A proposta é em comemoração aos 95 anos do IBV
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu na manhã desta terça-feira, 3, em seu gabinete, a visita do pesquisador Ozires Astom Vital Brazil, do Instituto Vital Brazil (IVB), que trabalha com pesquisa e produção, fabricação de produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. Ozires apresentou ideias para aplicação de possíveis ações a serem realizadas em Sergipe. A proposta é em comemoração aos 95 anos do IBV e 150 anos do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, fundador da instituição.
Foto: Vieira Neto |
A reunião foi uma oportunidade de dialogar e apresentar proposta sobre a instalação do Instituto Vidal Brazil em Sergipe, com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), na área de ciência e tecnologia para desenvolver ações que já existem no Rio de Janeiro, sede oficial do IVB. “Serão ações ligadas tanto à área de saúde, de empreendedorismo vinculado à biotecnologia, como à produção de fármacos, e principalmente ações na área social, já encaminhadas, como capacitação de jovens em diversos temas do meio ambiente”, informou o pesquisador.
O secretário Saumíneo Nascimento recebeu com satisfação a visita do cientista Ozires Brasil, numa perspectiva de ampliação da atuação do Governo de Sergipe em ciência, tecnologia e inovação. “A participação do SergipeTec neste projeto será essencial, pois o órgão atua no fomento à criação de empresas de base tecnológica e na construção de redes de relacionamentos que envolvam agentes do processo produtivo, da geração, do conhecimento, do ensino, da pesquisa e da inovação, em conjunto com a Sedetec”, destacou.
Segundo Ozires, a escolha por Sergipe se deu por ele e seus irmãos viverem no Estado. “Uma das propostas é começar pela região de Poço Redondo, com assentamentos ligados a reforma agrária, capacitações, realização de cursos para discutir a questão de risco de acidentes com animais peçonhentos, e por fim como atuar no tratamento”, detalhou.
Neto de Vital Brazil, Ozires Brazil ressaltou que seu avô foi um cientista preocupado com a população de agricultores e camponeses, por serem mais suscetíveis às picadas de animais peçonhentos e a partir daí, a instituição desenvolveu o soro antiofídico, que age contra o veneno de cobra e de outros animais peçonhentos, como escorpião e aranha, dentre outros.
Informações do IVB revelam que a criação dos soros antipeçonhentos específicos e o antiofídico polivalente ofereceu à Medicina, pela primeira vez, um produto realmente eficaz no tratamento do acidente ofídico que, sem substituto, permanece salvando centenas de vidas nos últimos 100 anos. Até hoje não existe tratamento mais eficaz para a picada de cobra.
“A nossa ideia é voltar a popularizar, como na época de Vital Brasil, a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, além de nos aproximarmos ao público suscetível, como agricultores e pessoas que vivem no meio rural”, explicou Ozires.
Uma segunda reunião entre o Governo de Sergipe e o Instituto Vital Brazil foi marcada para a próxima terça-feira, 10, com a participação de outros órgãos e instituições do Governo, representantes do Instituto Vital Brazil e da família Vital Brazil, que atua não só na participação do Instituto, como também mantém a memória do Museu Vital Brazil, na cidade Campanha, Estado de Minas Gerais, local onde o cientista fundador nasceu.
Vital Brazil
Vital Brazil é um dos mais importantes nomes da ciência médica brasileira, mundialmente conhecido, principalmente pela descoberta da especificidade dos soros antipeçonhentos. A descoberta de Vital Brazil sobre a especificidade dos soros antipeçonhentos estabeleceu um novo conceito na imunologia, e seu trabalho sobre a dosagem dos soros antiofídicos gerou tecnologia inédita. O cientista Vital Brazil também foi fundador do Instituto Butantan, em São Paulo. Durante os primeiros anos de vida da instituição fluminense, o cientista se dividiu entre a direção do Instituto Vital Brazil e do Instituto Butantan. Ele nasceu em 1865 e faleceu em 1950.
O Instituto Vital Brazil
Criado em 03 de junho de 1919, em Niterói/RJ, pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, o Instituto Vital Brazil é uma importante empresa privada de pesquisa e produção, fabricando produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. Transferido mais tarde para os terrenos de Olaria, instalou-se definitivamente o Instituto Vital Brazil.
Desde 2007, o Instituto avança no aprimoramento de sua plataforma produtiva e tecnológica e expande seu campo de atuação que hoje compreende, além dos soros, kits diagnósticos/produtos para saúde para o SUS e os medicamentos de alta complexidade, estratégicos para o Ministério da Saúde. Além disso, realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social.
O Instituto integra o setor de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário