O Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) teve sua experiência de 25 anos reconhecida por uma revista científica internacional. A Software Quality Professional, publicação da American Society for Quality (ASQ), inaugurou uma coluna de entrevistas ouvindo o Tecpar sobre as atividades de pesquisa e desenvolvimento do instituto na área de Sistemas Especialistas.
A entrevista, realizada pelo pesquisador americano John Franklin Arce, doutor em Inteligência Artificial, com o gerente do centro, Milton Pires Ramos, discutiu padrões e garantia da qualidade em sistemas informáticos complexos não convencionais, em um momento em que há uma retomada do interesse comercial e de pesquisa nos Sistemas Cognitivos. A entrevista foi publicada na edição de dezembro da revista.
De acordo com o gerente do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes, Sistemas Especialistas são sistemas computacionais desenvolvidos a partir do conhecimento extraído de um ou mais de um especialista humano em determinada área, com o objetivo de apresentar o mesmo desempenho desses especialistas na solução de problemas em um domínio específico.
“Observamos a maneira como o especialista analisa os dados e, com base nesta interpretação, criamos o sistema para realizar a mesma análise sem necessariamente ter a presença do especialista. A tecnologia não substitui o especialista, mas amplia a competência e a disponibilidade da informação”, salienta Ramos.
O Tecpar iniciou as atividades em pesquisa e desenvolvimento de Sistemas Especialistas em 1990, com foco principal nos sistemas industriais. A tecnologia mais importante que surgiu deste trabalho, segundo o gerente do centro, foi criada para a Petrobras em Sistemas Especialistas de Monitoramento e Controle de Processos, voltados para monitoramento e controle da corrosão em refinarias de petróleo.
“Ser ouvido por essa publicação internacional é uma forma de reconhecimento do Tecpar, que com sua experiência pode ajudar a gerar conhecimento e fomentar o debate sobre a relevância dos Sistemas Especialistas e quais são os desafios atuais para o seu desenvolvimento. Esse reconhecimento mostra que o trabalho feito pelo instituto está em consonância com o que está sendo feito no mundo”, pontua o gerente.
0 comentários:
Postar um comentário