Destaques

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Campanha Julho Amarelo intensifica ações de combate às hepatites virais


Em Belém, a Secretaria de Municipal de Saúde (Sesma), lançou nesta quarta-feira (27), a campanha Julho Amarelo, que se prolonga durante todo o mês e se volta ao diagnóstico precoce das hepatites. As ações são realizadas nas unidades municipais de saúde com testagem, orientação e distribuição de material informativo.

Haverá programação também em outros locais. No dia 3 de julho, das 8 horas ao meio-dia terá testagem na feira do Barreiro, no bairro do Telégrafo; e às 16 horas, capacitação em HIV na Casa Dia; nos dias 4 e 5, das 10 às 22 horas, haverá testagem no shopping Bosque Grão Pará; e no dia 10, das 8 horas ao meio-dia, testagem na UMS da Marambaia. Todas as ações são gratuitas.

Informação

Durante todo o mês de julho serão realizadas várias campanhas esclarecendo à população da existência da doença e suas formas de transmissão e tratamento, incluindo atividades nos shoppings da cidade de Belém e ações com parceiros nos balneários do município durante as férias do meio do ano.

O secretário de saúde do município, Sérgio Amorim, destacou que a prevenção ainda é a melhor arma no enfrentamento às hepatites. “No ano de 2017 fizemos mais de 2 mil testes de hepatites nas várias unidades de saúde do município, sendo que neles foram detectados 12 casos e esses pacientes já estão em tratamento”, explicou.

Para Cledson Sampaio, coordenador municipal da Referência Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesma, somente por meio de campanhas como a do Julho Amarelo é possível levar informações a todos. “É um trabalho feito durante o ano, mas que tem no mês de julho um momento de alerta. Na campanha, chamamos a atenção para o diagnóstico, que é acessível com testes rápidos em 29 unidades municipais de saúde e em 16 unidades de Estratégia Saúde da Família, em Belém. O município disponibiliza gratuitamente preservativos masculinos e femininos, no segmento da prevenção, e vacinas contra hepatites A e B, em todas as salas de vacina da rede”, explicou Cledson.

Fonte: G1


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda