Dr. Rosinha já foi presidente do Parlamento do Mercosul. |
O ex-deputado Dr. Rosinha (PT-PR) teve seu nome aprovado, por unanimidade, pelos países membros do Mercosul para assumir o cargo de alto representante-geral do bloco. Dr. Rosinha já foi presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), onde ganhou destaque pelos trabalhos em torno da integração dos países, abertura comercial e eleições diretas dos seus representantes no órgão legislativo regional.
No cargo, Dr. Rosinha deverá apresentar, anualmente, na reunião ordinária do conselho do bloco, um programa de atuação e relatórios semestrais das atividades realizadas.
Dr. Rosinha disse que trabalhará de forma igualitária para consolidar as atividades do bloco. "Na minha relação com o Congresso brasileiro, vou buscar para que seja igual ou muito semelhante à relação com os congressos de todos os países do Mercosul. Eu vou buscar, dentro de minhas possibilidades, que os acordos sejam votados o mais rápido possível", afirmou.
Integração
Além de representar o Mercosul, por meio de autorização do conselho deliberativo, Dr. Rosinha terá também como responsabilidade no novo cargo promover a integração dos países membros, principalmente mediante projetos voltados à saúde, à educação, à justiça, à cultura, ao emprego, ao combate da pobreza e da desigualdade, assim como outros de caráter social.
Outra atribuição do cargo é a de liderar os trabalhos do plano de ação do Estatuto da Cidadania do Mercosul.
O mandato de alto representante-geral do Mercosul é de três anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Reportagem – Thyago Marcel, Edição – Pierre Triboli
Agência Câmara Notícias
0 comentários:
Postar um comentário