Destaques

terça-feira, 28 de abril de 2015

ANVISA - indicação Jarbas Barbosa

Foi publicado no D.O.U,de hoje, o Despacho da Presidenta da República nº 118, de 27 de abril de 2015, o qual encaminha ao Senado Federal, para apreciação, o nome do Senhor JARBAS BARBOSA DA SILVA JÚNIOR para exercer o cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, na vaga decorrente do término do mandato do Senhor Dirceu Brás Aparecido Barbano.


Mais Médicos: para 85% da população atendida a qualidade da assistência melhorou

Pesquisa do Ministério da Saúde realizada com 14 mil pessoas mostra que a qualidade da assistência à população melhorou com a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos. Para os entrevistados, aumentou o número de consultas, o acompanhamento e a resolução do seu problema de saúde após o atendimento do médico. Os dados foram apresentados pela primeira vez na Convenção Internacional de Saúde Pública – Cuba Salud 2015, que reuniu nas duas últimas semanas deste mês, experiências de diferentes países para a promoção do acesso universal à saúde.
Este ano, o Programa Mais Médicos chegará a um total de 18.247 médicos em mais de 4 mil municípios, 72% de todas as cidades do país, ampliando a assistência em atenção básica para 63 milhões de brasileiros. As entrevistas para o estudo foram realizadas entre novembro e dezembro de 2014 em 699 municípios atendidos pela iniciativa por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ipespe.
“Antes, não tínhamos a possibilidade de garantir a cerca de 63 milhões de brasileiros o acesso à atenção primária na saúde. Com o Mais Médicos, que conta com a cooperação da OPAs, nós temos efetivamente garantido a cada brasileiro o direito de uma atenção primária qualificada. Por meio do Programa, conseguimos levar profissionais onde vivem as pessoas com maior vulnerabilidade, nas periferias das grandes cidades brasileiras, nos quilombolas, assentamentos rurais, aldeias indígenas, na floresta amazônica, onde os brasileiros precisam de médicos”, disse o ministro Arthur Chioro.
MAIS ASSISTÊNCIA – Do total de entrevistados, 85% disseram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos. Um índice alto de usuários (87%) apontou que a atenção do profissional durante a consulta melhorou e 82% afirmaram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde.
Nas perguntas em que o entrevistado respondeu de forma espontânea sobre as melhorias que o Programa trouxe nos serviços de saúde, 41% dos entrevistados citaram o aumento do número de consultas, 35% disseram que os médicos estão mais atenciosos e 8% destacaram que o tempo das consultas é maior. Já sobre os pontos positivos promovidos pelo Programa, 60% destacou a presença constante do médico e o cumprimento da carga horária e 46% disseram que o acesso às consultas melhorou. Entre os desafios do atendimento nos municípios, 63% destacaram a falta de especialistas e 45% falaram da demora para conseguir exames.
“A pesquisa demonstra que quanto mais tempo o médico estava no municípios, maior é o percentual de pessoas que estavam muito satisfeitos com o Programa. A tendência de avaliação do Mais Médicos é de melhor”, destacou o o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Hêider Pinto, que é responsável pela iniciativa. “A pesquisa reforça o sucesso do Programa para a população, os gestores e os próprios médicos que dele participam. Esses três grupos estabeleceram notas médicas de 9,0, 8,7 e 9,1, respectivamente. É uma avaliação muito positiva, que corresponde a alta adesão de municípios, mais de 70% das cidades de todo o país hoje participam da iniciativa, e o porquê de os médicos brasileiros agora ocuparem 90% das vagas”, completou.
O Programa Mais Médicos conta com a atuação de médicos brasileiros e estrangeiros, que se inscreveram no edital da iniciativa, e de médicos cubanos, cuja participação foi viabilizada por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). São mais de 11 mil médicos que estão atuando por meio deste acordo.
Na expansão realizada este ano por meio de novo edital, em que foram disponibilizadas mais 4.146 vagas para médicos, 92% delas foram preenchidas por médicos brasileiros, a maior adesão desses profissionais desde o início do Programa.
Além do provimento emergencial de médicos, o Mais Médicos também prevê investimento na infraestrutura e formação profissional. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil UBS e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de 943 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em relação à expansão e reestruturação da formação médica estão previstas a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018, com o foco nas áreas prioritárias para o SUS.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – Durante o Cuba Salud, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou outras cooperações realizadas pelo governo brasileiro na área da saúde. Atualmente, o país já realizou 108 projetos de cooperação, sendo que 44 em execução e 10 em negociação. Do total de projetos, 42% estão localizados na América do Sul. Entre as ações, além do Mais Médicos, destacam-se projetos na área de saúde bucal, implantação de bancos de leite, além de pesquisa e desenvolvimento.



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Farmanguinhos comemora trinta e nove anos de produção

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) foi criado em 23 de abril de 1976. Desde então, não parou de exercer papel de destaque em pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos essenciais para a população brasileira. Atualmente, além de parcerias com os setores público e privado nacionais, Farmanguinhos tem acordos de transferência de tecnologia com países da África, Ásia e da Europa.
Ao longo de sua história, Farmanguinhos produziu um total de quase 20 bilhões de unidades farmacêuticas. Até 31 de dezembro de 2014, o Instituto atingiu precisamente a marca de 19.043.745.970 unidades produzidas. Nesses 39 anos de atividade ininterrupta, várias foram as mudanças no perfil de medicamentos da unidade, englobando dezenas de categorias, de acordo com as necessidades da população brasileira.
Sulfato ferroso foi o primeiro medicamento a ser produzido por Farmanguinhos, em 1979. Na ocasião, a planta industrial estava situada no campus de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. Mais de uma década após o início da fabricação, a unidade desconhecia como comprimir o produto. A presença deste medicamento é tão significativa para a história de Farmanguinhos que o sanitarista Sérgio Arouca, quando presidiu a Fiocruz (1985-89), denominava a unidade de “padaria do sulfato ferroso”.
Atualmente, Farmanguinhos desenvolve pesquisas sobre fármacos e produz medicamentos, e também é um dos principais atores na condução de políticas públicas para a recuperação da indústria farmoquímica nacional, por meio de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Além de fortalecer este segmento, Farmanguinhos nacionaliza a tecnologia de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), como antirretrovirais, oncológicos, imunossupressores, antiasmáticos, hipoglicemiantes, dentre outros.
Confira aqui a linha cronológica que mostra a evolução da unidade, tanto em números, quanto em qualidade, entre 1976 e 2000.


Primeiro medicamento biológico por comparabilidade é registrado pela Anvisa

A Anvisa aprovou o primeiro medicamento biológico pela via de desenvolvimento por comparabilidade. O registro do biotecnológico Remsima (infliximabe) foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27/04).

O exercício de comparabilidade foi avaliado para demonstrar a similaridade entre o Remsima e o produto biológico comparador, o Remicade. Esse processo foi necessário porque, de acordo com as regras previstas na RDC 55/2010, o produto biológico que se pretende registrar por essa via de desenvolvimento deve ser analisado tendo por base o produto biológico comparador (produto biológico novo).

Durante a avaliação, todas as etapas para o registro – como análise da tecnologia farmacêutica, eficácia e segurança – foram cuidadosamente mantidas.

O Remsima foi aprovado para as seguintes indicações terapêuticas:
- Artrite reumatoide;
- Espondilite anquilosante;
- Psoríase;
- Artrite psoriásica;
- Doença de Crohn em adultos;
- Doença de Crohn pediátrica;
- Doença de Crohn Fistulizante,
- Colite e Retocolite ulcerativa.

Centro da Microsoft no Tecpar abre edital para seleção de empresas patrocinadoras

Segue aberto até a quarta-feira (29) o processo seletivo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para que empresas possam patrocinar o Programa Students to Business (S2B), capacitação voltada a estudantes promovida pelo Centro de Inovação da Microsoft (MIC) instalado no instituto. As empresas que patrocinarem o evento terão uma série de benefícios ao longo dos dois meses do treinamento.

O objetivo do programa Students to Business é capacitar estudantes nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e aproximá-los das empresas patrocinadoras, que poderão ofertar oportunidades de estágio ou emprego. O curso é gratuito e vai capacitar estudantes em duas linhas: Desenvolvimento de Sistemas e de Infraestrutura de TI.  Esta é a primeira vez que o MIC-Tecpar faz a capacitação. 

Para patrocinar o evento, a empresa deve ser pessoa jurídica ou física estabelecida no país, não estar cumprindo suspensão temporária de participação e impedimento de contratar com a Administração Pública e não ter sido declarada inidônea. O MIC-Tecpar oferece quatro cotas de patrocínio, que, ao todo, são limitadas a 20 empresas.

Entre os benefícios, a empresa patrocinadora poderá promover sua marca, participar da aula inaugural, conhecer os currículos dos estudantes e ter um espaço exclusivo na Feira de Empregos promovida ao término do programa. A empresa interessada pode acessar o edital pelo site everest5.tecpar.br/informa/S2B_Edital_de_Patrocinio.pdf e entregar o envelope com a proposta até as 9h do dia 29 de abril.

De acordo com Rogério Oliveira, gerente do Tecpar Informação e coordenador do MIC-Tecpar, a primeira edição do programa conta com 500 inscritos, número que equipara o MIC instalado no Tecpar aos MICs mais experientes do Brasil.

“Para as empresas de TI, o S2B é um excelente motor no desenvolvimento de competências e uma grande oportunidade para captação dos alunos formados durante as aulas. As empresas patrocinadoras terão acesso prioritário à lista destes alunos caso tenham interesse em oferecer oportunidades de estágio ou emprego. Além disso, o desempenho de cada um durante as aulas poderá ser conhecido pelo patrocinador”, ressalta Oliveira.

A aula inaugural e a prova classificatória para os estudantes estão previstas para serem realizadas no dia 20 de maio. Em seguida, os classificados poderão participar de uma capacitação de 80 horas/aula cada, em Desenvolvimento de aplicativos ou em Infraestrutura de TI. No dia 29 de junho está prevista a formatura dos aprovados e, no dia seguinte, a Feira de Empregos, momento em que as empresas poderão oferecer oportunidades aos recém-capacitados.

MIC-Tecpar
A Microsoft e o Tecpar assinaram em 2013 o termo de instalação do Centro de Inovação da Microsoft (MIC) no instituto, como parte da iniciativa global da empresa em promover o uso de tecnologia em prol da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e suas habilidades, especialmente os jovens. 

A novidade do MIC no Paraná, em comparação com os outros centros instalados no Brasil, é a participação das universidades estaduais. Pela parceria, ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelas Universidades Estaduais para áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. 

Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.

IVO BUCARESKY, é designado pelo Ministro da Saúde para exercer o encargo de substituto do Diretor-Presidente ANVISA

GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 487, DE 24 DE ABRIL DE 2015
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no parágrafo único do art. 13 o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, resolve:
Designar IVO BUCARESKY, para exercer o encargo de substituto do Diretor-Presidente CD I, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nos impedimentos e afastamentos legais, temporais e eventuais, ficando dispensado do referido encargo, a pedido, JAIME CÉSAR DE MOURA OLIVEIRA.
ARTHUR CHIORO


JAIME CÉSAR DE MOURA OLIVEIRA é exonerado do cargo de diretor da ANVISA em virutude de renúncia , a partir de 27 de abril de 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE
DECRETO DE 24 DE ABRIL DE 2015
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 9º da Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, resolve
EXONERAR
JAIME CÉSAR DE MOURA OLIVEIRA do cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, em virtude de renúncia, a partir de 27 de abril de 2015.
Brasília, 24 de abril de 2015; 194o da Independência e 127º da República.
DILMA ROUSSEFF
Arthur Chioro


Registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis

DIRETORIA COLEGIADA
RESOLUÇÃO - RDC No- 15, DE 24 DE ABRIL DE 2015
Dispõe sobre os requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis e dá outras providências.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere os incisos III e IV, do art. 15 da Lei n.º 9.782, de 26 de janeiro de 1999, o inciso V, e §§ 1° e 3° do art. 5º do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 650 da ANVISA, de 29 de maio de 2014, tendo em vista os incisos III, do art. 2º, III e IV, do art. 7º da Lei nº 9.782, de 1999, o Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação da Agência, instituído por meio da Portaria nº 422, de 16 de abril de 2008, e conforme deliberado em reunião realizada em 22 de abril de 2015, adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente Substituto, determino a sua publicação:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS
Art. 1º Esta Resolução estabelece os requisitos técnicos relativos à formulação, segurança e rotulagem para a concessão de registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis, neste regulamento designados "produtos infantis".
Art. 2º Esta Resolução se aplica a todos os produtos destinados ao público infantil.
§1º Considera-se público infantil crianças entre 0 (zero) e 12 (doze) anos incompletos.
§2º O disposto nesta Resolução não exclui a observância de outros regulamentos previstos na legislação sanitária, pertinentes aos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Art. 3º As categorias e grupos previstos para o público infantil estão descritos no Anexo I.
§1º Para fins de regularização sanitária, novas categorias poderão ser avaliadas e regularizadas, desde que seja comprovada a segurança e justificada a pertinência de uso no público infantil.
§2º Os requisitos específicos para os produtos infantis estão descritos no Anexo II.
Art. 4º Os produtos previstos no Anexo I, indicados concomitantemente ao público infantil e adulto, devem atender aos requisitos específicos para produtos infantis estabelecidos no Anexo II.
Art. 5º Além de atender aos requisitos desta Resolução, os protetores solares destinados ao público infantil devem atender a Resolução RDC nº 30, de 1º de junho de 2012, e suas atualizações, e os repelentes de insetos devem atender a Resolução RDC nº 19, de 10 de abril de 2013, e suas atualizações.
CAPÍTULO II
DA FORMULAÇÃO
Art. 6º A formulação deve, obrigatoriamente, constituir-se de ingredientes próprios e seguros para a finalidade de uso proposta, levando-se em conta os possíveis casos de ingestão acidental.
Art. 7º Os aromatizantes, flavorizantes e fragrâncias ou composições aromáticas, eventualmente, utilizados na formulação destes produtos devem atender a Resolução RDC nº 03, de 20 de janeiro de 2012, e suas atualizações, que estabelece os critérios para a sua utilização.
Art. 8º Os parâmetros microbiológicos devem atender à Resolução nº 481, de 23 de setembro de 1999, e suas atualizações, que estabelece os "Parâmetros para Controle Microbiológico de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes".
Art. 9º A remoção do produto deve ocorrer de forma fácil, como, por exemplo, pela simples lavagem com água, sabonete, xampu ou demais preparações contendo tensoativos.
Art. 10. Com o objetivo de evitar a ingestão do produto, é permitida a utilização de ingredientes com função desnaturante (gosto amargo), desde que seu uso seja seguro.
Art. 11. Os produtos de uso adulto: sabonetes, produtos para limpeza e higienização, com ação antisséptica, poderão ser extensivos ao uso infantil, desde que atendidos os requisitos estabelecidos no Anexo II.
§1º Os produtos destinados à higienização das mãos contendo álcool em sua formulação, tais como álcool-gel, poderão ser extensivos ao uso infantil, desde que atendam aos requisitos estabelecidos no Anexo II para produto para higienização/limpeza.
§2º Os produtos de que trata este artigo não poderão ter em suas embalagens e material publicitário apelos infantis.
Art. 12. Os desodorantes, pédico e axilar, poderão ter ingredientes antissépticos em sua composição, desde que sejam seguros.
Parágrafo único. Os desodorantes do tipo axilar e pédico não poderão conter em suas composições ingredientes de ação reguladora do fluxo de suor (antiperspirantes).
CAPÍTULO III
DA EMBALAGEM E ROTULAGEM
Art. 13. Os dizeres de rotulagem devem atender, além do estabelecido nesta Resolução, as demais resoluções pertinentes que estabeleçam requisitos sobre rotulagem obrigatória e rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Art. 14. A embalagem do produto deve ser isenta de partes contundentes, partes que possam ser facilmente destacadas das embalagens e engolidas e de constituintes tóxicos.
Art. 15. Os produtos infantis não poderão ser apresentados sob a forma de aerossol.
CAPÍTULO IV
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 16. Fica revogada a Resolução RDC nº 38, de 21 de março de 2001, 12 (doze) meses após a publicação desta Resolução.
§1º Os produtos infantis fabricados anteriormente a esta Resolução poderão ser comercializados até o final dos seus prazos de validade.
§2º As empresas fabricantes e importadoras de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes já poderão requerer registro, revalidação ou alteração de registro de seus produtos com fundamento nesta Resolução, sem prejuízo da necessidade de observância da data referida no caput.
Art. 17. O descumprimento das disposições contidas nesta Resolução constitui infração sanitária, nos termos da Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.
Art. 18. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JAIME CÉSAR DE MOURA OLIVEIRA

Os anexos estão disponíveis no link: 


domingo, 26 de abril de 2015

Apresentação de propostas de projeto de PDP 2015 e relatórios de acompanhamento

Em linha com os informes técnicos amplamente divulgados pelo MS/SCTIE, cujos links estão disponíveis abaixo para acesso a integra dos documentos, gostaria destacar:

As propostas de projeto de PDP devem ser protocoladas por meio de expediente físico, até 30/04/2015, devidamente assinadas pelas partes e entregue pela instituição pública no Apoio Administrativo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Apoio/SCTIE) do Ministério da Saúde, dirigido ao Senhor Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, no seguinte endereço:

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS
Esplanada dos Ministérios. Bloco G, Ed. Sede, 8º Andar – Apoio Administrativo
CEP: 70.058-900 – Brasília/DF
A/c.: Senhor Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Considerando como responsabilidade da instituição pública proponente e executora da PDP o envio ao Ministério da Saúde, especificamente à SCTIE/MS, de relatórios de acompanhamento quadrimestrais para os projetos de PDP aprovados, demostrando as atividades executadas do projeto, em andamento e previstas, apresentando justificativas fundamentadas em caso de alteração do cronograma apresentado no projeto executivo;
5. Os relatórios de acompanhamento para cada PDP estabelecida pelas Instituições Públicas devem ser programados e enviados à SCTIE/MS nos seguintes prazos:
a) relatório do 1º quadrimestre: até 30 de abril do ano em exercício;
b) relatório do 2º quadrimestre: até 31 de agosto do ano em exercício; e
c) relatório do 3º quadrimestre: até 31 de dezembro do ano em exercício.

Para elaboração do relatório do 1º quadrimestre de 2015, a ser entregue até 30/04/2015, deve ser utilizado o modelo de relatório de acompanhamento enviado às Instituições Públicas pelo Ofício Circular nº 01/2013/DECIIS/SCTIE/MS, de 22/03/2013.

O modelo de relatório de acompanhamento a ser utilizado encontra-se disponível, em anexo, ou no link:  http://portalsaude.saude.gov.br/images/zip/2015/marco/25/Relat--rio-de-Acompanhamento-Modelo-no-site-em-25-03-2015.zip




Permanecendo a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.




sábado, 25 de abril de 2015

Inscrição no 1º Workshop da Colaboração Fiocruz - Universidade de Exeter em ATS


1º Workshop da Colaboração Fiocruz - Universidade de Exeter (Reino Unido) em Avaliação de Tecnologias em Saúde

Datas: 11, 13, 14 e 15 de maio de 2015
Horário: 08:30 a 17:00h.
Local: Auditório da Vice Direção de Ensino do INI / IPEC

Obs.: as apresentações serão em inglês.

Serão oferecidas 50 vagas no total. Caso a procura exceda a disponibilidade, a seleção será feita em função da possibilidade de aplicação futura dos assuntos discutidos.

link para Inscrição:



Brasil e Coreia avançam em ações para a facilitação do comércio bilateral

Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) e do Comércio, Indústria e Energia da Coreia (MOTIE, na sigla em inglês) assinaram, às 11h da manhã do dia (24), dois memorandos de entendimento com foco na facilitação do comércio e na promoção de investimento e cooperação entre pequenas e médias empresas.

Ivan Ramalho, ministro interino da pasta brasileira, assina os documentos com o titular coreano, Yoon Sang-jick, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença das presidentas Dilma Rousseff e Park Geun-hye.

Um dos documentos estabelece esforço conjunto de Brasil e Coreia no incentivo ao uso de guichês únicos de comércio exterior e à promoção do comércio sem papel. Na avaliação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, a automatização de processos colabora para a facilitação das exportações e o aumento do volume exportado pelo setor privado, criando ambiente amigável para o comércio exterior. Em abril de 2014, a Secex lançou o Portal Único de Comércio Exterior do Brasil, ferramenta que segue em linha com a política de single window, já utilizada por muitos países. O Portal unifica processos para a realização de operações de exportação e importação em uma única plataforma. O memorando prevê ainda que técnicos dos dois países promoverão o compartilhamento de conhecimento, no que diz respeito à infraestrutura nacional coreana de comércio sem papel (Sistema “uTradeHUB”) e brasileira do Portal Único.

Micro e pequenas empresas

O fomento às micro e pequenas empresas também está previsto na agenda bilateral. Duas pastas do Brasil e duas da Coreia vão assinar um memorando de entendimento com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a promoção de empresas de micro e pequeno porte dos setores de comércio, serviço e indústria. Além do MDIC e MOTIE, participam da assinatura deste documento a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas e a entidade coreana que administra micro e pequenas empresas (The Small and Medium Business Administration of the Republic of Korea).

MDIC lança edição 2015 do programa Inovativa em SP

O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, lançará, às 15h da próxima segunda-feira (27), a edição 2015 do programa Inovativa, em evento na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Durante o encontro, serão promovidas discussões sobre o desenvolvimento do ambiente de inovação no Brasil, com foco em mentoria e na relação de startups e grandes empresas.


Painéis:

Importância da mentoria para o desenvolvimento de negócios inovadores
•    Felipe Fornaziere – Siemens
•    Bruno Balbinot – Ambar Brasil
•    Diogo Fernandes – Smarti9
•    Cassio Spina – Anjos do Brasil
•    Moderação: Marcos Vinícius Souza – MDIC

Inovação aberta – integração de startups e grandes empresas
•    Marcelo Frontini – Bradesco
•    Ruhan Barreto – easySubsea
•    Naldo Dantas – Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras)
•    Peter Seiffert – Embraer
•    Moderação: Leandro Carioni – Fundação Certi

O Inovativa é um programa de capacitação, mentoria e conexão para negócios inovadores, gratuito e de abrangência nacional. Coordenado pela Secretaria de Inovação do MDIC, o Inovativa tem o objetivo de apoiar empreendedores na transformação de iniciativas inovadoras – de todos os setores tecnologia, saúde, educação, indústria, serviços – em negócios de sucesso. Acesse: http://www.inovativabrasil.com.br

Serviço
Lançamento do Inovativa edição 2015
Local: Fiesp – Avenida Paulista, 1313 // 4º andar.
Data: 27 de abril de 2015
Horário: 15 horas

Calendário Agenda