Destaques

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Membros do CEE-130 da ABNT participam de reunião no Paraná, na sede do TECPAR

Os membros da Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ABNT (ABNT/CEE-130) realizaram, nesta quinta-feira (2), a terceira reunião do grupo, para dar prosseguimento aos trabalhos de harmonização da terminologia, diretrizes, requisitos e ferramentas para a área de P D & I

Júlio C. Felix, diretor-presidente do Tecpar, que também coordena a comissão brasileira, composta por mais de 30 membros, deu andamento às propostas de normalização em PD&I. Em abril, Felix esteve na Itália, acompanhado do Mario Sergio Ramalho, da RM Consult, reunião que contou mais de 20 delegações internacionais que trabalham na construção do conjunto de propostas para as normas que serão submetidas aos 164 países membros da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês). “Participamos de grandes discussões internacionais objetivando consolidar e ampliar o protagonismo do Brasil na área de normalização em gestão de PD&I”, salienta Felix.

Debate

Ontem (01) a Comissão participou do workshop “Atividades para Pesquisa do Desenvolvimento e Inovação (PD&I): casos de implementação da Norma Brasileira”, realizado no TECPAR, onde foram apresentadas e debatidas as motivações e a importância de criar normas que uniformizem a gestão de atividades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil. Além de discutir a normalização em PD&I no País, os participantes puderam conhecer outros marcos regulatórios internacionais, normativos na área.

Organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Tecpar e Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (PR Metrologia), o workshop contou com palestras, talk shows e apresentações sobre o cenário atual de implementação da norma nacional e os movimentos internacionais na área e foi prestigiado por uma centena de técnicos e especialistas, interessados no tema.

A comissão dará andamento aos trabalhos e deverá realizar outras reuniões, para consolidar as propostas brasileiras, e, estruturar a participação no próximo encontro da Comissão Internacional, previsto para ocorrer na China em outubro próximo.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda