Destaques

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Formados em medicina serão diplomados como médicos e não mais como bacharéis

Lei sobre o tema foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e atende aos interesses das entidades de classe e manifestações dos estudantes

Os diplomas de medicina de todo o país agora têm que vir com a denominação “médico” e não mais “bacharel em medicina”. A presidente Dilma Rousseff sancionou texto aprovado pelos parlamentares (13.270/16).
A lei tem origem em projeto do deputado Mandeta, do DEM do Mato Grosso do Sul, para quem a medida, ao padronizar a nomenclatura, atende aos interesses das entidades de classe e manifestações dos estudantes.
A relatora do texto na Câmara (PL 8140/14), deputada Raquel Muniz, do PSD mineiro, acrescenta que a lei também vai facilitar o reconhecimento, por outros países, de diplomas expedidos no Brasil:
"Os diplomas de medicina no Brasil, desde que foram criadas as primeiras faculdades, vem escrita a denominação médico: confere o diploma de médico. Mas algumas faculdades resolveram colocar no diploma bacharel em medicina, o que provocou um transtorno muito grande com acordos internacionais, que alunos que terminavam o curso de medicina, iam fazer mestrado, doutorado fora, ou participar de concursos, e o pessoal questionava o diploma escrito bacharel em medicina, se era a mesma coisa que médico."
Raquel Muniz avalia que essa mesma dificuldade não é encontrada por estrangeiros que vêm trabalhar ou estudar no Brasil.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda