O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (3), uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pela comemoração dos seus 75 anos. A sessão solene, proposta pela deputada estadual Cantora Mara Lima, lembrou a história da instituição e marcou a entrega da menção honrosa da Casa ao Tecpar.
A Mesa de Honra do evento foi composta pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, pela deputada Mara Lima e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que representou o governador Beto Richa. A parlamentar abriu a sessão explicando as razões que a motivaram a propor a sessão solene em homenagem ao Tecpar, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. “É uma justa homenagem a uma instituição que ajuda o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado. Parabenizo a todos que de maneira direta ou indireta contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná”, salientou.
O diretor-presidente do Tecpar lembrou em seu discurso que nesses 75 anos do Tecpar há muito a comemorar, mas também muito a planejar e executar. Felix ressaltou ainda que é decisivo que o Tecpar esteja alinhado com as políticas e diretrizes do Governo do Estado sem esquecer os grandes desafios nas áreas em que a instituição atua. “O reconhecimento desta Casa é muito importante para fortalecer o comprometimento dos nossos colaboradores com o desenvolvimento econômico do Paraná”, ressaltou.
João Carlos Gomes lembrou a visão futurista que tinha o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, que na década de 1940 idealizou o instituto. “Estamos comemorando o aniversário de 75 anos da instituição porque Enrietti oportunizou o laboratório que deu início ao Tecpar, esta instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.
Menção honrosa
O Tecpar e a sua diretoria, composta pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, pelo diretor de Biotecnologia Industrial, Júlio Salomão, pelo diretor de Administração e Finanças, José Ciro Costa Assunção, e pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Guilherme Zemke, receberam uma menção honrosa em reconhecimento pela pesquisa científica e tecnológica realizada pela instituição no Paraná. O colaborador mais antigo do Tecpar, Edison Antônio Costa de Assunção, também foi homenageado.
História do Tecpar
O Tecpar está se preparando desde o segundo semestre de 2014 para chegar aos 75 anos, marco que será atingido no dia 6 de junho do ano que vem. Fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição tinha a sua frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto.
Após ser fundado, o Laboratório de Análises e Pesquisas foi transformado, um ano mais tarde, em Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas , abrindo novas frentes de atuação à instituição.
A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando o IBPT foi denominado Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e houve a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.
Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.
0 comentários:
Postar um comentário