Destaques

quarta-feira, 23 de abril de 2014

LUCIANO VÁQUEZ ex presidente do LAFEPE assume a CASA CIVIL DE PERNAMBUCO

Luciano Vásquez recebe cargo de Tadeu Alencar
Foto: César de Almeida
O procurador da Fazenda Federal e ex-secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar, realizo a transmissão de cargo ao novo titular da pasta, Luciano Vásquez. Na ocasião, o novo secretário afirmou que reconhece os inúmeros desafios a serem enfrentados à frente da Casa Civil, mas que fará uma gestão centrada na continuidade e no diálogo com o Legislativo e o Judiciário. Vásquez declarou que assume a Secretaria com o mesmo sentimento do primeiro titular da pasta (criada na gestão do ex-governador Miguel Arraes, em 1987), Fernando Correia,. “A caminhada é árdua, os desafios são grandes, o que vai nos exigir muita determinação para atender o que o povo pernambucano espera”, destacou o secretário.

Luciano Vásquez disse, ainda, que as ações da Secretaria da Casa Civil seguirão, até 31 de dezembro de 2014, afinadas com a paciência e lealdade que são notadamente as principais marcas do governador João Lyra Neto. “Estaremos aqui para atender as demandas e os anseios dos diversos segmentos da sociedade pernambucana, fazendo com que ela seja ouvida e em sua integralidade e reforçando o diálogo e o compromisso com aqueles que buscarem esta casa”, pontuou.

Outro ponto importante frisado pelo secretário Luciano Vásquez foi o zelo com o erário público, postura que marcou os sete anos do Governo Eduardo Campos. “Vamos direcionar nossos esforços para as questões que fazem parte do clamor, não apenas o povo pernambucano, mas de todos os brasileiros, erguendo um alicerce de argamassa sólida para as ações governador João Lyra Neto”.

O ex-secretário Tadeu Alencar, disse que a Secretaria da Casa Civil tem uma importância estratégica como instrumento articulador ao mesmo tempo em ressaltou o espírito de homem público, inteligente e articulador de Luciano Vásquez. “Como grande articulador e detentor de um diálogo muito próximo com o legislativo, não tenho dúvidas de seu sucesso à frente da Casa Civil, porto que ocupei ao longo da segunda gestão Eduardo Campos”, afirmou.

Leia na íntegra o discurso do novo secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez
Foto: César de Almeida
Quero saudar o Senhor Governador Dr. João Lyra, cumprimentar também a todos os secretários, secretárias que no dia de hoje estão tomando posse.

Senhoras e Senhores,
Quero iniciar minhas palavras com uma breve Homenagem às pessoas que foram e são até hoje minha base e contribuíram para minha formação como homem, como marido, como pai e como cidadão. Primeiramente meus pais, que hoje já não se encontram neste plano, mas tenho certeza que do plano superior, estão acompanhando minha trajetória; Minha esposa Maria do Socorro, minha companheira de todas as horas, pessoa que atura minha ausência e mantém a harmonia do meu lar, a quem peço que tenha ainda mais compreensão das horas de ausência que requer esta nova função. Minhas Filhas, as três Marias, Maria Clara, Maria Paula e Maria Luciana, dádivas que abrilhantam e enriquecem meus dias.

Quero ainda, fazer um agradecimento especial ao meu amigo e irmão ex-governador Eduardo Campos, a quem conheço há 40 anos e sempre estivemos alinhados no mesmo campo político, seja no Movimento Estudantil, na luta pela redemocratização ou na Frente Popular, foi ele, que ao assumir o governo de Pernambuco em 2007, me convocou para integrar sua equipe e estivemos, durante 7 anos e 3 meses, sob sua liderança, onde comandou profundas mudanças no cenário administrativo do Estado, com sua forma arrojada conquistou o respeito e a admiração do povo pernambucano e alavancou um projeto de desenvolvimento pautado e alicerçado pela eficiência e controle das ações governamentais. Hoje, assim como nós, inicia um novo ciclo de atuação, desta feita no plano nacional e pra ele desejo toda a sorte do mundo para mostrar ao Brasil o que fez por Pernambuco.

Quero neste momento, externar a minha mais profunda honra em representar meus pares, os secretários de Estado que hoje, comigo, assumem tão importante e vigorosa missão, a de servir ao povo pernambucano.

Como foi definido pelo nosso comandante maior, o governador João Lyra, todos nós, integrantes do secretariado, estamos compromissados em continuar e ampliar as conquistas resultadas de um modelo de gestão premiado nacional e internacionalmente implantado no governo Eduardo Campos e João Lyra.

Esse desafio, de gerir o Estado de Pernambuco, com toda a sua complexidade e sua diversidade, irá exigir de todos nós, um esforço coletivo e um comprometimento cada vez maior com o monitoramento da gestão, onde em um curto período de nove meses, precisaremos manter a disciplina necessária para a obtenção de resultados objetivos na execução das obras e na qualidade do serviço público prestado. Vamos planejar, monitorar, avaliar e agir, de forma que o cidadão seja sempre o nosso foco.

Não tenho a menor dúvida que vamos continuar o padrão de qualidade e eficiência que tem sido a marca do governo da Frente Popular de Pernambuco.

A integração deve ser a nossa marca de trabalho e o zelo pela boa aplicação dos recursos públicos será nosso dever.

Há exatos vinte e sete anos, eu adentrava neste mesmo palácio com outro governador, um homem que retornava de um período de resignação após ser abruptamente retirado de seu legítimo mandato de governador do Estado por um golpe, que apagaria a luz da democracia e iniciaria um período de sombra.

Naquele momento eu adentrava neste palácio com Miguel Arraes, homem que o povo pernambucano tem imensa gratidão e sabe o quão importante foi para a consolidação das políticas afirmativas na sua passagem por esta casa, com ele aprendemos diversas lições, como a importância de servir, ao próximo, ao carente, à criança, à mulher, ao idoso, ao trabalhador do campo e da cidade, a juventude, à sociedade.

Quis o destino que eu retornasse a este palácio pela mesma porta que entrei outrora, a Casa Civil, ocupei naquele momento, o cargo de Diretor de Articulação Política e hoje retorno, a convite do Governador João Lyra como Secretário.

Assumo esta missão com entusiasmo e a certeza de estar contribuindo para a consolidação das exitosas políticas implementadas pelo ex-governador Eduardo Campos que ousou em disseminar uma nova forma de administrar, forma esta, que permitiu o que o Estado atingisse patamares de crescimento em seu produto interno bruto maior que a média no Nordeste e no Brasil.

Vamos consolidar e avançar nas políticas de interiorização das ações governamentais levando o desenvolvimento do Cais ao Sertão, fomentando o que cada região tem de potencialidade fortalecendo os municípios e priorizando suas demandas.

Vamos ser dentro do governo, uma ferramenta de facilitação do diálogo entre municípios, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. Estaremos sempre dispostos em atuar na harmonização das ações de governo, articulando entre as pastas os melhores caminhos a seguir, observando sempre a eficiência e a presteza no atendimento dos anseios da população.

Há algum tempo, os pernambucanos sonhavam com um Estado melhor, mais digno e mais justo, um Pernambuco onde o filho dos mais humildes tivesse as mesmas oportunidades que o filho dos mais abastados teria, tal como fazer um intercâmbio no exterior, mesmo estudando em uma escola pública do interior de Pernambuco.

Sonhavam com o momento em que o pernambucano não precisasse sair de sua terra, de seu Estado, do seu chão, em busca de oportunidades de emprego em indústrias de alta tecnologia, e mais, que mesmo os que saíram um dia, pudessem retornar ao seu lugar, ao abraço revigorante de sua família.

Depois de mais de sete anos de mandato pudemos ver o que quando se trabalha com seriedade e responsabilidade se é possível fazer, são obras em todo o Estado, indústrias de ponta instalando suas plantas em nosso solo, escolas em tempo integral, hospitais de referência, Unidades de Pronto Atendimento Especializado, redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, programas revolucionários como o Ganhe o Mundo, o Pacto pela Vida e o Mãe Coruja, dentre tantas outras ações efetivas no enfrentamento às desigualdades sociais.

Hoje se inicia mais um capítulo desta história, assumiu o governo o Vice que qualquer gestor gostaria de ter, discreto, leal, dinâmico, empreendedor e com a tradição política que se confunde com a história do Brasil democrático.

Quero agradecer, senhor Governador, a confiança que o senhor está depositando em cada um de nós, seus auxiliares, que tenho a mais absoluta certeza, não medirão quaisquer esforços para continuar avançando na consolidação das políticas públicas afirmativas e inclusivas, sem perder o foco na eficiência e na ousadia. Não teremos medo de ousar.

Juntos vamos continuar a fazer do nosso Estado um lugar melhor para se trabalhar e viver, mais justo, mais fraterno, mais igualitário, mais seguro, mais livre, juntos vamos trabalhar por Pernambuco.

Senhor governador, conte conosco, com nossa força de trabalho, com nossa entrega, nosso entusiasmo e principalmente, com a nossa capacidade de sonhar e realizar.

Tenham todos a certeza, viveremos, dia após dia, com empenho de quem tem pressa, com a sabedoria de quem tem humildade, com a obstinação de quem tem compromisso, e, acima de tudo com a responsabilidade de quem não pode falhar.

Não podemos falar em adversidade, diante dela só há três alternativas, enfrentar, combater e vencer.

E para finalizar, senhor Governador, reafirmo o que disse em 15 de março de 1987, o ex-governador Miguel Arraes, falando da sacada deste mesmo salão;
“Vamos governar dizendo ao povo o que é possível e o que não é possível fazer, para que o possível se faça logo e o impossível o povo ajude a construir para o futuro”.
Que Deus nos ajude e nos guie nessa tão especial missão, trabalhar pelo povo de Pernambuco.
Muito obrigado

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda