Destaques

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Instituto Vital Brazil comemora Dia Nacional da Sífilis com alerta

Doença ainda é uma das principais causas de morte materno-infantil

Estima-se que sete mil novos casos de sífilis em gestantes são detectados por ano. O Instituto Vital Brazil, por meio do Laboratório de Biomarcadores (Biomarc), atende gestantes do Estado do Rio com o programa de Triagem Pré-natal para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Entre os marcadores triados, está a sífilis, doença que ainda é uma das principais causas de morte materno-infantil. “Por isso, no Dia Nacional da Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro, o Instituto quer chamar atenção para a incidência da doença e como pode ser evitada”, disse o coordenador do Biomarc e pesquisador, Juan Fidel.

Dos marcadores triados pelo Biomarc, o de sífilis é o que mais cresceu nos últimos anos. Dados do Laboratório, do ano de 2013, apontaram 1614 pessoas infectadas, um crescimento de mais de 100% se comparado à 2011. “A sífilis congênita pode provocar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. Também é necessário ter cuidado no momento do parto para evitar sequelas no recém-nascido como cegueira, surdez e deficiência mental, alerta Fidel.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que pode ser transmitida pelo ato sexual, transfusão de sangue ou transmissão vertical (de mãe para filho) durante a gestação ou no parto. O uso da camisinha e o correto acompanhamento durante a gravidez são formas simples e eficazes de prevenção. O Brasil tem o desafio de eliminar a sífilis congênita no país até 2015, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

Sobre o Biomarc - O Biomarc realiza exames com a tecnologia de papel de filtro, que utiliza apenas algumas gotas de sangue tiradas de um furo no dedo. Além da sífilis, outros marcadores como HIV, Toxoplasmose, glicose e colesterol também são analisados. A triagem feita no papel de filtro é mais rápida e segura, pois não utiliza vidros no transporte para o laboratório. O laboratório já atua em 85 municípios do Rio. Se o seu município não é atendido pelo serviço, peça a Secretaria de Saúde para entrar em contato com o Instituto Vital Brazil e incluí-lo.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda