Destaques

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Paulo Lalanda de Castro apresenta demissão de todas as funções na Octapharma

Na sequência de uma investigação relacionada com o negócio do plasma em Portugal entre 1999/2000, e que envolve a Companhia e a atuação do então vice-presidente da área, Paulo de Castro, que apresentou nesta quarta-feira ao Conselho de Administração da Octapharma seu pedido de demissão de todas as funções, como anunciou a farmacêutica, em comunicado em seu site:
Na sequência das referidas diligências, e de forma a focar-se na resposta às alegações que sobre si recaem, o Exmo Sr. Paulo Lalanda de Castro apresentou ao Conselho de Administração da Octapharma A.G. a demissão de todas as funções que desempenha na Companhia, incluindo as exercidas em Portugal, a qual foi aceite”, refere o comunicado enviado esta quarta-feira à noite à agência Lusa.

Paulo de Castro que já estava afastado há anos das operações com o Brasil, desde as operações vampiros e sangue suga, cujos processos já foram julgados e tramitam em fase conclusiva, agora se afasta completamente da Octapharma para responder às demandas locais. 

Integra do comunicado, disponível no site da Companhia:
Octapharma suspends Mr Paulo Castro from the company
14.12.2016
Lachen, Switzerland, December 14th, 2016: In the context of judicial assistance provided by Switzerland to the authorities in Portugal today, a board member of Octapharma, Mr Paulo Castro, has been subject to inquiries for providing inducements to a health official in Portugal.

Octapharma is fully cooperating with the authorities and providing all assistance with their investigations.

Paulo Castro has effective today, offered his resignation from his position with Octapharma, in order to focus on responding to these allegations.

Octapharma fully supports Paulo Castro and looks forward to letting these investigations run their proper course, and we are fully confident that Castro will be cleared of any wrongdoing.
Octapharma was founded in 1983 and Paulo Castro has worked with Octapharma since 1988; during these 33 years there have not been any previous findings against the Company of providing inducements to stakeholders anywhere in the world. 

Octapharma has a strict zero tolerance approach and a detailed code of conduct covering all of our employees around the world, towards providing inducements to any of our stakeholders.

As the investigation is ongoing we are unfortunately not in a position to make any further comment to external parties. Thank you for your understanding.


FIOCRUZ - MS REORGANIZA, SUBORDINA, APROVA ESTATUTO, CARGOS EM COMISSÃO, EXONERA E DISPENSA OS OCUPANTES DAS FUNÇÕES EXTINTAS

DECRETO Nº 8.932, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016

Aprova o Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, remaneja cargos em comissão e funções de confiança, substitui cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores - DAS por Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea "a", da Constituição,
DECRETA:

Art. 1º Ficam aprovados o Estatuto e o Quadro Demonstrativo de Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, na forma dos Anexos I e II.

Art. 2º Ficam remanejados, da FIOCRUZ para a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, na forma do Anexo III, em decorrência do disposto no Decreto nº 8.785, de 10 de junho de 2016, os seguintes cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Gratificadas  FG:
I - um DAS 101.4;
II - cinco DAS 101.3;
III - treze DAS 101.2;
IV - trinta e cinco DAS 101.1;
V - três DAS 102.2;
VI - quatro DAS 102.1;
VII - quatro FG-1;
VIII - nove FG-2; e
IX - vinte FG-3.

Art. 3º Ficam remanejadas da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para a FIOCRUZ, na forma do Anexo IV, em cumprimento à Lei nº 13.346, de 10 de outubro de 2016, as seguintes Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE:
I - cinco FCPE 101.3;
II - nove FCPE 101.2;
III - cento e oitenta FCPE 101.1; e
IV - quatro FCPE 102.1.
Parágrafo único. Ficam extintos cento e noventa e oito cargos em comissão do Grupo -DAS, conforme demonstrado no Anexo IV.

Art. 4º Os ocupantes dos cargos em comissão e das funções de confiança que deixam de existir no Estatuto da FIOCRUZ por força deste Decreto ficam automaticamente exonerados ou dispensados.

Art. 5º Os apostilamentos decorrentes das alterações promovidas no Estatuto da FIOCRUZ deverão ocorrer na data de entrada em vigor deste Decreto.
Parágrafo único. O Presidente da FIOCRUZ publicará, no Diário Oficial da União, no prazo de trinta dias, contado da data de entrada em vigor deste Decreto, relação nominal dos titulares dos cargos em comissão e das funções de confiança a que se refere o Anexo II, que indicará, inclusive, o número de cargos e funções vagos, suas denominações e seus níveis.

Art. 6º O Ministro de Estado da Saúde editará regimento interno para detalhar as unidades administrativas integrantes do Estatuto da FIOCRUZ, suas competências e as atribuições de seus dirigentes, no prazo de noventa dias, contado da data de entrada em vigor deste Decreto.
Parágrafo único. O regimento interno conterá o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da FIOCRUZ.

Art. 7º O Ministro de Estado da Saúde poderá, mediante alteração do regimento interno da FIOCRUZ, permutar cargos em comissão do Grupo-DAS com FCPE, desde que não sejam alteradas as unidades da estrutura organizacional básica especificadas na Tabela "a" do Anexo II e sejam mantidos as categorias, os níveis e os quantitativos previstos na Tabela "b" do Anexo II, conforme o disposto no art. 9o do Decreto no 6.944, de 21 de agosto de 2009.

Art. 8º Este Decreto entra em vigor em 11 de janeiro de 2017.

Art. 9º Ficam revogados:
I - o Decreto no 4.725, de 9 de junho de 2003;
II - o Decreto no 6.860, de 27 de maio de 2009; e
III - o Decreto no 7.171, de 6 de maio de 2010.

Brasília, 14 de dezembro de 2016; 195o da Independência e 128o da República.
MICHEL TEMER
Esteves Pedro Colnago Junior
Ricardo José Magalhães Barros

ANEXO I
ESTATUTO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ
CAPÍTULO I
DA NATUREZA, SEDE E FINALIDADE

Art. 1º A Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, criada pelo Decreto no 66.624, de 22 de maio de 1970, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem por finalidade desenvolver atividades nos campos da saúde, da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, devendo, em especial:
I - participar da formulação e da execução da Política Nacional de Saúde, e na área relacionada à saúde, da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e da Política Nacional de Educação;
II - promover e realizar pesquisas básicas e aplicadas para a consecução das finalidades a que se refere o caput e propor critérios e mecanismos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tecnologia para a saúde;
III - formar e capacitar recursos humanos para as áreas de saúde, ciência e tecnologia;
IV - desenvolver tecnologias de produção, produtos e processos e outras tecnologias de interesse para a saúde;
V - desenvolver atividades de referência para a vigilância e o controle da qualidade em saúde;
VI - fabricar produtos biológicos, diagnósticos, profiláticos, prognósticos, medicamentos, fármacos e outros produtos de interesse para a saúde;
VII - desenvolver atividades assistenciais de referência, em apoio ao Sistema Único de Saúde - SUS, ao desenvolvimento científico e tecnológico, e aos projetos de pesquisa;
VIII - desenvolver atividades de produção, captação e armazenamento, análise e difusão da informação para as áreas de saúde, ciência e tecnologia;
IX - desenvolver atividades de prestação de serviços e de cooperação técnica nos campos da saúde, da ciência e da tecnologia;
X - preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e científico da FIOCRUZ e contribuir para a preservação da memória das áreas de saúde e de ciências biomédicas; e
XI - promover atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e cooperação técnica voltadas para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

CAPÍTULO II
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


OPAS/OMS lança versão em português de guia para prevenção e controle do câncer do colo do útero

Já está disponível em português a publicação “Controle integral do câncer do colo do útero: Guia de práticas essenciais”, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A tradução foi feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou com a colaboração do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde do Brasil. O guia tem o objetivo de ajudar os países a prevenir e controlar um dos tipos de câncer de maior prevalência e mortalidade no Brasil e no  mundo, que pode, no entanto, ser facilmente prevenível e tratável. 

No documento, há informações atualizadas sobre estratégias complementares para o manejo do câncer do colo do útero, além do destaque sobre a necessidade de colaboração entre os programas, organizações e associações.

Os principais elementos do guia, lançado originalmente em dezembro de 2014, são:

Vacinar meninas com idade entre 9 a 13 anos com duas doses da vacina contra o HPV para prevenir a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero. O esquema reduzido de duas doses mostrou ser tão eficaz quanto o atual, com três doses. A mudança facilitará a administração da vacina. Além disso, reduzirá os custos, o que é particularmente importante para países de baixa e média renda, onde os orçamentos nacionais de saúde são limitados, mas a necessidade da vacina é maior. Hoje, meninas em mais de 55 países estão protegidas pela administração de rotina da vacina contra o HPV. De forma encorajadora, um número crescente de países de baixa e média renda estão introduzindo a vacina contra o HPV em sua rotina.

Uso de testes de HPV para o rastreamento de mulheres com o objetivo de prevenir o câncer cervical. Com o teste de HPV, a frequência de rastreio diminuirá. Uma vez que uma mulher é avaliada como negativa para o vírus, não deve ser rastreada por pelo menos cinco anos, mas deve passar por novo rastreamento dentro de 10 anos. Isso representa uma grande economia de custos para os sistemas de saúde em comparação com outros tipos de testes.

Comunicar mais amplamente. Em vez de se concentrar principalmente no encorajamento do rastreamento de mulheres com mais de 29 anos, o guia recomenda a comunicação com um público mais amplo: adolescentes, pais, educadores, líderes e pessoas que trabalham em todos os níveis do sistema de saúde.

Estima-se que pelo menos um milhão de mulheres em todo o mundo vivem atualmente com câncer do colo do útero. Muitas delas não têm acesso aos serviços de saúde para a prevenção, tratamentos curativos ou cuidados paliativos.

Enfrentando as desigualdades
As taxas de câncer do colo do útero caíram no mundo desenvolvido durante os últimos 30 anos, em grande parte devido ao rastreamento e aos programas de tratamento. Ao mesmo tempo, no entanto, as taxas na maioria dos países em desenvolvimento aumentaram ou permanecem inalteradas, muitas vezes devido ao acesso limitado aos serviços de saúde, falta de conhecimento e ausência de programas de rastreio e tratamento. Mulheres rurais e mais pobres que vivem em países desenvolvidos estão em maior risco de desenvolver de câncer invasivo do colo do útero. A publicação destaca a importância de abordar a discriminação de gênero e outras desigualdades relacionadas a uma série de fatores sociais (como riqueza, classe, educação, religião e etnia) na concepção de políticas e programas de saúde.

Sobre o guia 
O guia da OMS fornece uma abordagem abrangente de prevenção e controle do câncer do colo do útero para governos e prestadores de cuidados de saúde. Também conhecido como "Pink Book", o documento destaca os recentes desenvolvimentos em tecnologia e estratégia para melhorar o acesso das mulheres aos serviços de saúde para prevenir e controlar a doença.

A orientação identifica as principais oportunidades e idades durante toda a vida da mulher, quando o controle e prevenção podem ser postos em ação, especialmente para:
  • Prevenção primária: a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) visa meninas de 9 a 13 anos, com o objetivo de imunizá-las antes de se tornarem sexualmente ativas.
  • Prevenção secundária: acesso à tecnologia para mulheres com mais de 30 anos, como a inspeção visual do colo do útero com ácido acético, ou HPV para triagem, seguido de tratamento de lesões pré-cancerosas detectadas, que podem se desenvolver em um câncer do colo do útero.
  • Prevenção terciária: acesso ao tratamento e gerenciamento do câncer para mulheres de qualquer idade, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
  • Quando o tratamento curativo já não é uma opção, o acesso aos cuidados paliativos é crucial.
Vários serviços e programas de saúde são necessários para implementar os diferentes elementos dessas recomendações. A orientação sublinha a importância da colaboração entre os setores, entre os programas de saúde e entre os profissionais que trabalham em todos os níveis do serviço de saúde para o sucesso da prevenção do câncer do colo do útero.

As diretrizes também mostram como a prevenção e o controle do câncer do colo do útero podem ser integradas em sistemas de prestação de cuidados de saúde existentes, incluindo planejamento familiar, cuidados no pós-parto e HIV/aids. A distribuição de vacinas aos adolescentes, por exemplo, abre a porta para alcançá-los com informações adicionais de saúde, educação sexual e conselhos sobre estilos de vida saudáveis.

Uma oportunidade global para melhorar a saúde das mulheres: a implementação de programas de prevenção e controle do câncer do colo do útero apoia a Estratégia Global para a Saúde da Mulher e da Criança (2010) do Secretário-Geral das Nações Unidas. O câncer do colo do útero foi identificado na Declaração Política de 2011 da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre Prevenção e Controle das Doenças Não-Transmissíveis (DNT).

A Assembleia Mundial da Saúde de 2013 identificou o câncer do colo do útero como uma das intervenções prioritárias no plano de ação para a prevenção e controle das DNT no período 2013-2020, acordada pelos Estados-Membros, que se comprometeram a incluir o câncer do colo do útero e outras intervenções das DNT nos planos nacionais de saúde.



Prorrogado prazo de petições de medicamento inovadores

A Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) informa que o prazo máximo para preenchimento das petições de medicamentos inovadores para avaliação da complexidade foi prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2017. A prorrogação se deve a uma série de questionamentos apresentadas sobre o preenchimento do formulário. A Anvisa vai monitorar as petições dos medicamentos inovadores que aguardam na fila da análise de registro, para que o processo seja mais rápido. 




Prontuário Eletrônico chega a 57 milhões de brasileiros

No prazo de 60 dias, 92% dos municípios responderam a chamada do e-SUS AB, sistema do Ministério da Saúde, para informar a implantação do Prontuário Eletrônico ou justificar
Em 60 dias, mais 2,4 milhões de brasileiros passaram a ser atendidos com prontuário eletrônico, cobrindo 28,5% da população. Com essa ampliação, o país passou a contar com 11.112 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o sistema informatizado, em 2.060 municípios. A medida do Ministério da Saúde visa dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e melhor eficiência na gestão dos gastos públicos em saúde. No prazo de acesso ao sistema, que finalizou no dia 10 de dezembro, 5.114 municípios acessaram o e-SUS AB e 456 não justificaram. Para esses últimos, a pasta fará busca ativa com o objetivo de dar apoio na implantação do sistema.

Os municípios que ainda não justificaram têm mais dois meses para acessar o sistema e apresentar justificativa, evitando o corte de recursos. “O objetivo do Ministério da Saúde não é punir os municípios, mas sim obter e qualificar as informações para planejar da melhor forma as ações e os gastos da Saúde. Vamos apoiar os municípios com toda a infraestrutura necessária para a transmissão online dos dados, com computadores, conectividade e qualificação de pessoal”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante apresentação de balanço do Prontuário Eletrônico, nesta quarta-feira (14) em Brasília. Ainda de acordo com o ministro, a expectativa é que, no máximo, até maio de 2017, a grande maioria das unidades esteja conectada ao e-SUS AB.



O Ministério da Saúde está preparado para apoiar os municípios que estão com dificuldades na implantação do prontuário eletrônico. As necessidades reportadas por cada gestor serão analisadas pela pasta, que dará toda infraestrutura e treinamento para os municípios se integrarem. Desta forma, está previsto, para o próximo ano, um investimento de R$371 milhões para instalações de computadores e impressoras nas unidades básicas de saúde de todo o país, mais R$44 milhões/ano para o custeio de banda larga, além da capitação de cerca de 350 mil profissionais de informática.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, os investimentos a serem feitos pelo Ministério da Saúde irão facilitar que os municípios se adequem à informatização dos sistemas. “Já há conhecimento sobre a implantação e funcionalidades do sistema, o que agiliza a expansão da cobertura. Embora muitos municípios estejam em momento de transição de gestão, é possível chegar rapidamente a 100% deles com informatização das UBS. O sistema ainda está aberto para os municípios justificarem”, ressaltou Mauro Junqueira, que informou que, até o momento, apenas 151 municípios ainda não informaram sua situação à pasta.

Ao longo dos 60 dias, o sistema e-SUS AB registrou que 140 municípios implantaram o prontuário eletrônico ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde ou solução própria, e 978 Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a enviar informações online. No mesmo período, 2.060 (37%) municípios informaram que estão com prontuário eletrônico implantado nas UBS; 3.054 (54,8%) justificaram para todas as unidades; e 456 (8,2%) municípios não justificaram.

As justificativas registradas pelos municípios para não implantação do prontuário eletrônico foram: 84,9% (21.205 UBS) - insuficiência de equipamentos; 73,9% (18.493) - conectividade; 75% (18.750) - baixa qualificação no uso do PE; e 67,9% (16.989) - falta de apoio de Tecnologia da Informática. As cidades que não justificaram deverão ter suspensos os recursos destinados ao custeio dos atendimentos na Atenção Básica (PAB Variável), já que não implantaram o prontuário dentro do prazo, nem apresentaram justificativa dos motivos pelos quais não conseguiram implantar o prontuário. No entanto, os gestores que tiverem os recursos interrompidos poderão solicitar o pagamento retroativo até dois meses após a suspensão dos recursos.

Em todo o país, 11.112 UBS em 2.060 municípios utilizam o sistema eletrônico para transmissão de dados, alcançando uma cobertura de 57,5% da população brasileira. Apenas neste ano, 105,5 milhões de procedimentos foram registradospor meio do prontuário eletrônico, como visitas domiciliares (232,9 milhões), consultas médicas (72,5 milhões), odontológicas (48,9), entre outros procedimentos ambulatoriais.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO – O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro. Os municípios também podem utilizar versões próprias ou privadas.
A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades da gestão do Ministério da Saúde. O objetivo é integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente. A medida ajudará também a reduzir custos, evitando, por exemplo, a duplicidade de exames medicamentos.

Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde


MURILO MARCON executará projeto executivo para cobertura da doca do prédio 10-B no valor total de R$ 87.500,00

INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS DE MANGUINHOS
EXTRATO DE CONTRATO Nº 43/2016 - UASG 254446  -  Nº Processo: 25387000098201612.
Regime de Execução: Empreitada por Preço Global. RDC ELETRÔNICO Nº 5/2016. Contratante: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ -.CNPJ Contratado: 12164720000171. Contratado : MURILO MARCON CASSIMIRO - EIRELI -ME. Objeto: Contratação de empresa para elaboração de estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo de arquitetura e engenharia para construção da cobertura da
doca do prédio 10-B do CTM-FAR. 2016NE800925-339039. Fundamento Legal: Artigo 57- Inciso I - Lei 8666/1993. Vigência: 02/12/2016 a 02/05/2017. Valor Total: R$87.500,00. Fonte: 6153682338 - 2016NE800925. Data de Assinatura: 02/12/2016.
(SICON - 14/12/2016) 254446-25201-2016NE800226

Objeto: Contratação de empresa para elaboração de e6153682338 - 2016NE800925. Data de Assinatura: 02/12/2016.
(SICON - 14/12/2016) 254446-25201-2016NE800226



FATOR VIII Recombinante Von Willebrand, BAXALTA vende para MS no valor uni. de USD 0,1112 total de R$ 60.464.000,00 e GRIFOLS 37.500.000UIs e a CSL BEHRING 37.500.000UIs no valor U$D 0,1986 por UI

SECRETARIA EXECUTIVA
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS A D M I N I S T R AT I V O S
COORDENAÇÃO-GERAL DE SERVIÇOS GERAIS

PREGÃO Nº 56/2016
O Ministério da Saúde, por meio do Pregoeiro Oficial, torna público o resultado de julgamento do Pregão Eletrônico SRP n° 56/2016, cujo objeto é o registro de preços para futura aquisição de Concentrado de Fator de Coagulação, Fator VIII associado ao Fator de Von Willebrand, Pó Liófilo para Injetável, tendo sido adjudicado e homologado o Grupo em favor da Empresa Estrangeira BAXALTA GBMH, representada pela Empresa Nacional BAXALTA BRASIL CIÊNCIA LTDA, inscrita no CNPJ n° 22.558.594/0001-93 ao preço unitário em dólar dos itens 1, 2 e 3 que compõem o grupo de US$ 0,1112, que convertido à razão do fechamento do dólar americano de 24/11/2016 (BACEN), ao valor de R$ 3,3987, corresponde ao preço unitário dos itens, em reais, de R$ 0,3779, totalizando o valor total do grupo de R$ 60.464.000,00.
(SIDEC - 14/12/2016) 250110-00001-2016NE800177

PREGÃO Nº 57/2016
O Ministério da Saúde, por meio do Pregoeiro Oficial, torna público o resultado de julgamento do Pregão Eletrônico SRP 57/2016, cujo objeto é o registro de preços para futura aquisição de Concentrado de Fator de Coagulação, Fator VIII - Von Willebrand, AE, tendo sido adjudicado e homologado o item, conforme a seguir: Empresa estrangeira GRIFOLS S.A, representada pela Empresa Nacional GRIFOLS BRASIL LTDA, inscrita no CNPJ n° 02.513.899/0001-71, para o quantitativo de 37.500.000 UI, ao preço unitário em dólar de US$ 0,1986, que convertido à razão do fechamento do dólar americano de 28/11/2016 (BACEN), ao valor de R$ 3,3996, corresponde ao preço unitário em reais de R$ 0,6751 e Empresa Estrangeira CSL BEHRING GMBH, representada pela Empresa Nacional CSL BEHRING COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, inscrita no CNPJ n° 62.969.589/0001-98, para o quantitativo complementar de 37.500.000 UI, ao preço unitário em dólar de US$ 0,1986, que convertido ao fechamento do dólar americano de 28/11/2016 (BACEN) ao valor de R$ 3,3996, corresponde  ao preço unitário em reais de R$ 0,6751.
CARLOS EDUARDO DALLA CORTE
Pregoeiro
(SIDEC - 14/12/2016) 250110-00001-2016NE800117


TOCILIZUMABE, PROD. ROCHE vende ao MS por inexigibilidade no valor total de R$ 48.715.596,00

SECRETARIA EXECUTIVA
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS A D M I N I S T R AT I V O S
COORDENAÇÃO-GERAL DE SERVIÇOS GERAIS

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 49/2016 UASG 250005
Nº Processo: 25000122145201667 . Objeto: Aquisição do medicamento Tocilizumabe 20mg/ml. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Inciso I da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. Justificativa: Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. detém a exclusividade em todo o território nacional do produto ACTEMRA®. Declaração de Inexigibilidade em 06/12/2016. EDUARDO SEARA MACHADO POJO DO REGO. Coordenador-geral de Análise Das Contratações de Insumos Estratégicos para Saúde.. Ratificação em 14/12/2016. DAVIDSON TOLENTINO DE ALMEIDA. Diretor do Departamento de Logística em Saúde. Valor Global: R$ 48.715.596,00. CNPJ CONTRATADA : 33.009.945/0002-04 PRODUTOS ROCHE QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS S A.
(SIDEC - 14/12/2016) 250110-00001-2016NE800177


Bluepharma lança nova edição das "Farmacopeias Portuguesas".

A cerimônia de apresentação da nova farmacopeia decorreu no dia 12 de dezembro, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e contou com a presença do Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, do Diretor da Biblioteca Geral, José Augusto Bernardes, do Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Ferreira Leão e de João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

“Neste ano de 2016 em que se completam 140 anos sobre a publicação da Pharmacopêa Portugueza, a Bluepharma assinala também o seu 15.º aniversário. Por isso, a reedição desta obra, tão relevante para sua época, parece-nos uma forma bem adequada de celebrar o aniversário de uma empresa como a Bluepharma, que respeita o passado, se orgulha do presente e tem os olhos postos no futuro.”, explica Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma.


ANVISA publica Plano de Dados Abertos

No PDA, a Agência identificou como bases de maior potencial para publicação em formato aberto e as de maior interesse da sociedade:  
  • ·         A Lista de Preços de Medicamentos,  
  • ·         O Painel de Execução Orçamentária;  
  • · As Licenças de Importação em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários e  
  • ·         O Recebimento e Cadastro de Documentos.  

O documento orientará as ações de implementação e promoção de abertura de dados, no âmbito da Agência e devem obedecer aos padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações pela sociedade civil. 
Vale esclarecer que dados abertos são aqueles que qualquer pessoa pode livremente usar, reutilizar e redistribuir, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença. 

Sua elaboração vem ao encontro do disposto na Lei de Acesso à Informação, na Instrução Normativa SLTI nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos). Atende, ainda, às determinações do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Ainda aos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, entre outras normas que abordam o tema de transparência. 

O Plano possui periodicidade bienal, com possibilidade de revisões a qualquer tempo e será divulgado à sociedade por meio de publicação no Portal Brasileiro de Dados Abertos (www.dados.gov.br) e no sítio eletrônico da ANVISA (portal.anvisa.gov.br). 



Educanvisa rompe barreiras da educação e da saúde

Romper os horizontes da educação com a saúde é o lema deste ano de mais uma edição do Educanvisa, que completa uma década de realização. Nesta terça (13/12) e quarta-feira (14/12) ocorreu o Encontro Educação e Saúde: uma dose de vida saudável. 

O evento contou com a presença de diversos educadores brasileiros, que vieram compartilhar o sucesso dos projetos feitos nas escolas da rede pública de ensino. A iniciativa busca conscientizar os alunos sobre assuntos relacionados a vigilância sanitária como alimentação, higiene, medicação, dentre outros. Os estudantes devem orientar a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos nos projetos apoiados pelo Educanvisa.

Além dos professores, o evento teve a participação de especialistas, que buscaram incentivar os educadores a melhorar ainda mais os projetos desenvolvidos. Dentre as personalidades, estavam representando a Anvisa o assessor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS), Joel Majerowicz, e o gerente da Coordenação e Fortalecimento do SNVS (GGCOF), Raphael Andrade de Castro. 

Ambos desejaram as boas-vindas aos participantes e falarma sobre a importância do encontro. “Diferente dos outros anos, neste ano, os especialistas vão agregar conteúdo aos projetos apresentados. Vamos compartilhar as experiências”, ressaltou o gerente Raphael.
A Conferência Magna foi feita pela professora de saúde coletiva da Universidade de Brasília (UnB) Clélia Parreira. Ela palestrou a respeito dos caminhos e percursos para uma vida saudável. Segundo a educadora, as atividades do Educanvisa permitem que haja uma mudança na sociedade, pois o professor é um agente de transformação ao abordar questões de saúde coletiva com os alunos na sala de aula. “Saúde e educação lidam com seres humanos e têm no outro o seu objeto de trabalho”, completou.
“Um casamento que deu certo”

Para todos os educadores presentes no evento levar o Educanvisa para a escola ou local de atuação foi surpreendente. Dentre os casos de sucesso, está o relato da professora Carmem Silva Ribeiro, que dá aula na zona rural de Montes Claros, em Minas Gerais. Ela afirmou que, no início, ficou incomodada com o projeto do Educanvisa, por acreditar na falta de resultados satisfatórios, entretanto, aconteceu o contrário. Segundo a educadora, numa festinha na própria sala de aula, um aluno viu que o suco estava vencido. Para Carmem, a observação da criança é fruto de um trabalho bem-feito. “Não foi em vão, o projeto tem um futuro pela frente”, afirmou a professora.

Já segundo a coordenadora da Secretaria de Educação de Oeiras (PI), Carlane Leal, fazer parte do Educanvisa foi “um casamento que deu certo”. A educadora ao agradecer o empenho da Agência em realizar um trabalho de qualidade disse que mais escolas no município vão aderir ao projeto em 2017.

A superintendente de Vigilância Sanitária no Maranhão e coordenadora do Educanvisa também no Estado, Maria José Silva Andrade, contou que os alunos estão comprometidos em elaborar ações criativas. Uma delas foi a peça A Bela Educação e a Fera Educanvisa. Além disso, os estudantes produziram paródias e cordé.


ANVISA - Prorroga prazo de petições para avaliação de complexidade de medicamento inovadores

A Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) informa que o prazo máximo para preenchimento das petições de medicamentos inovadores para avaliação da complexidade foi prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2017. A prorrogação se deve a uma série de questionamentos apresentadas sobre o preenchimento do formulário. A Anvisa vai monitorar as petições dos medicamentos inovadores que aguardam na fila da análise de registro, para que o processo seja mais rápido. 

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