As novas obras aliam modernidade e sustentabilidade
No mês de novembro, o Instituto Vital Brazil vai inaugurar projetos que aliam modernidade e sustentabilidade. No dia 3, serão inauguradas a nova coelheira, o serpentário e o Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais da Fazenda Vital Brazil. Logo em seguida, no dia 6, será a vez da Central de Utilidades (Ceu) e do Centro Integrado de Resíduos (Cires) localizados na sede do Instituto. Esse projeto tem como proposta uma edificação autossustentável e ecologicamente correta.
A nova coelheira abrigará animais a serem utilizados nos laboratórios experimentais e vem para atender 100% da capacidade do controle de qualidade dos produtos farmacêuticos produzidos pelo Instituto Vital Brazil. Construída nos conceitos de produção integrada e bem-estar animal, priorizará o aproveitamento dos resíduos orgânicos para o equilíbrio do meio ambiente, como explica o Diretor Científico do Instituto, Luís Eduardo da Cunha. “O uso do material orgânico servirá de alimento para peixes e patos do nosso tanque. Esse sistema de coleta de resíduo é uma criação inovadora”.
Também será inaugurado no dia 3 de novembro, o Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais da Fazenda Vital Brazil que foi Estruturado com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com Departamento de Produtos Naturais de Farmanguinhos/Fiocruz, o Parque da Vida/Initiare, as Diretorias Industrial e Científica do Vital Brazil. O espaço tem como objetivo apoiar as pesquisas em produtos naturais e fortalecer o complexo produtivo em plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Leide Ferreira, da Gerência de Fitoterápicos do Instituto Vital Brazil, o laboratório irá contribuir também para a geração de conhecimento. “O Laboratório de pesquisa de produtos naturais poderá ser utilizado pelos alunos da Faculdade de Farmácia da UFF, para as aulas das disciplinas de fitoterapia e de farmacotécnica homeopática. O espaço será utilizado para apoio aos projetos de capacitação e qualificação, para os profissionais técnicos dos projetos de Arranjos Produtivos Locais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos contemplados pelos editais do Ministério da Saúde”.
E a sustentabilidade também será a tônica da Central de Utilidades (Ceu) e o Centro Integrado de Resíduos (Cires), que serão inaugurados no dia 6 de novembro, na sede do Instituto. O projeto tem como proposta uma edificação autossustentável e ecologicamente correta com caldeiras, subestação, geradores de energia elétrica, área para higienização e guarda dos contêineres e depósito de material de limpeza e sanitário. O complexo abrigará o Centro Integrado de Resíduos (Cires) que possui telhado com captação de água pluvial e luz solar, e um sistema de segurança com para-raios.
Para esse projeto, o Instituto investiu em compra de novos equipamentos para produção de soro além de modernizar sistemas, implantar novos meios de comunicação (videoconferência) e softwares. Também será iniciado um grupo de trabalho para promover a validação dos sistemas computarizados que tenham impacto nos processos produtivos com vista a alcançar o certificado de Boas Práticas de Fabricação.
O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.
Assessoria de Comunicação
Instituto Vital Brazil
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói/RJ – CEP: 24.230-410
Tel: +55 (21) 2711-9223, ramal 187 / Fax: +55 (21) 2711-9092
0 comentários:
Postar um comentário