Destaques

sábado, 30 de dezembro de 2017

HEMOBRÁS, Ministro da Saúde empenha R$ 195.534.000,00 para integralização de capital

O Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros, autorizou, ontem(29) a integralização do capital da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás, no valor R$ 195.534.000,00.

A transação eletrônica da Nota de empenho foi registrada no SIAFI2017 no último dia 29, sob o Nº 2017NE000030, emitido pelo MS/UG 250005, sob Gestão do Tesouro Nacional, originário da fonte 0151000000 ND 459085.

Igualmente, o Governo Federal cobra do Estado de Pernambuco a efetivação de sua participação no capital social da Empresa, a regularização e incorporação da área da planta no ativo da Hemobrás.  Os recursos são destinados, prioritariamente, à conclusão da área de fracionamento de plasma, almoxarifados, controle de qualidade e linha de envase. Reduzindo, de imediato, a dependência de armazéns externos, alugados para guardar o plasma industrial que deverá ser processado durante o próximo ano, e, permitindo que a planta inicie algumas etapas da produção ainda no exercício de 2018.   

O Ministério da Saúde, cumpre com grande esforço orçamentário, seu compromisso para concluir este projeto estratégico, que ainda necessitará contar com parcerias tecnológicas, locais e internacionais, para viabilizar a disponibilização de medicamentos com registros sanitários na ANVISA, e, que realize a transferência de tecnologia para a produção de hemoderivados, oriundos do plasma humano coletado por doações espontâneas.

A União que já investiu na Hemobrás mais de 1 bilhão de Reais, agora disponibiliza os recursos necessários para concluir o empreendimento e se capacitar a realizar o fracionamento do plasma, que quando estiver operando, poderá gerar economia superior a 300 Milhões de Reais, por ano ao SUS, reduzindo a dependência da importação de medicamentos na busca da sonhada autossuficiência do Brasil na questão dos hemoderivados.

A Empresa, também, trabalha na atualização do planejamento estratégico para redimensionar a capacidade produtiva, bem como, na avaliação do futuro portfólio, verticalizando e otimizando a infraestrutura disponível, para produzir outros medicamentos e insumos estratégicos destinados ao SUS, alinhado e em sinergia com parcerias locais e internacionais poderá ter aumentado seu faturamento ao mesmo tempo que compartilha o mercado global de hemoderivados com outras Instituições Públicas.

A Política pública, transversal, apartidária, colocada a serviço do País, sem questões, regionais, paroquiais ou eleitoreiras, implementada com gestão eficaz, segura, dirigida com mãos de ferro que proporciona a busca da autossuficiência do País na produção hemoderivados, induz o crescimento do parque tecnológico do Pais, em sinergia verticalizada entre Instituições Públicas, aptas a receber e absorver conhecimento através das transferências de tecnologias, minimizando os riscos, incentivando a competitividade saudável entre os produtores públicos e seus parceiros privados, em prol da redução de custos para o SUS que proporcionam a ampliação do acesso da população a modernos e eficazes tratamentos.

No futuro breve, o Brasil contará com pelos menos dois fabricantes estratégicos para cada produto prioritário do SUS, como tem sido anunciado no GECIS, e, já efetivado com os medicamentos monoclonais e as insulinas, ocorrerá, também, na implementação gradativa das políticas preconizadas pelo novo Marco Regulatório das Parcerias Público Privada publicado no Decreto Nº 9.245, de 20 de dezembro de 2017, que oficializou a possibilidade de se realizar parcerias estratégicas através de diferentes modelos de negócios, flexibilizando a efetiva participação dos parceiros tecnológicos, dispostos a realizar investimentos no Brasil.

Outros investimentos estão sendo realizados no âmbito do SINASAN com a modernização da plataforma NAT, a implementação da plasma vírus inativado, a construção de plantas que proporcionarão o domínio das plataformas tecnológicas para cultura e produção dos monoclonais recombinantes. Os modelos de negócios e contratos possíveis, a partir do Decreto do novo Marco Regulatório, abriram as portas do País receber mais parceiros tecnológicos e maiores investimentos no Complexo Industrial e Econômico da Saúde, assegurado pelo poder de compra do Estado.


Projeto amplia recursos do petróleo para educação e saúde

A Câmara analisa o Projeto de Lei 9002/17, do Senado, que destina recursos do petróleo para as áreas de saúde e educação, e prevê ainda o repasse de parte dos recursos dos chamados bônus de assinatura, valores que a empresa vencedora de uma licitação paga à União antes de começar a explorar uma jazida.

O projeto altera a Lei do Pré-Sal (Lei 12.351/10), que criou o Fundo Social, destino dos recursos da exploração do pré-sal que cabem à União, como royalties e participações especiais.

Pela lei, 50% das receitas totais do fundo devem ir para a educação e para a saúde. No caso dos repasses para a educação, que fica com 75% do total destinado, a proposta do Senado determina que esse dinheiro atenda apenas à Educação Básica.

A legislação atual já determina a transferência de parcela do valor do bônus de assinatura para o Fundo Social, mas não estabelece o montante. O texto do Senado prevê o repasse do valor após o desconto da parcela destinada à empresa pública a ser criada para fazer a gestão desse tipo de contrato.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-9002/2017
Da Redação - RM
Com informações da Agência Senado

Mudanças no processo de registro reduzem fila

O ano de 2017 começou com um grande desafio para a Anvisa: cumprir os prazos da Lei 13.411/2016, publicada em 28 de dezembro do ano passado. Há um ano, a nova lei definiu prazos de 120 dias para o registro de medicamentos prioritários e 365 para processos ordinários, sendo que naquele momento o prazo de similares e genéricos ultrapassava facilmente esses tempos.

Se 2017 foi desafio, 2018 será a hora da recompensa, com a perspectiva de zerar a fila e adequar todos os processos aos novos prazos da lei. A expectativa é de que, em alguns meses, todas as petições de medicamentos genéricos e similares estejam dentro do prazo.
A nova regra provocou uma reflexão sobre como as atividades na área de medicamentos eram realizadas e o impacto disso para a sociedade e a economia do país. Apesar dos avanços promovidos em anos anteriores no processo de avaliação de medicamentos, a Lei 13.411/2016 exigiu da equipe da Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED) uma transformação mais radical e impactante.

Tratar o passivo da Anvisa em 365 dias foi uma tarefa ousada. Os processos existentes foram separados em quatro grupos. Da divisão realizada em julho de 2017 em grupos de análise de genéricos e similares, por similaridades, atualmente temos 13 processos no grupo I, 60 processos no grupo II, oito processos no grupo III e 363 processos no grupo IV, totalizando 444 processos na fila para análise.

Essa ação faz parte do P1 do Planejamento Estratégico da Anvisa e deve ser expandida para outras áreas de registro de produtos em 2018.

Todos os colaboradores da Anvisa, especialmente a equipe da GGMED, continuam empenhados para que a estratégia traçada seja cumprida. Em 2018 haverá ainda mais trabalho.


#2018SemFila


Ministério da Saúde destina R$ 250 milhões para compra de equipamentos de saúde bucal

Verba pode ser usada pelos municípios para aquisição de equipamentos, como cadeira odontológica, compressor, autoclave, aparelho de Raio-x e fotopolimerizador para as unidades de saúde básicas

O Ministério da Saúde está destinando R$ 250 milhões para melhorar a assistência à saúde bucal no país. A verba é para a compra de equipamentos e material permanente de saúde bucal de municípios, de todas as regiões do país. A liberação do recurso foi publicada na portaria 3.815, de 26 de dezembro de 2017. O investimento contribui para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

Os recursos podem ser usados para aquisição de diversos equipamentos, como cadeira odontológica, mocho, compressor, autoclave, aparelho de Raio-x, fotopolimerizador e amalgamador. A compra dos equipamentos é mais um reforço na execução da Política Nacional de Saúde Bucal e dá suporte à ampliação e qualidade do trabalho das Equipes de Saúde Bucal, que atuam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Elas são responsáveis por realizar, minimamente, ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, orientadas pela premissa da resolutividade de pelo menos 80% das demandas apresentadas pelos cidadãos.

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 344,3 milhões para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal pelo SUS, em todo o Brasil. Deste total, R$ 89,9 milhões são relativos ao custeio de 2.299 novas Equipes de Saúde Bucal. Outros R$ 2,6 milhões foram destinados à aquisição de 17 Unidades Odontológicas Móveis e R$ 1,9 milhão ao custeio de 34 equipes de UOMs, que aguardavam credenciamento para recebimento da contrapartida federal. Para a aquisição das cadeiras odontológicas, a pasta destinou R$ 250 milhões.

O Ministério da Saúde investiu R$ 1,78 milhão em novembro deste ano para implantação de 35 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em 14 estados. São unidades de saúde com atendimentos especializados, preparadas para oferecer diagnóstico com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Ainda em novembro, a pasta também fez a entrega simbólica de 2,6 milhões de kits de saúde bucal para comunidades indígenas de todo o Brasil. Foram adquiridos para os 34 DSEIs um total de 2,6 milhões de kits de higiene bucal, contendo creme, escova e fio dental, num investimento total de R$ 3,98 milhões.

Por Carolina Valadares, da Agência Saúde


sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Opine sobre a regulação de suplementos alimentares

A Anvisa está propondo um novo marco regulatório para suplementos alimentares. O primeiro passo foi definir esta categoria de produtos, que apesar de ser amplamente reconhecida pelo consumidor e ser adotada em outros países, não está prevista na legislação sanitária brasileira.

A definição proposta considera suplementos alimentares todos os produtos de ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados.
Nesse sentido, a proposta regulatória pretende reunir na categoria de suplementos alimentares os produtos que atualmente se encontram disciplinados em seis categorias de alimentos, além de alguns produtos enquadrados como medicamentos específicos que possuem indicação de suplementação.

Mudanças
Além de dar um delineamento regulatório mais racional, a proposta traz importantes inovações na forma de avaliar a segurança e eficácia dos produtos enquadrados como suplementos. Em outras palavras, no intuito de tornar as práticas de mercado mais equitativas e favorecer o controle das autoridades sanitárias, a proposta de regulamento define claramente o que pode estar contido em um suplemento, os limites mínimo e máximo de cada constituinte e as alegações que podem ser realizadas, por meio da adoção de listas positivas.

Chegar aos critérios para a definição dessas listas prescritivas exigiu um amplo debate com aqueles diretamente impactados, com discussões baseadas em fundamentos científicos.
O resultado desse trabalho agora está disponível para contribuições de toda a sociedade, na forma de consultas públicas. Reconhecendo a complexidade e abrangência da proposta, foram concedidos 90 dias para o recebimento de contribuições. São 6 propostas de regulamentos, apresentadas abaixo:
Número da Consulta Pública
Ementa
CP 454/2017
Dispõe sobre os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos alimentares.
CP 457/2017
Estabelece as listas de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares.
CP 458/2017
Altera a Resolução RDC nº 27, de 6 de agosto de 2010, que dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.
CP 459/2017
Estabelece os requisitos para comprovação da segurança e dos benefícios à saúde dos probióticos.
CP 460/2017
Altera a Resolução - RDC nº 24, de 14 de junho de 2011, a Resolução - RDC n° 107, de 5 de setembro de 2016 e a Instrução Normativa - IN n° 11, de 29 de setembro de 2016 e regulamenta o registro de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas de uso oral, classificados como medicamentos específicos.
CP 546/2017
Estabelece os requisitos sanitários dos suplementos alimentares.

Como participar
Os formulários para envio das contribuições estarão disponíveis a partir de 8 de janeiro no seguinte endereço:http://portal.anvisa.gov.br/consultas-publicas#/.

Se você precisa de orientações sobre o envio de contribuições ou quer conhecer o processo regulatório mais detalhadamente, confira a página dedicada a esse tema: http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/processos-regulatorios



GOLIMUMABE - MS compra por inexigibilidade da JANSSEN por Valor Global: R$ 108.201.658,08

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 53/2017 - UASG 250005 Nº Processo: 25000443297201781 .
Objeto: Aquisição de GOLIMUMABE 50MG. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Inciso I da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.
Justificativa: Contratação direta frente à inviabilidade de competição do objeto contratado. Declaração de Inexigibilidade em 27/12/2017. EDUARDO SEARA MACHADO POJO DO REGO. Coordenador Geral de Aná- lise Das Contratações de Insumos Estratégicos para Saúde. Ratificação em 27/12/2017. DAVIDSON TOLENTINO DE ALMEIDA. Diretor do Departamento de Logística em Saúde.
Valor Global: R$ 108.201.658,08. CNPJ CONTRATADA : 51.780.468/0002-68
JANSSEN-CILAG FARMACEUTICA LTDA.
(SIDEC - 28/12/2017) 250110-00001-2017NE800177


Reagente Para Diagnóstico Quantitativo RNA VIRAL HIV I, Por Tempo Real, MS compra da ABBOTT por R$11.773.087,14

EXTRATO DE CONTRATO Nº 185/2017 - UASG 250005 Nº Processo: 25000472965201788. PREGÃO SRP Nº 33/2017.
Contratante: MINISTERIO DA SAUDE -.CNPJ
Contratado: 56998701003212. Contratado : ABBOTT LABORATORIOS DO BRASIL LTDA.
Objeto: Reagente Para Diagnóstico Clínico, Conjunto Completo Para Automação, Quantitativo RNA VIRAL HIV I, Por Tempo Real, Teste. Fundamento Legal: Lei 8.666/93, Lei 10.520/02 e Decreto 7.892/13. Vigência: 27/12/2017 a 26/12/2018.
Valor Total: R$11.773.087,14. Fonte: 6153000000 - 2017NE801717. Data de Assinatura: 27/12/2017. (SICON - 28/12/2017) 250110-00001-2017NE800119



VITAMINA A é comprada da FIOCRUZ pelo MS por R$ 1.915.800,00

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS Nº 197/2017
CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71, e a(o)
FUNDACAO OSWALDO CRUZ/RJ - CNPJ nº 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Dar apoio financeiro para "Aquisição, Produção e Distribuição de Medicamentos e Insumos Estratégicos - De: 1.800.000 Cápsulas de Vitamina a 100.000 Ui e 5.000.000 Cápsulas de Vitamina a 200.000 Ui.", visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. PROCESSO: 25000.488545/2017-13. CRÉDITO: Os recursos decorrentes do presente Convênio são provenientes: 1) MINISTÉRIO: R$ 1.915.800,00, UG: 257001, Gestão: 00001, Programa de Trabalho: 10.306.2015.8735.0001, Natureza de Despesa: 33.90.39 ,33.90.30, Fonte de Recursos: 6151000000.
RECURSOS FINANCEIROS: R$ 1.915.800,00 (um milhão, novecentos e quinze mil e oitocentos reais). VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 21/12/2018. DATA DE ASSINATURA: 26/12/2017 SIGNATÁRIOS: ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI, SECRETÁRIO-EXECUTIVO - CPF nº 061.827.348-41; NISIA VERONICA TRINDADE LIMA, PRESIDENTA - CPF nº 425.005.407- 15.


INFLIXIMABE é adquirido pelo MS da FIOCRUZ por R$ 248.134.347,00

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS Nº 195/2017
CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71, e a(o)
FUNDACAO OSWALDO CRUZ/RJ - CNPJ nº 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Dar apoio financeiro para "Aquisição e Distribuição de Medicamentos e Insumos Estratégicos - Aquisição e Distribuição do Infliximabe 10mg/Ml", visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. PROCESSO: 25000.423753/2017-77. CRÉDITO: Os recursos decorrentes do presente Convênio são provenientes: 1) MINISTÉRIO: R$ 248.134.347,00, UG: 257001, Gestão: 00001, Programa de Trabalho: 10.303.2015.4705.0001, Natureza de Despesa: 33.90.39, Fonte de Recursos: 6153000000.
RECURSOS FINANCEIROS: R$ 248.134.347,00 (duzentos e quarenta e oito milhões, cento e trinta e quatro mil, trezentos e quarenta e sete reais).
VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 20/01/2019. DATA DE ASSINATURA: 26/12/2017 SIGNATÁRIOS: ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI, SECRETÁRIO-EXECUTIVO - CPF nº 061.827.348-41; NISIA VERONICA TRINDADE LIMA, PRESIDENTA - CPF nº 425.005.407-15


Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Âmbito do SUS, FIOCRUZ recebe R$ 16.000.000,00 do MS

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS Nº 191/2017 CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71, e a(o) FUNDACAO OSWALDO CRUZ/RJ - CNPJ nº 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Dar apoio financeiro para "Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Âmbito do Sus", visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. PROCESSO: 25000.486544/2017-34. CRÉDITO: Os recursos decorrentes do presente Convênio são provenientes: 1) MINISTÉRIO: R$ 16.000.000,00, UG: 257001, Gestão: 00001, Programa de Trabalho: 10.303.2015.20AH.0001, Natureza de Despesa: 33.90.39, Fonte de Recursos: 6151000000.
RECURSOS FINANCEIROS: R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais). VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 21/12/2018. DATA DE ASSINATURA: 26/12/2017 SIGNATÁRIOS: ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI, SECRETÁRIO-EXECUTIVO - CPF nº 061.827.348-41; NISIA VERONICA TRINDADE LIMA, PRESIDENTA - CPF nº 425.005.407- 15.


Aquisição e Distribuição de Medicamentos e Insumos Estratégicos - MS repassa R$ 40.023.781,00 para FIOCRUZ

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS Nº 178/2017
CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71, e a(o)
FUNDACAO OSWALDO CRUZ/RJ - CNPJ nº 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Dar apoio financeiro para "Aquisição e Distribuição de Medicamentos e Insumos Estratégicos", visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. PROCESSO: 25000.442037/2017-99. CRÉDITO: Os recursos decorrentes do presente Convênio são provenientes: 1) MINISTÉRIO: R$ 40.023.781,00, UG: 257001, Gestão: 00001, Programa de Trabalho: 10.303.2015.4705.0001, Natureza de Despesa: 33.90.39 ,33.90.30, Fonte de Recursos: 6153000000.
RECURSOS FINANCEIROS: R$ 40.023.781,00 (quarenta milhões, vinte e três mil, setecentos e oitenta e um reais). VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 16/12/2018. DATA DE ASSINATURA: 21/12/2017 SIGNATÁRIOS: ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI, SECRETÁRIO-EXECUTIVO - CPF nº 061.827.348-41; NISIA VERONICA TRINDADE LIMA, PRESIDENTA - CPF nº 425.005.407- 15


Fornecimento de Reativos para Diagnóstico - MS compra da FIOCRUZ por R$ 27.540.132,00

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS Nº 210/2017
CONVENENTES: Celebram entre si a União Federal, através do Ministério da Saúde - CNPJ nº 00.530.493/0001-71, e a(o)
FUNDACAO OSWALDO CRUZ/RJ - CNPJ nº 33.781.055/0001-35.
OBJETO: Dar apoio financeiro para "Produção e Fornecimento de Insumos e Reativos para Diagnóstico, Prevenção e Controle de Doenças - Produção e Fornecimento de Reativos para Diagnóstico", visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS.
PROCESSO: 25000.492405/2017-40. CRÉDITO: Os recursos decorrentes do presente Convênio são provenientes: 1) MINISTÉRIO: R$ 27.540.132,00, UG: 257001, Gestão: 00001, Programa de Trabalho: 10.305.2015.20YE.0001, Natureza de Despesa: 33.90.39, Fonte de Recursos: 6153000000.
RECURSOS FINANCEIROS: R$ 27.540.132,00 (vinte e sete milhões, quinhentos e quarenta mil, cento e trinta e dois reais).
VIGÊNCIA: Entrará em vigor a partir de sua assinatura até 23/12/2018. DATA DE ASSINATURA: 28/12/2017 SIGNATÁRIOS: ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI, SECRETÁRIO-EXECUTIVO - CPF nº 061.827.348-41; NISIA VERONICA TRINDADE LIMA, PRESIDENTA - CPF nº 425.005.407- 15.

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