O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Felix, assinou, nesta terça-feira (25), em Jacarezinho, convênios e protocolos de intenções junto a instituições locais, com a finalidade de aproximá-las do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (PTNP) e fortalecer o ambiente de empreendedorismo tecnológico inovador na região. Durante a viagem, Felix se reuniu ainda com os vereadores da Câmara Municipal da cidade para apresentar as perspectivas do parque tecnológico aos parlamentares.
De acordo com o diretor-presidente, a assinatura destes acordos é importante para fortalecer a articulação entre o Tecpar e as instituições, para que o parque tecnológico cumpra sua missão de atrair empresas de base tecnológica e inovadoras à região. “São convênios e protocolos que dão suporte às atividades do parque e que criam um ambiente de estímulo à inovação no Norte Pioneiro, onde temos nosso campus”, salientou.
Com a Prefeitura de Jacarezinho, o Tecpar firmou um convênio para fortalecer a articulação entre as instituições, visando a atração de empresas de base tecnológica inovadoras, realização de ações para soluções tecnológicas, capacitação, certificação de produtos e processos, compartilhamento de infraestruturas e competências, com objetivo de orientar a incubação de empresas.
O convênio prevê, como plano de trabalho, a promoção de eventos voltados à sensibilização sobre empreendedorismo tecnológico e inovador entre empresas públicas, privadas e academia, e de visitas a empresas para levantar o potencial tecnológico e inovador com a finalidade de se criar ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) nestas organizações.
O acordo tem o objetivo ainda de promover cursos de capacitação e de divulgar as ações do Tecpar nas áreas de certificação de produtos e processos e soluções tecnológicas. As duas instituições se comprometeram ainda a utilizar a infraestrutura no PTNP para a instalação de postos avançados de instituições que promovam ações de estímulo ao desenvolvimento das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica do Norte Pioneiro (Intec Norte Pioneiro), instaladas por meio de editais de qualificação. Outro ponto firmado no convênio é a elaboração conjunta do Plano Diretor do PTNP, tendo como marco inicial o ano de 2015.
Protocolos de intenção
Além do convênio, o diretor-presidente do Tecpar assinou três novos protocolos de intenção na região. Com a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o acordo prevê o fortalecimento da articulação institucional com a finalidade de realização de ações para a sensibilização sobre empreendedorismo tecnológico e inovador, compartilhamento de infraestruturas e assessoria dos acadêmicos para incubação e pré-incubação. Com a UENP, o acordo prevê ainda a criação de um posto avançado do curso de Direito da universidade nas instalações do campus de Jacarezinho do Tecpar.
“Todos esses acordos ajudam a assegurar que o parque esteja conectado a uma rede de instituições parceiras para a promoção do empreendedorismo tecnológico inovador e a atração de empresas de base tecnológica, que gerem produtos de alto valor agregado na região, bem como empregos altamente qualificados”, ressaltou Felix.
Com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro, o Tecpar firmou um protocolo de intenções para transferir o know-how da instituição para implantar a Incubadora Tecnológica de Ribeirão Claro, além da realização de ações para soluções tecnológicas, capacitação, certificação de produtos e processos. Os protocolos de intenção foram assinados com a reitora da UENP, Fatima Padoan; com o diretor-geral do Campus Jacarezinho IFPR, Gustavo Villani Serra; e com o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo.
0 comentários:
Postar um comentário