A Frente Parlamentar de Luta contra a Tuberculose, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), debaterá na próxima terça-feira (15) o papel do parlamento na luta contra a Tuberculose. A doença mata pelo menos 4,6 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O evento visa justamente colocar a doença do centro de debate da Câmara dos Deputados.
A Frente Parlamentar de Luta contra a Tuberculose é coordenada pelo deputado Antônio Brito (PTB-BA). As atividades fazem parte da comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado anualmente no dia 24 de março. A data, criaTda pela Organização Mundial de Saúde (OMS), homenageia o dia em que foi anunciado o descobrimento do bacilo da tuberculose, em 1882. De acordo com os últimos dados da organização, pelo menos 1,5 milhões de pessoas morreram no mundo por conta da doença, sendo que a maioria dos óbitos poderia ter sido evitada. A taxa de mortalidade, contudo, caiu pela metade se comparada a 1990.
Frente das Américas
Na ocasião, será lançada a Frente Parlamentar da Tuberculose das Américas. Parlamentares da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Uruguai já estão com presença confirmada. Ao final será assinada a Declaração de Brasília, documento oficial que direciona os parlamentares a defenderem o fim da doença nos seus países.
A mobilização ocorrerá às 16 horas, no plenário 14.
Da Redação - LC
Agência Câmara Notícias

0 comentários:
Postar um comentário