Economia relacionada ao planejamento familiar ou reprodutivo
Em 2014, uma gestação não planejada custava ao governo cerca de R$ 2.293,00 e gastamos mais de R$ 4 bilhões com gestações não planejadas no Brasil.
· Luis Bahamondes (UNICAMP). The burden of unintended pregnancies in Brazil: a social and public health system cost analysis. International Journal of Womens Health. 2014; 6: 663–670. Published online 2014 Jul 16. doi: 10.2147/IJWH.S61543. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pmc/articles/PMC4106956/
Cada ano adicional de ensino secundário de uma menina aumenta sua renda potencial futura em 15 a 25%.
· Psacharopoulous, G. et al. “Returns to Investment in Education: A further Update. Policy Research Working Paper 2881 (Washington, DC: World Bank 2002).
Um aumento de apenas 1% na frequência em meninas no ensino secundário acrescenta 0,3% ao PIB de um país.
· Plan International (2008) 'Paying the Price, the economic cost of failing to educate girls. Disponível em:http://plan-international.org/ girls/girl-facts-sources.php? lang=en
Brasil deixa de acrescentar US$ 3,5 bilhões de dólares à sua economia (PIB) por ano devido à gravidez de adolescentes. O Brasil teria maior produtividade caso meninas adolescentes retardassem sua gravidez até os 20 e poucos anos.
· Estudo “Situação da População Mundial 2013″, com tema “Maternidade Precoce: enfrentando o desafio da gravidez na adolescência”. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), outubro de 2013. Acessado em 08/10/2015. Disponível em: http://www.unfpa.org.br/ Arquivos/SWOP%202013%20-% 20Summary%20Portugues.pdf ou em http://www.un.org/apps/news/ story.asp?NewsID=46373
Cada dólar gasto em planejamento familiar pode economizar até 6 dólares dos governos, possibilitando que estes invistam mais em atenção básica e outros serviços de saúde.
· Bill & Melinda Gates Foundation. Family Planning: Strategy Overview. Disponível emhttp://www.gatesfoundation. org/What-We-Do/Global- Development/Family-Planning
· USAID (United States Agency for International Development). Achieving the Millennium Development Goals: The contribution of fulfilling the unmet need for family planning. 2006. Página 66. Disponível em:http://www. healthpolicyinitiative.com/ Publications/Documents/ MDGMaster%209%2012%2006% 20FINAL.pdf
· Cleland, Kelly, M.P.A., M.P.H., Jeffrey F. Peipert, M.D., Ph.D., Carolyn Westhoff, M.D., Scott Spear, M.D., and James Trussell, Ph.D. Family Planning as a Cost-Saving Preventive Health Service. N Engl J Med 2011; 364:e37May 5, 2011DOI: 10.1056/NEJMp1104373. Disponível em: http://www.nejm.org/doi/full/ 10.1056/NEJMp1104373
· Milbank Q. 2014 Dec;92(4):696-749. doi: 10.1111/1468-0009.12080. Epub 2014 Oct 15. Return on investment: a fuller assessment of the benefits and cost savings of the US publicly funded family planning program. Frost JJ1, Sonfield A, Zolna MR, Finer LB. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pubmed/25314928
· UNFPA (United Nations Population Fund). Additional Investments in Family Planning Would Save Developing Countries More Than $11 Billion a Year. 14 November 2012. Disponível em:http://www.unfpa.org/press/ additional-investments-family- planning-would-save- developing-countries-more-11- billion-year
· UNFPA (United Nations Population Fund). CONTRACEPTIVES SAVE LIVES – December 2012. Disponível em: https://www.unfpa.org/sites/ default/files/resource-pdf/EN- SRH%20fact%20sheet- Contraceptive.pdf
A taxa de natalidade entre adolescente no Colorado caiu 40 % entre 2009 e 2013, em parte devido a um programa que oferece a contracepção de longa duração para mulheres de baixa renda. A percentagem de mulheres jovens recebendo o DIU e implantes quadruplicou em clínicas participantes, de acordo com o estudo. De 2008 a 2012, o Colorado melhorou seus índices de taxa de natalidade entre adolescentes – era o 29º estado com menor taxa e foi para a 19ª posição nos Estados Unidos. Somente em 2010, o estado do Colorado economizou US$ 42 milhões sobre os custos de saúde associados com nascimentos adolescentes, graças ao programa.
· Colorado teen birthrate drops 40% with low-cost birth control. By Caitlin Schmidt, Special to CNN. July 10, 2014. http://edition.cnn.com/2014/ 07/10/health/colorado-teen- pregnancy/
· Game Change in Colorado: Widespread Use Of Long-Acting Reversible Contraceptives and Rapid Decline in Births Among Young, Low-Income Women. Perspectives on Sexual and Reproductive Health. Disponível em:http://www.guttmacher.org/ pubs/journals/46e1714.html
Cerca de 20% dos gastos com nascimentos de bebês filhos de mães adolescentes são feitos com meninas menores de 18 anos no Mississippi, EUA. Em 2009, a gestação de adolescentes custou aos contribuintes do estado US$ 155 milhões. Cada $ 1 investido em prevenção de gravidez na adolescência para as mulheres jovens de 14 a 19 anos economizou uma média de US$ 4,34 no primeiro ano e de US$ 17,23 em 5 anos, um retorno 1.723 % sobre o investimento dos contribuintes (Eisenberg et al. 2013).
· Greene ME, Merrick T. The Case for Investing in Research to Increase Access to and Use of Contraception among Adolescents. Seattle, Washington: Alliance for Reproductive, Maternal, and Newborn Health; 2015.Disponível em: https://www.usaid.gov/sites/ default/files/documents/1864/ RH_adol_contraception_rpt_508. pdf
Com a prevenção de uma gravidez indesejada, uma quantidade significativa de futuras despesas de dinheiro público pode ser evitado. ( ... ) Os resultados mostram que os serviços de planeamento familiar financiados pelo sistema público (... ) continuam a ser custo-efetivos para todas as faixas etárias abaixo de 34 anos, considerando os gastos evitados em um ano, e custo-efetivo para todas as faixas etárias quando as despesas evitadas estavam previstas para cinco anos. O planejamento familiar financiado pelo sistema público apresenta uma relação melhor de custo-benefício para as mulheres com idade inferior a 30. Ao considerar a previsão das despesas evitadas por apenas um ano, mais de US$ 3 poderiam ser economizados para cada US $ 1 gasto em serviços de planejamento familiar. Programas de planejamento familiar são ainda mais custo-efetivos quando consideramos a população de mulheres elegíveis a programas sociais de assistência pública. ( ... ) Considerando que os recursos disponíveis para cuidados de saúde estão cada vez mais retraídos, esta análise pode ajudar a priorizar o uso eficiente e eficaz dos recursos disponíveis.
· The Cost of Unintended Pregnancy in Iowa: A Benefit-Cost Analysis of Public Funded Family Planning Services.Belinda Udeh, University of Iowa. 2009. Página 36 – Conclusion.
Em 2010, o financiamento público americano para serviços de contracepção ajudou as mulheres a evitar 2,2 milhões de gestações não planejadas, 1,1 milhão de nascimentos não planejados e 760 mil abortos. Ao oferecer às mulheres informações e métodos contraceptivos eficazes, houve uma economia total de 10,5 bilhões de dólares ou 5,68 dólares para cada um dólar gasto.
· Guttmacher Institute and United Nations Population Fund (UNFPA), 2013. Acessado em: 23/10/2013. Disponível em:. http://www.guttmacher.org/ media/nr/2013/07/30/
Com as adolescentes entre 10 e 18 anos, o gasto com curetagem em 2012 foi de cerca de R$ 5 milhões e com partos, cerca de R$ 220 milhões.
· Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIHSUS) – 2012.
Cada ano adicional de escolaridade da mãe reduz a mortalidade de seus filhos entre 5 e 10%.
· Herz, B. And Sperling G. (2004). What Works in Girls’ Education: Evidence and Policies from the Developing World. Council on Foreign Relations: New York
Métodos reversíveis de longa duração para adolescentes – recomendação da OMS e da Academia Americana de Pediatria
o A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou novas diretrizes na revista Pediatrics no fim de setembro de 2013, recomendando oficialmente o uso de métodos reversíveis de longa duração, como o implante contraceptivo subcutâneo e o dispositivo intrauterino hormonal (DIU), como opções de primeira linha para evitar a gravidez não planejada na adolescência. A indicação está em consonância com as diretrizes de outras sociedades médicas, como o American College of Obstetricians and Gynecologists. São duas as razões para a recomendação da AAP: 1 - por serem de longa ação, esses métodos oferecem proteção contra a gravidez em longo prazo, podendo durar até três anos (implante subcutâneo), e de cinco a dez anos (DIU, dependendo do modelo). Em segundo lugar, há alta eficácia: cerca de 99% no uso dos métodos “em vida real”. Diferentemente das pílulas, tanto o DIU quanto o implante contraceptivo não exigem disciplina da mulher, pois não são de uso diário. Além disso, como não são ingeridos, a eficácia é garantida mesmo em caso de vômito ou diarreia. Esses contraceptivos podem ser interrompidos a qualquer momento, caso haja a vontade de engravidar, recuperando a fertilidade preexistente de forma rápida logo após a remoção.
o Ref. AAP Updates Recommendations on Teen Pregnancy Prevention. Acessado em 09 de outubro de 2014. Disponível em: www.aap.org/en-us/about-the- aap/aap-press-room/pages/AAP- Updates-Recommendations-on- Teen-Pregnancy-Prevention.aspx
o A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza de dois em dois anos sua lista de medicamentos essenciais. Nela, a OMS prioriza os medicamentos mais eficazes, seguros e custo-efetivos para um sistema básico de saúde, razão pela qual a lista ganhou status de “guia” de referência para muitos países desenvolverem suas listas nacionais e decidirem pela compra ou não de determinados produtos. A OMS recomenda a inclusão dos anticoncepcionais reversíveis de longa duração na lista básica de medicamentos ofertados pelos sistemas públicos de saúde por se enquadrarem nos pré-requisitos acima.
o 19th WHO Model List of Essential Medicines. Abril, 2015. Disponível em:http://www.who.int/medicines/ publications/ essentialmedicines/EML2015_8- May-15.pdf - Página 34
0 comentários:
Postar um comentário