Destaques

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Especialistas discutem entraves que dificultam o avanço tecnológico do Brasil na área de Medicamentos

Simpósio em Florianópolis também terá debate sobre política de estado de longa duração para apoiar a inovação tecnológica na área da saúde no Brasil
Com o objetivo de discutir os principais gargalos que dificultam o avanço da inovação tecnológica na área da saúde, em especial para o desenvolvimento de medicamentos, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP) realiza, de hoje (03/04) até sábado (05/04), o "1st Symposium on Drug Development in Brazil: The need for a long-term State Government Policy", em Florianópolis. Segundo o diretor do CIEnP, o biólogo João B. Calixto, também será discutida uma política de estado de longa duração para apoiar a inovação tecnológica na área da saúde no Brasil.

"Nesta primeira parte do evento já identificamos que a burocracia e a legislação têm atravancado alguns processos e faz com que muitas multinacionais deixem de investir no País para investir em outros como China e Índia, por exemplo", explica Calixto que também é pesquisador na área de farmacologia. E completa, "ficou claro também que o Brasil precisa se adequar às leis internacionais para que se torne mais competitivo".

Segundo Calixto, por causa da legislação e burocracia, o Brasil recebe 10 vezes menos investimentos da indústria farmacêutica do que vizinhos como o Chile. "Isso precisa mudar. Além da burocracia, agora temos outro impasse que é a questão da pesquisa com uso de animais", lamenta.

O pesquisador também informou que outro assunto levantado no evento foi a questão da pesquisa básica. "A pesquisa básica é fundamental. Mas é preciso ter expertise para desenvolver inovação", explica Calixto.

Segundo o diretor do CIEnP, o evento conta especialistas brasileiros e internacionais, com representantes do governo, das agências de fomento, setores reguladores, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), além de representantes das principais empresas farmacêuticas instaladas no Brasil.

Programação
A mesa redonda "The clinical studies in Brazil", que abriu o evento na manhã desta quinta-feira, contou com a participação de Antonio Campos de Carvalho, diretor do Departamento Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS), João Massud Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF), e Jaderson Lima, diretor da Sanofi.

Nesta tarde, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, irá coordenar a mesa redonda "Drug discovery and development in Brazil: Challenges and opportunities", que contará com a participação de Dante Alário, do Biolab, Carlos Eduardo Sanchez, da EMS, e Ogari Pacheco, da Cristália.


(Vivian Costa)

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda