Documento traz o panorama das
atividades realizadas e os avanços obtidos pela Anvisa no ano passado.
Por: Ascom/Anvisa
Já está disponível para
consulta o Relatório de Gestão da Anvisa, com o
balanço de ações da instituição em 2019. A publicação traz um amplo e
detalhado panorama das atividades realizadas e os avanços obtidos no
período. Estruturado em cinco capítulos – governança da Anvisa,
resultado da gestão, conformidade e eficiência da gestão, demonstrações
contábeis e informações relavantes –, o material teve organização
e desenvolvimento conduzidos pela Coordenação de Planejamento e
Gestão Estratégica (CPGES) da Assessoria de
Planejamento (Aplan).
Principais
resultados
De acordo com o relatório,
em 2019 foram registrados 21 novos medicamentos para doenças
raras, maior número de aprovações desde o início das
atividades da Agência. Durante o ano, houve um total
de 772 registros de medicamentos e produtos
biológicos aprovados.
O relatório
também destaca a regularização de 24 mil dispositivos
médicos, via notificação de produtos, além
de 54,5 mil cosméticos, 5,6 mil saneantes e 113 novos registros de produtos alimentícios.
Em 2019, conforme os dados
do documento, foram realizadas 343 inspeções de verificação de boas práticas
de fabricação (BPF), além da apuração
de mais de 500 infrações sanitárias.
Ao todo, 174 normas foram
revogadas no período, por meio de medidas de simplificação
para favorecer o cumprimento de normas, ampliar a transparência e
melhorar o ambiente de negócios no campo da vigilância sanitária.
O relatório mostra
também que, em 2019, foram concedidas 7.001 autorizações de
importação de produtos à base de canabidiol. Contém, ainda,
informações sobre monitoramento e análise de eventos
adversos e queixas técnicas, entre outras.
Transformação
digital
Também houve avanços
na área de transformação digital, com a entrega de 56
serviços no portal do Governo Federal, facilitando a vida dos usuários, além
de reduzir custos
para o governo e para a sociedade. Um
exemplo disso foi a emissão de mais de 250
mil certificados internacionais de vacinação por meio
digital, um dos primeiros serviços transformados pela Anvisa,
com impacto direto na vida do cidadão.
Interação com a
sociedade
O Relatório de Gestão
2019 aponta que 85% dos protocolos abertos junto à Central de Atendimento (0800
642 9782) tiveram tratamento imediato e foram respondidos e finalizados no ato
da ligação. Também houve 14.918 atendimentos realizados via chat,
serviço implantado em 2019.
O Serviço de Informação
ao Cidadão (SIC-Anvisa) fechou o ano com o atendimento de 3.524 pedidos. Já
o e-SIC, outro canal da Anvisa, teve 3.456 protocolos abertos, com
tempo médio de resposta de 11,5 dias, bem abaixo
do prazo estabelecido por lei. Na Ouvidoria, houve o
registro de um total de 10.210 denúncias e 10.672
reclamações, além de 2.498 pedidos de informações, entre
outras demandas.
No campo da regulamentação,
foram realizadas 33 consultas públicas, quatro audiências públicas, quatro
consultas dirigidas e uma tomada pública de subsídios (TPS), entre
outras iniciativas.
Webinar e redes
sociais
Em 2019, a Anvisa realizou 66
seminários virtuais (webinars), que somaram 32 mil participações –
média de 484 por atividade. Nas redes sociais, a Anvisa fechou o
ano com 107 mil seguidores no Instagram, 93,5 mil no Facebook, 55,7
mil no Twitter, 50 mil no LinkedIn e 1,2
mil no YouTube.
Em mensagem publicada
no documento, o diretor-presidente substituto da Agência, Antonio Barra
Torres, afirma que o relatório materializa “o compromisso com a
transparência e com a prestação de contas dos resultados institucionais, em
conformidade com as orientações do Tribunal de Contas da União.”.
Confira na íntegra o Relatório de Gestão 2019.