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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mercado farmacêutico cresce, mas ainda não é competitivo no exterior

Embora o mercado interno tenha alcançado US$ 20 bilhões e deva ocupar o 4º no ranking mundial até 2016, as exportações ainda representam apenas US$ 1,5 bilhão e nos colocam em 27º lugar no ranking do comércio exterior

O crescimento do mercado farmacêutico interno, que deve alcançar o 4º lugar no ranking mundial até 2016, pode gerar uma falsa impressão sobre a representatividade do setor. Isso porque as exportações ainda estão muito baixas, em torno de apenas US$ 1,5 bilhão. A Alemanha, que lidera as exportações, supera a marca de US$ 70 bilhões, valor 3,5 vezes maior que as vendas do mercado interno brasileiro.

“Precisamos encontrar formas para aumentar o nosso potencial de exportações porque são essas vendas ao mercado externo que vão realmente fazer o setor farmacêutico continuar crescendo”, afirma Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa). Para discutir estratégias de promoção das exportações, a entidade realiza em parceria com a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos) um evento em dezembro, o “Brasil como plataforma de exportação da Indústria Farmacêutica”, que reunirá representantes do governo, associações e empresas do setor.

“Mesmo com o momento difícil para a economia, conseguimos crescer cerca de 13% neste ano. Isso porque os cuidados com a saúde são naturalmente uma prioridade e também tivemos um aumento da classe média”, avalia Britto. De 2003 a 2011, o mercado farmacêutico brasileiro passou de 10º para 6º lugar no ranking mundial; com projeção de alcançar o 4º lugar em 2016.

RANKING – MERCADO INTERNO
Colocação 2003 2011 2016
1 EUA EUA EUA
2 Japão Japão China
3 Alemanha China Japão
4 França Alemanha Brasil
5 Itália França Alemanha
6 Reino Unido Brasil França
7 Espanha Itália Itália
8 Canadá Espanha Índia
9 China Canadá Rússia
10 Brasil Reino Unido Canadá

Fonte: IMS Health.

Na disputa pelo mercado externo, o Brasil ainda precisa conquistar muito espaço. Entre 2003 e 2013, o valor exportado passou de US$ 280 milhões para US$ 1,52 bilhão. Contudo, os líderes de vendas dessa categoria alcançam marcas dezenas de vezes maior. A Alemanha exporta mais de US$ 70 bilhões. Suíça exporta US$ 58 bilhões, Bélgica US$ 50 bilhões e EUA US$ 43 bilhões.

“Apesar das nossas exportações estarem crescendo, ainda estamos muito distantes dos principais representantes internacionais deste setor. E os valores superam com folga o nosso mercado interno, o que comprova a necessidade de aprimorarmos as estratégias para o mercado externo”, afirma o presidente da Interfarma.

RANKING – EXPORTAÇÕES
Rank País
1 Alemanha
2 Suíça
3 Bélgica
4 Estados Unidos
5 França
6 Reino Unido
7 Irlanda
8 Holanda
9 Itália
10 Espanha
11 Índia
12 Dinamarca
13 China
14 Áustria
15 Suécia
16 Singapura
17 Israel
18 Canadá
19 Panamá
20 Hungria
21 Japão
22 Austrália
23 Polônia
24 Eslovénia
25 República Checa
26 México
27 Brasil
28 Coreia do Sul
29 Grécia
30 Hong Kong

Fonte: Word Trade Organization, 2013.

Trinta países são responsáveis por 97,43% das exportações mundiais de produtos farmacêuticos, segundo dados de 2013. O Brasil ocupa a 27ª posição no ranking geral, responsável por 0,31% das exportações globais. Entre os países que compõem o BRIC, China e Rússia exportaram mais que o Brasil. Na América Latina, México e Panamá também exportaram mais.

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