Destaques

terça-feira, 30 de setembro de 2014

2a. Chamada da Embrapii vai contemplar ensino voltado para CT&I em institutos federais

Está previsto para o início de outubro o lançamento do segundo edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Desta vez, a chamada pública será destinada a institutos federais, com o objetivo de capacitar recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

“A ideia é formar gente para trabalhar com CT&I por meio da educação, desde o ensino médio até o superior. As unidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) serão integradas à formação de pessoas para atuar em processos de inovação em empresas”, afirmou o diretor de Prospecção e Articulação da Embrapii, José Luis Gordon.

Mesmos moldes

O volume de investimentos na chamada não foi divulgado, mas ela será financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) – metade para cada –, adotando o mesmo modelo do primeiro edital da Embrapii. A versão anterior será finalizada neste ano e beneficiou dez institutos de pesquisa, com um total de R$ 193 milhões aportados em 73 projetos.

A nova chamada seguirá os mesmos moldes da anterior, com a Embrapii e a indústria beneficiada sendo responsáveis, cada uma, por arcar com, no mínimo, um terço do valor total do projeto. Os institutos federais deverão contribuir com até o terço final, mas este valor pode ser menor. Aí, caberá à empresa ou a Embrapii completarem o montante total.

Parques tecnológicos

Na avaliação da presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Garcia, o atendimento a projetos de parques tecnológicos contempla a uma demanda do setor, mas esta iniciativa pode ser ampliada. A ideia é integrar os trabalhos de inovação de diferentes áreas. Na primeira chamada pública da Embrapii, três parques do ramo foram beneficiados.
“Nós vamos estudar mais a aproximação entre centros de pesquisa e desenvolvimento com parques tecnológicos para formar uma cadeia produtiva mais robusta”, afirmou a dirigente.

(Fonte: Agência Gestão CT&)

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda