Destaques

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tecpar deposita novos pedidos de registro de marcas junto ao Inpi

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) depositou três novos pedidos de registro de marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Os novos ativos intangíveis com pedido de proteção são o Tecpar Inovação, Tecpar Educação e Tecpar Conhecimento. Além do depósito desses três pedidos, o Tecpar está processando o pedido de registro de um software de Engenharia de Sistemas Inteligentes e de um pedido de patente do novo processo de produção da vacina antirrábica.

De acordo com o gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Julius Zanon, esses novos pedidos se somam aos 40 já feitos para registro de marca solicitados pela instituição e aos 14 de patente, de software e de produtos, já depositados no Inpi. Os pedidos foram feitos com recursos de um projeto da Fundação Araucária de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), explica Zanon.

“Como centro de pesquisas, desenvolvimento e inovação, o Tecpar gera ativos intangíveis que precisam de proteção. Esses ativos valem mais que bens físicos, porque é o conhecimento produzido aqui dentro. Por essa razão fizemos os pedidos”, ressalta.

O Tecpar Inovação é a área do Tecpar que desenvolve as atividades de prospecção  e inteligência tecnológica. Nela são realizadas todas as funções e tarefas relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, desde o projeto a sua elaboração. A unidade é ainda a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar), que é a responsável por um catálogo que reúne todas as patentes dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná (www.nitpar.pr.gov.br/catalogo-de-patentes).

Já o Tecpar Educação é a divisão de educação do instituto, que oferece uma plataforma de ensino a distância para o público interno e externo, com conteúdo que atende a espaços não cobertos pelo ensino formal, com capacitações profissionais voltada a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral. O primeiro curso externo foi lançado em novembro, com o tema Planejamento Estratégico.

O Tecpar Conhecimento, por sua vez, é a unidade de negócios que congrega todo o conhecimento gerado na instituição. O pedido de registro de marca inclui a proteção de documentos que trazem informações sobre os produtos e processos do instituto.

Patentes
Já está sendo processado e deve ser solicitado logo no início do ano que vem o pedido do registro de um software desenvolvido pelo Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes do Tecpar. O sistema inteligente de monitoramento e controle de processos, voltado ao ramo industrial, permite ao empresário aliar o conhecimento técnico a dados de produção, para permitir o monitoramento da produtividade da empresa.

Outro processo que está sendo patenteado pelo Tecpar é a produção de vacina antirrábica por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão. Esse método, desenvolvido na instituição, permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir uma maior produção de anticorpos, sendo mais segura para os animais por não provocar efeitos colaterais. Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial.




0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda