A Amazon anunciou
ontem, 28 de junho, sua incursão no varejo farmacêutico com a compra da
rede onlinePillPack. A
empresa baseada em Boston (EUA) atua na entrega em domicílio de doses diárias
pré-selecionadas de medicamentos prescritos.
De acordo com Jeff Wilke, diretor executivo de
consumo mundial da Amazon, a PillPack apresenta uma combinação de experiência
em farmácia com foco em tecnologia. “Nosso objetivo é ajudar a empresa a
aperfeiçoar o serviço de modo a reduzir o tempo da entrega dos produtos
farmacêuticos”, ressalta.
Embora as lojas físicas possam sentir os efeitos da
concorrência da Amazon, as maiores batalhas provavelmente serão travadas pelas
farmácias que entregam medicamentos por correspondência. Elas atendem pacientes
com doenças cardíacas, que consomem remédios para controle de pressão arterial
e colesterol, por exemplo, e são administradas por gestoras de benefícios de
medicamentos, como a Express
Scripts e a CVS Health .
O valor da operação não foi divulgado, mas fontes
consultadas pela agência Bloomberg estimam o negócio em US$ 1 bilhão. O anúncio
resultou em perdas de US$ 19 bilhões no valor de mercado de grandes grupos
atuantes no setor, enquanto a Amazon registrou alta de US$ 5,2 bilhões. As
ações da CVS Health e da Walgreen Boots Alliancecaíram,
respectivamente, 8% e 10%. Os impactos estenderam-se para atacadistas de
medicamentos, entre as quais McKesson, Cardinal Health e AmerisourceBergen.
A aquisição da PillPack é o mais recente esforço da
Amazon para avançar no canal farma e no segmento de saúde. A notícia surge uma
semana depois que a joint venture formada pela Amazon,
Berkshire Hathaway Inc. e JPMorgan Chase & Co (JPM.N), focada na área de
assistência médica, indicou http://atulgawande.com/ como
diretor executivo.
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