Destaques

domingo, 13 de abril de 2014

Tecpar lança Plataforma Educação EaD

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou na última terça-feira (8), às 14h, no Campus da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Plataforma Tecpar Educação para a modalidade de ensino à distância. Desenvolvida para atender uma necessidade do Tecpar Educação, que atuava com cursos presenciais e semipresenciais, a plataforma vai proporcionar maior agilidade aos cursos em tempo real, com um material didático dinâmico e interativo.
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, representando o governador Beto Richa; do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; do presidente da Associação dos Reitores do Paraná, Aldo Nelson Bona; de reitores de cinco universidades estaduais, da diretoria executiva do Tecpar, funcionários e demais convidados. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnico/científico para atividades de ensino, pesquisa e extensão com as universidades estaduais do Paraná.
No endereço:  http://www.tecpareducacao.com.br/ é possível acessar o portal.

A plataforma para a modalidade de ensino à distância, atenderá a demanda na área de gestão, além de oferecer cursos específicos nas áreas pública, acadêmica e privada. O Tecpar começa a trabalhar em um projeto piloto interno, disponibilizando, no total, 300 vagas para colaboradores e parceiros do instituto, oferecendo inicialmente 125 cursos à distância, sendo quatro customizados, onde o interessado pode acessar a plataforma e matricular-se. Os cursos poderão ser acessados a partir deste mês, conforme a necessidade de cada aluno.
Para o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, a educação à distância vem crescendo no Paraná, com números cada vez maiores, onde o desempenho dos alunos é igual ou superior a educação presencial. “O que precisamos é que a educação seja de acordo com a realidade local e regional. O ensino à distância é importante, irreversível e pode ser de muita qualidade. De acordo com o secretário João Carlos Gomes, a parceria entre o Tecpar e as universidades estaduais é uma demonstração do trabalho que está sendo realizado no Estado. “O Tecpar tem realizado programas de qualidade e quem ganha é a sociedade. Não tenho dúvida do sucesso da Plataforma Tecpar Educação”.
O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, explica que o Tecpar Educação com sua nova plataforma de educação à distância irá capacitar os colaboradores do Tecpar. “O trabalho é focado em alguns temas específicos, aproveitando o capital intelectual disponível internamente e as carências do mercado para atender as necessidades educacionais de qualquer natureza”.
A Plataforma Tecpar Educação está sendo considerada importante para os reitores das universidades estaduais que participaram da solenidade, em especial para o presidente da Associação dos Reitores do Paraná. Segundo ele, será uma parceria de ação conjunta, entre Tecpar e universidades. “A Plataforma Tecpar Educação para a modalidade de ensino à distância não irá concorrer com o que já oferecemos e sim irá complementar ações. É um prazer atuarmos em conjunto”.
O projeto da plataforma atende ao cumprimento do previsto no próprio estatuto do Tecpar, com base na universalização das suas ações, “colaborando com o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico dos setores público e privado, primordialmente no campo da aplicação aos setores produtivos do Estado do Paraná, apoiando os esforços do Governo Federal nesse campo e atuando sob o princípio da indissociabilidade entre serviços especializados, ensino, pesquisa e extensão”.
Tecpar Educação
Já em atividade, o Tecpar Educação inclui em seu planejamento a oferta de cursos de capacitação profissional de excelência. A base é o uso das tecnologias educacionais e inovadoras para dar capilaridade em todo o território nacional. Para o diagnóstico do que podem vir a ser os conteúdos dos cursos e o modelo educacional, o caminho foi dialogar com um grupo de especialistas em educação de renome internacional para desenvolvimento do planejamento estratégico e do plano de negócio do novo
empreendimento do Tecpar, atendendo a uma determinação de seu Conselho de Administração.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda