Destaques

domingo, 24 de junho de 2018

A OMS publica nova Classificação Internacional de Doenças


Esta semana a Organização Mundial da Saúde publicou sua nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Apesar de que o novo documento não será apresentado na Assembleia Mundial de Saúde até maio de 2019 para adoção pelos estados membros, espera-se que a publicação desta prévia permita que os países planejem como usar esta nova versão, preparem traduções e treinem profissionais de saúde. 

O novo documento traz uma série de mudanças para a CID atual. Transtornos associados a jogos eletrônicos (gaming disorder) foi adicionado à seção de transtornos relacionados ao uso de substâncias ou comportamentos viciantes. Um novo capítulo sobre saúde sexual reúne condições previamente categorizadas de outras maneiras, incluindo, por exemplo, incongruência de gênero previamente incluída sob quadros clínicos de saúde mental. A CID-11 também inclui um capítulo sobre medicina tradicional que, a despeito de ser usada por milhões de pessoas em todo o mundo, ainda não havia sido classificada neste sistema. 

Pela primeira vez, a CID estará totalmente disponível em formato eletrônico e foi descrita como tendo um formato mais amigável para o usuário. “O princípio essencial nesta revisão foi o de simplificar a estrutura de códigos e as ferramentas eletrônicas – isto permitirá que os profissionais de saúde consigam registrar quadros clínicos de forma mais completa e fácil”, diz Dr. Robert Jakob, líder da equipe, Classificações, Terminologias e Normas (Conditions, Terminologies and Standards) da OMS.

World Health Organization. WHO releases new International Classification of Diseases (ICD 11)


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda