Destaques

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ministro da Saúde discute prioridades do SUS em evento em SP


Da Agência Saúde
Chioro ressaltou as politicas de vacinação e de transplantes
custeados integralmente pelo SUS
Arthur Chioro apontou o Programa Mais Médicos como a iniciativa que tem promovido o enfrentamento de questões estruturais mais complexas dos 25 anos do SUSLuis Macedo / Câmara dos Deputados
As prioridades do SUS (Sistema Único de Saúde) foram tema de debates durante o XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 2 e 4 de abril, em Ubatuba.

O evento, organizado pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Durante sua participação na rodada de conversa com o tema “SUS 25 anos: desafios e prioridades”, o ministro dimensionou a importância do encontro para a construção de um sistema de saúde com mais qualidade.

—Esse congresso é, por toda a sua história de luta, de mobilização e de troca de experiências, uma guarida fundamental em defesa do SUS como política universal, pública, gratuita e de controle social.

O ministro também falou sobre a necessidade de modernização da gestão e a revisão do pacto federativo e destacou que é inegável o reconhecimento de que o SUS tem sido, ao longo de seus 25 anos, indutor de mais qualidade de vida à população brasileira.

Chioro citou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) como um exemplo dos avanços trazidos pelo SUS, bem como dos desafios que o sistema enfrenta com estados e municípios para a execução das políticas públicas de saúde.

Outros exemplos de avanços mencionados são as políticas nacionais de vacinação e de transplantes, custeados integralmente pelo SUS.

— Não existe, atualmente, país no mundo tenha um programa nacional de imunização com a qualidade de vacinas como nós. Esse é o SUS que dá certo.

O programa Farmácia Popular também foi lembrado como exemplo para demonstrar iniciativas exitosas do SUS. “Tivemos capacidade de produzir uma política de assistência farmacêutica gratuita, está na rede pública, disponibilizada na rede privada e que tem sido fundamental para aumentar a expectativa de vida da população”, completou o ministro.

O ministro destacou, ainda, o Programa Mais Médicos como a iniciativa que tem promovido o enfrentamento de questões estruturais mais complexas dos 25 anos do SUS.

A produção de redes de atenção integral à saúde, o investimento nos trabalhadores da saúde e o enfrentamento de questões como o envelhecimento da população, a obesidade infantil e a violência contra a mulher foram alguns dos problemas elencados pelo ministro.

Chioro encerrou sua participação no Congresso ressaltando a necessidade de incluir as singularidades de cada região do Brasil na construção permanente de políticas públicas de saúde.

— Precisamos seguir fortalecendo o papel dos estados na coordenação dos sistemas regionais de saúde, mas acima de tudo produzindo intervenções singulares para que cada região consiga superar seus desafios

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda