Nesta quinta-feira (29), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara realiza uma audiência pública para debater a regulamentação e o controle do uso indiscriminado de antibióticos como proteção à saúde pública. O debate foi solicitado pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que também preside a CSSF. A audiência acontece no anexo II da Câmara, plenário 07, a partir das 09h30.
Participam do encontro Dirceu Brás Barbano, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Paulo Gadelha, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representante do Ministério da Saúde. Consumo de antibióticos no Brasil O consumo de antibióticos no País cresce em ritmo de aproximadamente 5% ao ano. Em 2011 saiu de 90,3 milhões para 94,7 milhões de unidades. O aumento aconteceu depois que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir a retenção de receita para a venda desses remédios. |
A norma proibindo a venda de antibiótico sem receita foi publicada pela Anvisa em outubro de 2010 e passou a valer um mês depois. O objetivo da medida era reduzir a automedicação e o risco de resistência bacteriana.
Para especialistas, o aumento nas vendas é resultado do crescimento natural do mercado farmacêutico e da melhora da economia: o brasileiro tem mais acesso aos planos de saúde, vai mais ao médico e, consequentemente, compra mais remédio.
Os números foram levantados pela IMS Health, consultoria especializada no mercado farmacêutico, para o Jornal Estado de S. Paulo, e leva em consideração a venda para o consumidor final, em farmácias.
Pedro Calvi / Assessoria CSSF
0 comentários:
Postar um comentário