Destaques

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

"A Sanofi Pasteur esclarece as informações publicadas, no Jornal Diário do Amazonas, no último dia 29 de dezembro, a respeito da Vacina contra a dengue"

Republicamos, a carta enviada pela Sanofi-Pasteur para o Jornal Diário do Amazonas com o objetivo de esclarecer as informações publicadas na reportagem veiculada pelo jornal, no último dia 29 de dezembro de 2015 sobre a vacina contra dengue produzida pela Sanofi Pasteur.

Carta Jornal Diário do Amazonas: 


A Sanofi Pasteur vem por meio desta esclarecer as informações publicadas sobre a vacina contra dengue na reportagem veiculada no dia 29 de dezembro de 2015 no Jornal Diário do Amazonas.  

• Os resultados do amplo programa de estudos clínicos mostram que a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur apresenta 66% de proteção, sendo a média de efetividade de outras vacinas, como a da vacina contra a gripe, distribuída à população brasileira anualmente. É importante lembrar que não há antiviral para tratar a dengue, que apenas em 2015 acometeu mais de 1,5 milhão de brasileiros e causou mais de 800 óbitos no Brasil.  

• Hoje, a dengue custa ao Brasil em torno de 1,2 bilhão de dólares por ano, sem contabilizar os gastos com o controle de vetor. Estas despesas estão relacionadas às consultas ambulatoriais, internações, medicamentos, faltas ao trabalho, entre outros fatores. 

• A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur reduz os casos graves – aqueles que levam ao óbito - em 93% e os índices de hospitalizações em 80% e será uma importante ferramenta de Saúde Pública, que contribuirá de forma significativa com os esforços governamentais em termos de educação e de controle de vetor para prevenção da doença, bem como redução dos gastos com internações. 

• Em relação à comparação com a vacina contra febre amarela, embora sejam vírus da mesma família, são doenças e vírus diferentes. A vacina contra a febre amarela protege apenas contra um único vírus, enquanto a vacina contra a dengue protege contra os quatro diferentes sorotipos virais e que são geneticamente distintos entre eles, portanto, não é possível comparar as duas vacinas.

• Quanto ao número de doses, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur é administrada em três doses, assim como várias outras vacinas disponíveis no mercado para imunização de doenças infecciosas, que podem necessitar de um número de doses ainda maior, como: poliomielite, coqueluche, pneumococo, etc. 

• Este esquema vacinal foi considerado ideal em decorrência das respostas imunológicas avaliadas em estudos clínicos com diferentes esquemas vacinais e oferece um equilíbrio adequado de proteção contra os 4 sorotipos de dengue. A partir da primeira dose, a vacina já oferece proteção, mas é importante receber as três doses para garantir uma proteção duradoura. 

• Em relação à questão de imunização, a empresa reforça ainda que a eficácia e segurança da vacina foram avaliadas em 15 países, contemplando 25 estudos clínicos de diferentes fases e 40.000 participantes. 

• A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur já foi aprovada na América Latina (México) e na Ásia(Filipinas), sendo o Brasil o terceiro País a receber o registro. A Anvisa é uma das agências regulatórias mais respeitadas do mundo, e a aprovação da vacina foi concedida após criteriosa análise. 

• Em relação ao preço da vacina, a Sanofi Pasteur esclarece que o mesmo não foi estabelecido e não foi feita nenhuma proposta, uma vez que é necessário que as autoridades de saúde definam antes o tamanho do programa de imunização a ser implementado para finalizar este processo. 

• A Sanofi Pasteur irá apresentar um preço responsável para a vacina contra dengue, que deve ser sustentável tanto para a empresa quanto para os países endêmicos onde a dengue é uma grande ameaça à saúde pública.

Desta forma, com o objetivo de esclarecer à população e garantir a divulgação de informações precisas sobre a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur, pedimos que os pontos mencionados acima sejam corrigidos. 

O original da carta foi assinado por: Hubert GUARINO, Diretor Geral da Sanofi Pasteur Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda