Destaques

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Bancada da saúde critica PEC do orçamento impositivo por baixo investimento no setor

Deputados da bancada da saúde criticaram os limites para investimento no setor previstos na PEC do orçamento impositivo (358/13). A proposta obriga o governo a pagar as emendas orçamentárias individuais de parlamentares; e prevê um percentual mínimo de aplicação dareceita corrente líquida da União em ações e serviços públicos de saúde.
A bancada da saúde defende a obrigatoriedade do pagamento dessas emendas, mas quer retirar do texto o limite de investimento do governo federal para o setor.
O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que a proposta tem o objetivo de desmobilizar o movimento que defende a aplicação de 10% da receita bruta na saúde. “Vamos defender que esse ponto seja retirado com destaques supressivos. O Senado colocou na nossa proposta limpa e saudável essa medida que não podemos aceitar”, disse.
Para o deputado Esperidião Amin (PP-SC), a proposta virou um “Frankenstein”. “Isso não é um acordo, é uma capitulação”, disse. Já o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) afirmou que a proposta vai reduzir o orçamento da saúde nos próximos anos, já que as mudanças no limite deverão ser feitas por meio de emenda constitucional.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que apresentou números que apontam a redução dos investimentos na saúde. Ele também criticou o fato de a definição dos limites da saúde ser retirada de uma lei complementar e tratada como matéria constitucional. “A presidente vai dizer que quer aumentar os gastos com saúde, mas não pode porque os parlamentares aprovaram uma PEC, e isso só pode ser tratado por PEC”, disse.
A bancada defende a retirada desse ponto na fase dos destaques. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), por outro lado, defendeu a medida. Ele explicou que a PEC foi fruto de um acordo entre todos os líderes partidários. “Essa proposta foi enriquecida com um acordo que estabeleceu recursos para a saúde, não estamos diminuindo”, declarou.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carol Siqueira

Edição – Pierre Triboli



A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda