Fernando Pimentel e vice comemoram vitória em outubro (Foto: Douglas Magno/Estadão Conteúdo) |
O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), anunciou nesta terça-feira (3) por meio de nota os nomes que vão compor o secretariado e indicou nomes para a presidência das estatais e do Controlador-Geral do Estado no mandato que se inicia em 1º de janeiro.
Integrantes do Partido dos Trabalhadores ficaram com a maioria das pastas, seguidos por nomes do PMDB – partido que compõe a chapa eleita com o vice Antônio Andrade. A equipe de Pimentel tem nomes que o acompanham desde a Prefeitura de Belo Horizonte como Murilo Valadares (Transporte e Obras) e Helvécio Magalhães (Planejamento). O ex-ministro Nilmário Miranda, assim como o cargo que ocupou em nível federal vai ser o responsável pela pasta dos Direitos Humanos.
O escolhido por Pimentel para ocupar a pasta da Fazenda é José Afonso Bicalho. O ex-presidente do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) é réu no mensalão tucano e acompanha Pimentel desde o Ministério do Desenvolvimento. Segundo a denúncia referente ao caso, ele é acusado de peculato quando era presidente do Bemge por ter transferido R$ 500 mil para agências de publicidade de Valério. Ainda segundo o Ministério Público, o esquema desviou recursos para a campanha eleitoral de Azeredo, que concorria à reeleição em 1998. A assessoria de Pimentel afirmou que não vai comentar o caso.
O Controlador-Geral do município de São Paulo na gestão Fernando Haddad (PT) foi indicado para ocupar o mesmo cargo no Governo de Minas. Mário Spinelli ficou conhecido por conduzir as investigações que resultaram na prisão de cinco servidores suspeitos de propina. Em entrevista ao G1 em 2013, ele defendeu que o país criminalize o enriquecimento ilícito de servidores públicos.
Entre os quadros do PMDB que vão compor o 1º escalão estão o ex-prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo (Cultura) e o deputado estadual Sávio Souza Cruz (Meio Ambiente).
Bernardo Santana (PR), o primeiro secretário anunciado por Pimentel vai ocupar a Defesa Social. O PCdoB vai ficar com a pasta do Turismo (Geraldo Pimenta) e o PRB, assim como em nível federal, terá o secretário de Esportes: Carlos Henrique.
Quatro secretarias foram criadas: Recursos Humanos, Desenvolvimento Agrário, Direitos e Cidadania e Esportes, que foi desmembrada do Turismo. No caso dos secretários indicados para estas quatro pastas, eles serão empossados após a criação das secretarias.
Segundo a assessoria do novo governo, as novas pastas não vão alterar o número de secretarias, pois o Escritório de Prioridades será extinto e a Ouvidoria-Geral também vai deixar de existir, mas suas atribuições serão assumidas pela futura Secretaria de Direitos e Cidadania. A Representação do estado em Brasília e a Intendência da Cidade Administrativa vão perder o status de secretaria.
As nomeações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial no dia 1º de Janeiro.
Estatais.Também foram indicados os nomes para a presidência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). As nomeações dos presidentes das estatais dependem de aprovação dos nomes em assembleia geral, no caso da Copasa e da Cemig, ou dos conselhos de administração, no caso da Prodemge e da Codemig e do BDMG.
Veja todos os nomes
Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais
Marco Antônio Rezende Teixeira - advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É servidor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi diretor jurídico e superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e ex-procurador-geral do município de Belo Horizonte.
Secretaria de Estado de Governo
Odair Cunha – Advogado, ele foi eleito para o quarto mandato consecutivo de deputado federal nas eleições de outubro. Foi assessor jurídico de Prefeituras e Câmaras Municipais.
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
Helvécio Magalhães - Médico formado pela UFMG e Doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É servidor concursado da Prefeitura de Belo Horizonte, onde foi secretário municipal de Saúde e secretário de Planejamento e Orçamento. No Ministério da Saúde, foi secretário de Atenção à Saúde no governo Dilma Rousseff.
Secretaria-Geral da Governadoria
Eduardo Serrano - gestor público formado pela Fundação Getúlio Vargas. Foi chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Secretaria de Estado de Fazenda
José Afonso Bicalho - economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da UFMG. Doutor em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Foi secretário-adjunto e secretário de Fazenda de Minas Gerais (1990-1994). Presidiu os bancos BEMGE e Credireal (1994-1998). Foi secretário de Finanças da prefeitura de Belo Horizonte (2005-2012). Foi assessor econômico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Secretaria de Estado da Educação
Macaé Evaristo – assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Educação pela UFMG. É secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação no governo Dilma Rousseff. É professora da rede estadual de ensino desde 1984. Foi Secretária de Educação de Belo Horizonte (MG) e uma das responsáveis pelo programa de Educação Integral da capital mineira. Coordenou o programa de implantação de escolas indígenas de Minas Gerais entre 1997 e 2004.
Secretaria de Estado da Saúde
Fausto Pereira dos Santos - médico sanitarista formado pela UFMG. É doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. É secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Foi secretário-adjunto de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por dois mandatos.
Secretaria de Estado de Defesa Social
Bernardo Santana de Vasconcellos - advogado, ele foi eleito deputado federal para a atual legislatura (2011-2015). É pós-graduado em Direito de Empresa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Direção Estratégica e Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas.
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
Murilo Valadares - engenheiro civil formado pela UFMG. É secretário de Obras de Ribeirão das Neves. Ex-administrador regional da Prefeitura de Belo Horizonte, ex- diretor da SLU, ex-superintendente da Sudecap, ex-secretário de Políticas Urbanas.
Secretaria de Estado da Cultura
Ângelo Oswaldo - jornalista, ele é formado pelo Instituto Francês de Imprensa, e advogado, formado pela UFMG. Presidiu o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, no governo Dilma Rousseff. Foi prefeito de Ouro Preto (1993-1996; 2005-2008; 2009-2012) e secretário estadual de Cultura no governo Itamar Franco (1999-2002). Presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no governo José Sarney. É presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas.
Secretaria de Estado de Direitos e Cidadania-Geral
Nilmário Miranda - jornalista. É mestre em Ciências Políticas pela UFMG. Foi deputado estadual (1987-1990), deputado federal (1991-2003) e Secretário Nacional dos Direitos Humanos no governo Luís Inácio Lula da Silva. Voltou à Câmara dos Deputados em 2013. Como deputado federal, presidiu a Comissão Externa para os Mortos e Desaparecidos Políticos da Câmara dos Deputados e foi autor do projeto de lei que criou a Comissão de Direitos Humanos de Minorias, que presidiu em 1995 e em 1999.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
João Cruz Reis Filho - engenheiro agrônomo. É mestre e doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. É fiscal federal agropecuário do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde chefia a assessoria de gestão estratégica.
Secretaria de Estado de Turismo
Geraldo Pimenta – o médico formado pela UFMG é deputado estadual. Foi vereador em Betim e secretário municipal de Assistência Social na gestão da prefeita Maria do Carmo Lara. Assume o cargo nesta quinta-feira.
Secretaria de Estado de Esportes
Carlos Henrique – deputado estadual eleito para o segundo mandato consecutivo nas eleições de outubro passado. Foi vereador de Belo Horizonte por três mandatos consecutivos, eleito em 2000, 2004 e 2008. É pastor evangélico. Assumirá o cargo somente após a criação da secretaria.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Miguel Corrêa Jr. - formado em História pelo Centro Universitário Uni-BH. Exerce o segundo mandato consecutivo de deputado federal. Foi reeleito em outubro passado. Foi vereador em Belo Horizonte.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Paulo Guedes – exerce o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nas últimas eleições, foi o deputado estadual mais votado do Estado. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Manga, município onde nasceu, no Norte de Minas. Foi coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
Altamir Rôso - empresário, engenheiro e economista, preside a regional Vale do Rio Grande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Uberaba.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana
Tadeu Leite – empresário, exerce o primeiro mandato como deputado estadual. Em outubro, foi eleito para o segundo mandato.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Sávio Souza Cruz - engenheiro metalúrgico e especialista em engenharia ambiental formado pela UFMG. Exerce o quarto mandato consecutivo de deputado estadual. Foi reeleito em outubro passado. Foi secretário de Estado de Planejamento e secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração no governo Itamar Franco (1999-2002). Foi professor de Química e Física da rede de ensino privado e de Engenharia Ambiental da PUC Minas.
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social
André Quintão - assistente social e sociólogo exerce o terceiro mandato de deputado estadual. Nas últimas eleições, foi eleito para o quarto mandato. Foi secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte na gestão Patrus Ananias (1993-1996). Cumpriu dois mandatos de vereador na capital mineira. É servidor concursado da prefeitura de Belo Horizonte.
Secretaria de Estado de Recursos Humanos
Gamaliel Herval - advogado formado pela PUC Minas. É presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais). Foi presidente da Eletrosul e integrou o conselho de administração da Eletrobras. Foi reitor da Universidade Católica de Minas Gerais.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário
Glênio Martins de Lima Mariano - técnico em agropecuária e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UFMG. Foi chefe de gabinete, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamento e superintende regional substituto do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Minas Gerais.
Controladoria-Geral do Estado
Mário Spinelli - engenheiro Civil e Matemático é mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense. É Controlador-geral do Município de São Paulo. É servidor concursado da Controladoria-Geral da União (CGU), onde foi secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Integrou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do ministério da Fazenda.
Presidente da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)
Mauro Borges Lemos - economista formado pela UFMG. Doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e Universidade de Paris. É professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2014). Foi presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), de 2011 a 2014. Presidiu o Conselho de Administração do BNDES e do BNDESPAR. Possui trabalhos científicos publicados em livros e periódicos especializados no Brasil e no exterior.
Presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais)
Marco Antônio Castello Branco - engenheiro Metalurgista formado pela UFMG. Especialista e doutor em siderurgia pela Faculdade de Engenharia de Minas, Metalurgia e Mecânica da Universidade Técnica de Clausthal, Alemanha. Fez carreira na iniciativa privada, assumindo a presidência da Mannesmann do Brasil no ano 200, após fusão da empresa com o grupo francês Vallourec. De 2004 a 2008, integrou a alta administração do grupo na França. Foi diretor-presidente da Usiminas de 2008 a 2010.
Presidente da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do estado de Minas Gerais)
Paulo de Moura Ramos - economista formado pela PUC Minas. Foi coordenador de Relações do Trabalho e secretário de Governo da prefeitura de Belo Horizonte. Foi presidente da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte). Foi vereador em Contagem-MG (1989-1992).
Presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)
Sinara Meirelles - engenheira civil formada pela UFMG. Foi Superintendente de Limpeza Urbana da prefeitura de Belo Horizonte entre 2005 e 2009. Integrou o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.
Presidente do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais)
Marco Aurélio Crocco - economista formado pela UFMG. Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Economia pela Universidade de Londres. É especialista em economia monetária e desenvolvimento econômico regional. É professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenou a elaboração do programa de governo do então candidato Fernando Pimentel na disputa do governo do Estado. É representante no Brasil da Regional Studies Association (Associação de Estudos Regionais), sediada em Londres
0 comentários:
Postar um comentário