PSDB - MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE (CMA), senador Aloysio Nunes Ferreira (SP); ou como alternativa EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (CE)
PMDB - CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA (CCJ) e SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA (CI),
PT – ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) e possivelmente DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CDH), senador Paulo Paim (RS)
PDT – RELAÇÕES EXTERIORES - Senador Cristovam Buarque (DF)
PSB – EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (CE), senador Romár
Geraldo Magela/Agência Senado
Na divisão das comissões temáticas permanentes do Senado, o PSDB decidiu escolher a CMA, anunciou o líder do partido na Casa, Cássio Cunha Lima (PB). O indicando o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), que explicou a importância da Comissão, em primeiro lugar, porque cuida da fiscalização e controle, atua no âmbito de todas as ações do Poder Executivo e em “íntima relação com o Tribunal de Contas da União”. Lembrando da pauta ambiental, agora reforçada pela questão da água, e da especial atenção do partido com a defesa do consumidor
A definição dos presidentes de comissões ocorrerá depois do Carnaval, “em clima de entendimento”.
Cássio Cunha Lima informou sobre vários contatos entre o comando político da Casa e a oposição com o objetivo de reverter a tensão causada pela eleição da Mesa. A disputa entre Renan Calheiros (PMDB-AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC), que se lançou com o apoio de um grupo de oposicionistas, foi temperada por debates acirrados, culminando com a saída dos senadores do PSDB do Plenário.
Durante o encontro, o PMDB manifestou sua disposição de presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), dentro do critério de ordem de escolhas baseado no tamanho das bancadas. Esta seria a primeira opção do PMDB, que teria direito também à terceira escolha. Nem Cássio nem Aloysio puderam confirmar a informação de que o PMDB presidiria igualmente a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
O PT, que tem direito à segunda escolha, deverá optar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Aloysio não confirmou se o PT fará uso de uma outra escolha, ficando também com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que seria destinada ao senador Paulo Paim (RS). A quarta escolha é do PSDB, que espera ver respeitado o critério da proporcionalidade e a opção do partido pela CMA.
— Não há precedente de reversão das escolhas manifestadas em negociação de líderes. Estamos aguardando agora só a marcação das datas de instalação das comissões para concluirmos essa etapa e começarmos a trabalhar — disse Aloysio, cujo partido poderia ter como alternativa a Comissão de Relações Exteriores (CRE), colegiado onde gostaria de atuar como presidente o senador Cristovam Buarque (PDT).
No caso do PSB, a intenção é levar o senador Romário (RJ) ao comando da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Agência Senado
0 comentários:
Postar um comentário