Representantes de laboratórios produtores de imunobiológicos se reuniram na Funed para acompanhamento das ações que atendem a demanda do país
A proposta de criação do Programa de Produção Compartilhada de Soros Heterólogos Hiperimunes surgiu em 2013, quando foram criadas diversas modalidades de parcerias entre os laboratórios, dividindo o fluxo do processo de produção de soro em três etapas: produção de plasma hiperimune, produção de produto intermediário concentrado e processamento final. Neste processo, a Funed é o único laboratório nacional no momento, capaz de processar o plasma hiperimune para obtenção do produto intermediário concentrado.
“Como todo soro distribuído no país é produzido por quatro laboratórios, o Programa de Produção Compartilhada promove a integração entre eles, de forma a assegurar o fornecimento para abastecer a rede de saúde pública” explica Shirley Lasmar Lima, representante da Funed no Programa de Produção Compartilhada.
O programa contempla todos os tipos de soros: antipeçonhentos, antitóxicos, e antivirais. O cronograma da produção compartilhada foi estabelecido para o ano de 2014 com perspectiva de estender para 2015.
Funed recebe representantes dos laboratórios
Nos dias 25 e 26 de junho a Fundação Ezequiel Dias recebeu a visita de onze representantes dos outros três laboratórios de produção de imunobiológicos, são eles: Instituto Butantan, de São Paulo, Instituto Vital Brasil, do Rio De Janeiro, Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná, além do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde /RJ, que juntamente ao corpo técnico da Funed discutiram o andamento das ações do Programa de Produção Compartilhada, com foco no cumprimento do cronograma de produção de 2014, além das dificuldades operacionais, possíveis medidas de contingência e a proposta de cronograma de entrega de 2015 apresentadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O presidente da Funed, Francisco Tavares, elogiou o compromisso dos laboratórios envolvidos com o Sistema Único de Saúde “Considero que é fundamental esta relação de cooperação entre os laboratórios públicos e fico feliz por saber que a Fundação Ezequiel Dias está cumprindo mais uma vez o seu papel junto ao SUS, beneficiando a população de todo o país”, reforça.
Texto e foto: Talles Cabral
0 comentários:
Postar um comentário