apoiar a elaboração, aprimoramento e implementação de estratégias que melhorem a saúde da população das Américas e Caribe.

Participam deste encontro representantes dos Ministério da Saúde da Argentina; Canadá; Chile; Costa Rica; Colômbia; Equador; México; Peru; e Uruguai. Além de estarem engajados com os temas centrais, os mesmos possuem trabalhos destaques nessas linhas que contribuem para a construção das políticas públicas nas nações vizinhas.

O Brasil, nesse sentido, foi um dos primeiros países a lançar um Guia Alimentar para a sua população. A primeira versão foi publicada em 2006, e a segunda em 2014, após ter sido constatado que “as principais doenças que acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas”. A obesidade, por exemplo, acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

Mais de 100 países já desenvolveram Guias Alimentares, mas o trabalho do Brasil foi reconhecido internacionalmente por seu protagonismo na elaboração de suas recomendações, trazendo à luz discussões quanto aos sistemas alimentares, formas de produção, circunstâncias que envolvem o ato de comer e valorização da alimentação tradicional brasileira. 

Itens relacionados

Um dos temas pautados no Guia refere-se à redução das quantidades de açúcar, gorduras e sódio nos alimentos processados. Desde 2007, o Ministério da Saúde possui um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) para melhorar o perfil nutricional dos alimentos industrializados. Na primeira avaliação desse processo, em 2010, verificou-se que houve 93,4% de alcance das metas pelas indústrias representadas pela Abia, o que representou redução estimada em 250 mil toneladas de gorduras trans nos produtos processados. O acordo foi renovado no ano passado, a meta é retirar, voluntariamente, 28,5 toneladas de sódio da alimentação dos brasileiros que ingere atualmente 12 gramas de sódio por dia, mais que o dobro do máximo sugerido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5 gramas.

ALIMENTAÇÃO
A Década de Ação pela Nutrição foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em abril de 2016, por meio da Resolução 70/259. O objetivo principal é coordenar esforços a nível global com uma efetiva participação dos países para o enfrentamento de todas as formas de má nutrição em uma perspectiva ampliada. Para isto, considera-se que o papel do sistema alimentar é central na definição do tipo e da qualidade do que as populações escolhem para se nutrir. A agenda da nutrição está permeada em seis dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e focada no segundo objetivo que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Por Ingrid Castilho, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa – Ascom/MS


Hospital oncológico Notre Dame é inaugurado em Barretos


Unidade especializada é mantida pela mesma fundação gestora do Hospital de Amor, que atende 6 mil pessoas por dia na cidade paulista

Foto: Alan Santos/PR
Pacientes com câncer contarão com o apoio de uma nova instituição especializada, o Hospital Notre Dame, inaugurado em Barretos (SP) nesta quinta-feira (3). O Centro de Diagnóstico por Imagem do novo hospital recebeu o nome do presidente da República, Michel Temer, que compareceu ao local na manhã de hoje, acompanhado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e parlamentares. "Fico muito feliz em receber o apreço de todos [...] São avanços tecnológicos da medicina que permitirão que o homem atinja a longevidade", atestou. 

A entidade será mantida pela Fundação Pio XII, gestora do Hospital de Amor, unidade de referência no tratamento  oncológico, que atende cerca de 6 mil pessoas diariamente na cidade paulista. Na solenidade, Temer agradeceu ao presidente da instituição, Henrique Prata. "Ele naturalmente estende seus braços sociais de saúde por quase todos os estados brasileiros. Meu desejo é que isso chegue às 27 unidades da Federação", ressaltou o chefe do Executivo. 

Hospital Notre Dame
Instalada em uma área de 5.550 metros quadrados (m²), a nova unidade de Barretos tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado, de excelência e qualidade, além de tratamentos especializados em oncologia. O Hospital Notre Dame dispõe de setores de diagnóstico por imagem, cardiologia e radiologia intervencionada, com tecnologia de ponta, aparelhos modernos, inovação e um corpo clínico experiente e capacitado.
A instituição conta com 25 leitos para internações clínicas e cirúrgicas, oito leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro salas para centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, centro de diagnóstico por imagem, hemodinâmica, ortopedia, pronto atendimento, consultórios médicos e apoio terapêutico. 

Fonte: Planalto


Regulatory reliance: que modelo seria adequado para o Brasil?


Anvisa ainda não está preparada para as demandas do porvir

A simultaneidade de vários fatores econômicos e sociais empurra o Brasil para a decisão urgente sobre um novo modelo de vigilância sanitária – área sensível do Estado, que supervisiona mercados gigantescos como alimentos, medicamentos e defensivos agrícolas (algo em torno de 22% do PIB). O termo “urgência” não é exagero, em função do acúmulo de fatores econômicos e sociais: a oferta crescente de produtos e serviços, as transações comerciais cada vez mais rápidas e complexas decorrentes das novas tecnologias, e as travas à atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decorrentes da hesitação brasileira sobre prerrogativas e modus operandi do modelo e agências reguladoras são os fatores que nos pressionam.

A falta de revisão e renovação sobre a atuação da Anvisa reflete a mentalidade gerencial brasileira, não é algo específico contra essa agência. Mas torna-se mais crítica diante dos desafios cotidianos de saúde humana, saúde animal e sanidade ambiental, afora a necessidade de desenvolvimento econômico. Constata-se que as ferramentas e a velocidade do Estado tornam-se mais e mais diminutos frente ao mercado, no mundo inteiro. Porém, em outros países, tal conclusão levou governos a apresentarem soluções céleres para que o aparato estatal continuasse efetivo na análise, registro e fiscalização de alimentos, suplementos, fármacos e pesticidas. Tudo isso com transparência na informação e relacionamento com os consumidores, os cidadãos.

Em parte daqueles países, a mudança para melhor ocorreu com uma revisão e discussões CONCEITUAIS sobre a forma de atuação da agência de vigilância sanitária. Mais especificamente, confrontaram-se em algum momento os modelos “pré-mercado” (onde hoje se enquadra a Anvisa) e “pós-mercado”. Ambos se orientam, claro, pelo objetivo de assegurar a segurança, eficácia e qualidade dos produtos, mas divergem na interação com o mercado e com o cidadão.

Operacionalmente, no modelo pré-mercado, o esforço das autoridades é concentrado nas etapas anteriores à colocação do produto no mercado: os técnicos da agência avaliam um dossiê apresentado pelas empresas que querem colocar produtos à venda, e desse dossiê devem constar dados e informações suficientes para comprovar que, se tudo for feito daquela mesma maneira, o produto está adequado ao consumo. Resumindo muito, exige-se que as empresas executem sua produção exatamente igual ao registrado, já que só assim haverá garantia de que a população consume o produto conforme registrado e, portanto, seguindo parâmetros de segurança e eficácia.

Já no modelo pós-mercado, isso continuará sendo feito, mas de maneira mais flexível, deixando à conta dos produtores grande parte dessa responsabilidade. Porém, consequentemente, os fabricantes estarão sujeitos a uma fiscalização posterior do produto colocado no mercado, que pode ser até mais efetiva do que a executada atualmente.

Antes de relacionar as duas possibilidades de modelo à Anvisa, cabe uma ressalva crítica: o modelo pré-mercado não isenta a autoridade de avaliar o pós.

Explique-se: uma vez registrado o produto com todos os padrões de exigência em sua fabricação, será necessário, no mínimo, assegurar que as empresas seguem o processo à risca.

Significa que qualquer alteração naquele processo, por vontade ou necessidade, deve ser apresentado à Anvisa e isso pressupõe que a autoridade sanitária estará pronta para avaliar a qualquer momento todos os pedidos de alteração – do contrário o Estado poderá travar o mercado. Em outras palavras, a máquina estatal estará engessando o processo produtivo, os investimentos e lucros, e dando golpe mortal nos princípios da concorrência e inovação.

Voltemos à nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Perto de completar seus 20 anos, exibe uma ficha corrida de bons serviços no sentido de dar segurança à população no consumo dos produtos e serviços por ela regulados. Saímos da época da célebre pílula de farinha para uma atualidade em que não se conhece mais fábricas de falsificação de medicamentos em território nacional. Temos total garantia que os produtos que consumimos no Brasil têm qualidade.

E observem que nos últimos anos a Anvisa tem sofrido constantes teste, lembrem-se da pílula do câncer, dos anorexígenos, das liberações de importações sem a aprovação da licenças, e outros casos menos conhecidos que acontecem cotidianamente. Mas essa lista de bons serviços é suficiente? Não, em absoluto!

Temos de admitir que a Anvisa ainda não está preparada para as demandas do porvir. Existem necessidades de várias ordens, mas a maior preocupação deve ser a matriz CONCEITUAL, o marco regulatório, o modelo de atuação. Daí decorre todo o resto. Nos países com vigilância sanitária avançada, primeiro veio a reflexão conceitual, geralmente com a decisão de mudar o grau de dependência do mercado em relação à avaliação da autoridade reguladora.

É preciso pensar numa regulação mais moderna. É de fundamental importância registrar enfaticamente que os modelos atual e passado não foram errados, talvez apenas já tenham contribuído ao máximo, chegado à exaustão. O processo de desenvolvimento de um produto mudou. Os processos produtivos mudarão. A sociedade muda. E as autoridades regulatórias devem mudar para acompanhar tudo isso. Precisamos, como autoridades sanitárias, nos juntarmos, então porque não pensar em aproveitar o trabalho uma das outras? Não se pode pensar em reconhecimentos recíprocos, como nos velhos modelos de cooperação internacional, mas pode-se aproveitar a análise feita por outra autoridade.

Neste ponto, as indagações naturais são: será que podemos migrar para um modelo pós-mercado? Será possível adotar fórmula de menor dependência da regulação da Anvisa?

Depender menos do Estado implica, entre outras coisas, contar com a população para fiscalizar todos os produtos, incluindo os aparatos de comunicação com o cidadão e ferramentas de denúncias e fiscalizações eficientes.

Ressalte-se outro questionamento: não seria possível reduzir a dependência da regulação apenas PARCIALMENTE, ou seja, reduzindo o mecanismo para aqueles segmentos de mercados equilibrados, onde há bastante concorrência entre produtos/serviços e com já consolidada qualidade e segurança? Devemos avaliar nosso processo estatal e verificar a efetividade de ficar analisando itens antes de conceder a autorização de comercialização, diante da enormidade de produtos desenvolvidos todos os dias.

Por outro lado, a avaliação do modelo de atuação pós-mercado precisa fortemente de redes de laboratórios de checagem muito eficientes. O sistema de pós-mercado é de maior custo. Mas muitas vezes surge como melhor solução diante dos gargalos terríveis criados pelo modelo pré-mercado – que cria “filas” de registro de produtos e serviços, que por vezes duram anos! E, com isso, perdem-se inovações cruciais às empresas e à sociedade…

Assim, escolher-se o modelo de pré mercado significa ter uma quadro de técnicos e modelos de análise que deem conta dessa, e assim queremos, já que está diretamente relacionada ao crescimento do país, infindável demanda. Porém todos nós também sabemos da limitação dessa gestão pelos modelos do estado brasileiro de hoje. Desde a dificuldade de ter quadros móveis de servidores, até mudanças de processos de trabalho. Neste pé, mais uma vez mostra-se necessário refletir sobre o modelo regulatório que melhor se encaixa no Brasil.

Então como escolher o modelo mais adequado? A resposta não é simples. A meu ver, passa antes por uma percepção do mercado que se regula e do atual nível de compliance do setor produtivo, além de uma necessidade de comunicação clara do modelo junto à população.

Alguns críticos poderiam ver nisso a famosa expressão do “Estado mínimo”, nome depreciativo que remete a uma suposta perda de qualidade na ação estatal. Mas façamos um raciocínio sobre o sistema de pesos e contrapesos do modelo pós-mercado, partindo do pressuposto que ele aumenta em muito a parcela de responsabilidade do empresariado sobre o processo produtivo.

Num mundo com informações cada vez mais ágeis, incluindo a imprensa, e com os possíveis efeitos manada de investidores nas bolsas de valores, quanto custaria a uma empresa a retirada de produto por desvio de qualidade? Por outro lado, os defensores do pós-mercado argumentam que esse modelo induz cada vez mais a uma auto fiscalização pelos fabricantes.

Muito mais fatores devemos considerar: o tamanho da economia, a pujança e competitividade de cada segmento de mercado, a capacidade de cada setor de desenvolver tecnologias e inovações, os índices de fiscalização dos parques fabris e o grau de compliance entre os fabricantes…

Muitas perguntas a serem respondidas, mas uma conclusão é certa: o modelo brasileiro precisa ser reavaliado urgentemente. O importante é enfrentar essa discussão! A vigilância sanitária não pode ser trava ao desenvolvimento.

O risco sanitário é eficientemente controlado hoje. Mas é preciso evoluir para continuar fornecendo essa segurança.

Renato Porto – Diretor da ANVISA


quarta-feira, 2 de maio de 2018

CIT recebe novo ministro da saúde com lista de reivindicações


A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do mês de abril aconteceu nesta quinta-feira (26). O CONASEMS e o CONASS apresentaram demandas pactuadas e não publicadas para o novo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O Conasems divulgou o Webdoc Brasil, aqui tem SUS sobre a situação do município de Boa Vista – Roraima e um documento histórico de 1991 sobre a criação da CIT, que integra o acervo 30 anos do Conasems.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, iniciou a reunião dando boas-vindas ao ministro e listando uma série de reivindicações da entidade, que já vem sendo discutidas em CIT. “Julgamos alguns pontos pendentes extremamente importantes para a gestão – a continuidade da agenda política da PNAB, aprovada em CIT. A publicação das portarias aprovadas no mês passado, que criaram a gerência da Atenção Básica e financiamento da novas equipes de AB. A garantia da continuidade do Programa Mais Médicos, que está sofrendo demora na troca de médicos, deixando os municípios desassistidos, além de estarem sofrendo suspensão do repasse por demora na substituição desses profissionais”.

Outro ponto destacado pelo presidente do CONASEMS foi a questão dos Agentes Comunitários de Saúde. “Temos no SUS uma série de profissionais de diferentes categorias, infelizmente o Congresso Nacional trata só com uma dessas categorias, aumentando salários, discutindo insalubridade, entre outros benefícios, mas os agentes não são a única categoria importante para o SUS. Precisamos apoiar esses trabalhadores, aprovamos a PNAB que os valoriza, dá oportunidade de capacitação para que ampliem o conhecimento, as ações e os atendimentos à comunidade” e complementou “Não adianta o congresso determinar um aumento de salário sem consultar se os municípios, que são quem de fato contratam e pagam, têm ou não condições de pagar. Os dados comprovam que não existe mais margem para novos recursos municipais, nem contrapartida, nem possibilidade de gastos extras”.

Liberar a adesão dos municípios ao PIUBS, recursos do PMAQ, utilização das UPAS que já foram construídas, falta de agulhas para as canetas de insulina, situação do glaucoma, entre outros tópicos estiveram na lista de reivindicações do CONASEMS (confira o documento na íntegra).

O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, enfatizou o problema da falta de recursos. “O contingenciamento de 22 bilhões em um orçamento de 130 bilhões deixa claro o cenário de subfinanciamento que o Sistema sofre. Por mais que o gestor seja eficiente não tem como responder a população sem o recurso”.

PACTUAÇÃO

Foi pactuada a minuta que altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações de vigilância sanitária, relativas ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária do SUS. Após o empenho do CONASEMS e CONASS, com a alteração, a Anvisa simplificará o repasse de vigilância para os municípios, acabando com bloqueios burocráticos. (Confira aqui a portaria aprovada)

WEBDOC BRASIL, AQUI TEM SUS

O Conasems apresentou o webdoc Brasil, aqui tem SUS sobre a situação do município. Milhares de refugiados venezuelanos estão sendo atendidos na rede do SUS de Boa Vista – Roraima. Pela falta de imunização, se estabeleceu um surto de sarampo e várias outras doenças estão se alastrando por conta da situação de vulnerabilidade dos imigrantes. Sem recursos extras, nem contrapartida financeira do governo, a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista está realizando mutirões de vacinação e oferecendo atendimento aos venezuelanos.

O ministro, após a exibição do filme, sugeriu a ida do Ministério, CONASS e CONASEMS até Roraima para analisar a situação e debater junto aos representantes locais alternativas para auxiliar nas demandas crescentes.

Confira mais fotos da reunião no link: https://www.flickr.com/photos/conasems/sets/72157695440142064



Revisão de monografias da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira - ANVISA abre CONSULTA PÚBLICA


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CONSULTA PÚBLICA Nº 509, DE 30 DE ABRIL DE 2018
O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art. 44, VIII, aliado ao art. 53, III, do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 61, de 3 de fevereiro de 2016, resolve submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de ato normativo, em Anexo.
Art. 1º Fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias para envio de comentários e sugestões ao texto da proposta de revisão de monografias da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira por meio da incorporação de correções e erratas, conforme Anexo. Parágrafo único. O prazo de que trata este artigo terá início 7 (sete) dias após a data de publicação desta Consulta Pública no Diário Oficial da União.
Art. 2º A proposta de ato normativo estará disponível na íntegra no portal da Anvisa na internet e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço: h t t p : / / f o r m s u s . d a t a s u s . g o v. b r / s i t e / f o r m u l a r i o . p h p ? i d _ a p l i c a c a o = 3 8664
§1º As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado por meio de ferramentas contidas no formulário eletrônico, no menu "resultado", inclusive durante o processo de consulta.
§2º Ao término do preenchimento do formulário eletrônico será disponibilizado ao interessado número de protocolo do registro de sua participação, sendo dispensado o envio postal ou protocolo presencial de documentos em meio físico junto à Agência.
§3º Em caso de limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados será permitido o envio e recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante o prazo de consulta, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Coordenação da Farmacopeia , SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
§4º Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais - AINTE, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
Art. 3º Findo o prazo estipulado no art. 1º, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária promoverá a análise das contribuições e, ao final, publicará o resultado da consulta pública no portal da Agência. Parágrafo único. A Agência poderá, conforme necessidade e razões de conveniência e oportunidade, articular-se com órgãos e entidades envolvidos com o assunto, bem como aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para subsidiar posteriores discussões técnicas e a deliberação final da Diretoria Colegiada.
JARBAS BARBOSA DA SILVA JR.
ANEXO PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA Processo nº: 25351.909953/2016-88
Assunto: Proposta de revisão de monografias da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira por meio da incorporação de correções e erratas
Agenda Regulatória 2017-2020: Tema nº 12.1- Compêndios da Farmacopeia Brasileira Regime de Tramitação: Comum
Área responsável: Coordenação da Farmacopeia - C O FA R / G G M E D
Diretor Relator: William Dib


HEMOBRÁS ANULA LICITAÇÃO Nº 2/2018 QUE PRETENDIA CONTRATAR OBRA PARA FINALIZAÇÃO DE PARTE DO BLOCO B05


EMPRESA BRASILEIRA DE HEMODERIVADOS E BIOTECNOLOGIA
AVISO DE ANULAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 2/2018
Fica anulada a licitação supracitada, referente ao processo Nº 25800006908/2017 .
Objeto: Contratação de empresa especializada na execução de obra de engenharia através do regime de execução de empreitada por preço unitário para finalização da parte do bloco B05, situado na fábrica da Hemobrás localizada no município de Goiana/PE, projetado para distribuição de medicamentos e suas partes acessórias, conforme especificações constantes no Projeto Básico ANEXO I, que é parte integrante do Edital.
A íntegra do edital e seus anexos está disponível no site da Hemobrás na aba "Licitações e Contratos".
MARCOS ARRAES DE ALENCAR Diretor Administrativo e Financeiro


OLANZAPINA - MS ADQUIRE DO LAFEPE POR DISPENSA DE LICITAÇÃO NO VALOR GLOBAL DE R$ 57.056.352,90.


COORDENAÇÃO-GERAL DE SERVIÇOS GERAIS EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 195/2018 - UASG 250005 Nº Processo: 25000.025794/2018 .
Objeto: Aquisição de OLANZAPINA nas apresentações de 5mg e 10mg. Total de Itens Licitados: 00002. Fundamento Legal: Art. 24º, Inciso VIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Por se tratar de entidade que integre a Administração Pública que produz produto estratégico para saúde. Declaração de Dispensa em 27/04/2018. EDUARDO SEARA MACHADO POJO DO REGO. Coordenador-geral de Análise Das Contratações de Insumos Estratégicos para Saúde. Ratificação em 30/04/2018. TIAGO PONTES QUEIROZ. Diretor do Departamento de Logística em Saúde - Substituto. Valor Global: R$ 57.056.352,90. CNPJ CONTRATADA : 10.877.926/0001-13 LABORATORIO FARMACEUTICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR MIGUEL ARRAES S/A -. (SIDEC - 30/04/2018) 250110-00001-2018NE800049


IMPLANTAR METODOLOGIA BIM NO PARQUE PRODUTIVO INDUSTRIAL DA SAUDE - MS RESCINDE UNILATERALMENTE CONVÊNIO Nº 863376/2017 COM TECPAR


GABINETE DO MINISTRO
EXTRATO DE TERMO DE RESCISÃO DO CONVÊNIO Nº 863376/2017
CONVENENTES: a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71.
OBJETO: Fica rescindido, unilateralmente, de pleno direito, a contar da data de assinatura do presente Termo, o Convênio n° 863376/2017, firmado com o (a) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANA, tendo por objeto a IMPLANTAR METODOLOGIA BIM NO PARQUE PRODUTIVO INDUSTRIAL DA SAUDE, com fundamento nos arts. 68 e 69 da Portaria Interministerial MP/MF/CGU nº 424, de 30 de dezembro de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. PROCESSO: 25000.497090/2017-27. DATA DE ASSINATURA: 30/04/2018
SIGNATÁRIOS: GILBERTO MAGALHAES OCCHI, MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE C.P.F. nº 518.478.847-68.


Insulina, Análoga de Ação Rápida, 100 UI/ML - REGISTRO DE PREÇO ADJUDICADO A NOVO NORDISK PELO PREÇO UNITÁRIO R$ 12,70


RESULTADO DE JULGAMENTO PREGÃO Nº 29/2018 O Ministério da Saúde, por intermédio de seu Pregoeiro Oficial, torna público o Resultado de Julgamento do Pregão Eletrônico n° 29/2018, cujo objeto é o Registro de Preço de Insulina, Análoga de Ação Rápida, 100 UI/ML, Solução Injetável, com Sistema de Aplicação, tendo sido adjudicado e homologado em favor da empresa NOVO NORDISK FARMACEUTICA DO BRASIL LTDA, ao preço unitário de R$ 12,70 para o item¨1. GUSTAVO APOLIANO MESQUITA Pregoeiro.


VACINA, INATIVADA, VÍRUS RÁBICO é ADQUIRIDA PELO MS DO TECPAR PELO VALOR GLOBAL R$ 33.020.000,00


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 196/2018 - UASG 250005 Nº Processo: 25000.493834/2017 . Objeto: Aquisição de VACINA, INATIVADA, VÍRUS RÁBICO, CEPA PV, SUSPENSÃO INJETÁVEL, USO VETERINÁRIO. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 24º, Inciso VIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Por se tratar de entidade que integre a Administração Pública que produz produto estratégico para saúde. Declaração de Dispensa em 27/04/2018. EDUARDO SEARA MACHADO POJO DO REGO. Coordenador-geral de Análise Das Contratações de Insumos Estratégicos para Saúde. Ratificação em 30/04/2018. TIAGO PONTES QUEIROZ. Diretor do Departamento de Logística em Saúde - Substituto. Valor Global: R$ 33.020.000,00. CNPJ CONTRATADA : 77.964.393/0001-88 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANA. (SIDEC - 30/04/2018) 250110-00001-2018NE800049


"Taller Subregional: Kit de Herramientas de FAO para el Registro de Plaguicidas y Convenio de Rotterdam", em Montevidéu, Uruguai


JEANE JAQUELINE FRANCOISE DE ALMEIDA FONSECA, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, da ANVISA, participará no "Taller Subregional: Kit de Herramientas de FAO para el Registro de Plaguicidas y Convenio de Rotterdam", em Montevidéu, Uruguai, no período de 6/5/18 a 12/5/18, incluído o trânsito.


Terceiro Encontro do Grupo de Trabalho CIOMS sobre Lesões no Fígado causadas por Medicamento, em Hannesarholt - Reyjavik, Islândia


MONICA DA LUZ CARVALHO SOARES, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, participará do Terceiro Encontro do Grupo de Trabalho CIOMS sobre Lesões no Fígado causadas por Medicamento, em Hannesarholt - Reyjavik, Islândia, no período de 6/5/18 a 11/5/18, incluído o trânsito.


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