NOTA DE PESAR
Saúde lamenta morte de Edmur Flávio Pastorello
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, os dirigentes, funcionários e colegas de trabalho manifestam profundo pesar e prestam condolências aos familiares e amigos pelo falecimento, nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2016, do professor doutor Edmur Flávio Pastorello, um dos mais importantes nomes da história do combate ao câncer no Brasil e profissional de referência no desenvolvimento da oncologia no país.
Dr. Pastorello prestou relevantes serviços à saúde pública nacional e, entre outros feitos, em atuação conjunta com outros profissionais de saúde pública, tornou o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar referência nacional e centro de excelência em formação profissional, estudo, pesquisa e tratamento do câncer. Dali surgiu o comprometimento com a criação de um sistema público e universal de saúde, que culminou no Sistema Único de Saúde (SUS).
Como diretor da Divisão Nacional de Doenças Crônico-Degenerativas do Ministério da Saúde, foi preponderante para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Combate ao Câncer, desempenhou papel central nas ações de controle da doença e foi relevante na abordagem do câncer como problema de saúde pública no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário