No
painel é possível visualizar os resultados de todas as instituições analisadas
por segmento de atuação, grupo, função de governo, estágio de capacidade em
governança de TI, dentre outras visões. É possível também consultar cada uma
das respostas apresentadas pelas organizações, o que permite uma avaliação mais
detalhada das situações individuais.
A Administração Pública Federal (APF) ainda está em
estágio básico de governança de TI. É o que aponta um levantamento do Tribunal
de Contas da União (TCU) a partir de dados coletados em 2016 com 339
instituições públicas federais. Os dados agora são públicos e podem ser
consultados por meio de um painelinterativo.
Os dados coletados e que estão disponíveis no
painel deram origem ao Índice de Governança de TI (iGovTI) – nota entre 0 e 1
que indica o nível de aderência da organização às práticas de governança e
gestão de TI constantes de um questionário aplicado pelo TCU.
O levantamento analisou seis perspectivas em
relação a tecnologia da informação: Liderança da alta administração;
Estratégias e planos; Informações; Pessoas e Resultados de TI. A média
da APF foi de 0,49, classificada como baixa pelo índice.
No painel é possível visualizar os resultados de
todas as instituições analisadas por segmento de atuação, grupo, função de
governo, estágio de capacidade em governança de TI, dentre outras visões. É
possível também consultar cada uma das respostas apresentadas pelas
organizações, o que permite uma avaliação mais detalhada das situações
individuais.
A disponibilização do painel, além reforçar a
relevância dos dados coletados nos levantamentos realizados pelo TCU, tem como
objetivo ampliar a transparência sobre governança e gestão de TI na APF, prover
maior possibilidade de colaboração por parte dos usuários dessas informações e
aprimorar a qualidade dos dados coletados e dos índices calculados.
O painel foi desenvolvido pela Secretaria de
Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), em parceria com a Secretaria
de Gestão de Informações para o Controle Externo (SGI) e com a Secretaria de
Soluções de Tecnologia da Informação (STI).
Fonte:portal.tcu.gov.br