Destaques

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Avanços nas pesquisas da aids e atualização da terapia antirretroviral são temas de congresso em Salvador

 Diretora Adele Benzaken vai apresentar os dados em cascata de cuidado contínuo do HIV no Brasil durante o 6º Congresso Brasileiro sobre HIV/Aids e Vírus Relacionados

“A Cascata de HIV no Brasil” é o tema da palestra que a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, ministrará na mesa redonda “Estratégia 90-90-90: onde estamos?”, no primeiro dia do 6º Congresso Brasileiro sobre HIV/Aids e Vírus Relacionados, a ser realizado entre os dias 14 e 16 de setembro no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

Paralelamente a esse evento, ocorrerá o "XI Simpósio Sobre Avanços na Patogenia e Manejo da Aids.

Segundo Adele Benzaken, o debate de que participará vai enfocar uma das maiores bandeiras do Departamento. “O DDAHV utiliza a cascata do cuidado contínuo como uma das principais ferramentas de monitoramento das políticas públicas para aids”, afirma.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2015, a cascata de cuidado contínuo mostra que, em 2014, o Brasil tem 781 mil infectados pelo HIV. Destes, 649 mil estão diagnosticados, 623 mil vinculados, 514 mil retidos, 442 mil em tratamento com medicamentos antirretrovirais (até outubro de 2015) e 356 mil com carga viral indetectável.
De acordo com a organização do congresso, na edição de 2016 serão apresentados os avanços obtidos nos estudos e pesquisas sobre aids, com ênfase nos problemas mais frequentes e na atualização da terapia antirretroviral, e haverá deliberação sobre as perspectivas acerca da doença e seus mecanismos.

Na abertura do evento, será realizado o workshop “Aids em Mulheres”, com debates sobre contracepção, gestação, osteoporose, reposição hormonal e transtornos de humor em mulheres com HIV. Dentre os conferencistas internacionais, participarão Álvaro Bastos (Dinamarca); Benjamin Young e David Watkins (Estados Unidos); Carlos Beltran (Chile).
Na programação também estão previstas dez apresentações orais de oito minutos, seguidas de dois minutos para discussão com o público, na quarta-feira, 14, e na quinta-feira, 15, e exposição de 35 pôsteres com métodos de trabalho, resultados e conclusões das atividades dos pesquisadores.

Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais 
Conheça também a página do DDAHV no Facebook: 
https://www.facebook.com/DSTAidsHV


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda