Destaques

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

VÂNIA CANUTO (CONITEC) deixa o MS

Texto de despedida dela publicado no LinkedIn

Depois de 13 anos no Ministério da Saúde, sendo destes 11 na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), despeço-me neste momento do SUS.

Estive na Conitec e no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/MS) desde antes da criação, contribuindo para que a Lei 12.401/11 pudesse ser operacionalizada e para que a avaliação de tecnologias em saúde pudesse de fato ser a base da incorporação de tecnologias no SUS. Por esta construção, ganhamos o prêmio de Inovação em Gestão da ENAP em 2014.

No final de 2018, me foi concedido o desafio de dirigir o DGITS/MS. Coordenar a Conitec é uma tarefa hercúlea em que se sofre duras críticas diárias internas e externas, mas apesar disso é gratificante saber que o seu trabalho árduo melhora a vida da população brasileira e aperfeiçoa o SUS.

Ao longo da pandemia vivi desafios e situações que nunca tinha experimentado na minha vida profissional de 21 anos. Fui resistência quando a opção mais fácil era a desistência imediata, mas desistir nunca esteve nos meus planos.

O apoio incondicional da equipe do DGITS e da minha família, além da minha personalidade, da minha história na ATS de 20 anos e da consciência de que sou uma servidora pública federal de uma carreira típica de Estado foram a minha força para lutar até o fim para que não houvesse possibilidade de perda de conquistas, mesmo com toda pressão e exposição pública pela qual passei.

Os avanços na Conitec ao longo destes 11 anos fizeram com que ela seja o principal e mais respeitado órgão de ATS na América Latina e reconhecida no mundo inteiro pela sua excelência.

Na minha gestão na direção do Dgits e na presidência da Conitec, ampliei a participação social, aprimorei métodos em ATS, fortaleci e expandi os Núcleos da Avaliação de Tecnologias da Rebrats, promovi a inovação nos processos de ATS, implantei o monitoramento de tecnologias incorporadas, intensifiquei a cooperação internacional, fomentei as bases para a implementação de acordos de acesso gerenciado, expandi a rede de prestação de serviços à Conitec a fim de atender aos prazos legais e adotei a transparência total.

Deixo a direção desse departamento que vi crescer na paz de ter cumprido a missão que me coube, com a certeza de ter construído e fortalecido uma política de Estado.

Muitos avanços ainda são necessários e certamente serão feitos pelos que agora assumirão esta responsabilidade. Desejo sorte e resiliência!

Um abraSUS!

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda