Destaques

sexta-feira, 20 de maio de 2016

CCJ vai realizar seminário sobre regulamentação do lobby

Apesar de o termo, no Brasil, sugerir troca de favores ou corrupção, lobby é a pressão feita por um grupo com o objetivo de interferir nas decisões do poder público.
Comissão de Constituição e Justiça aprova pedido para realização de seminário, em conjunto, pela Câmara e pelo Senado, para debater a regulamentação do lobby.
Apesar de o termo, no Brasil, sugerir troca de favores ou corrupção, lobby é a pressão feita por um grupo com o objetivo de interferir nas decisões do poder público, em especial do Legislativo.
A atividade é regulamentada em diversos países, como os Estados Unidos.

A autora do pedido, deputada Cristiane Brasil, do PTB do Rio de Janeiro, pretende regulamentar a atividade de lobista no país. Ela afirma que o lobby está presente nos três poderes, e que, no judiciário, é bem claro no caso de advogados que defendem os interesses do cliente. 
Cristiane Brasil considera que, como no Judiciário, no Legislativo essas atividades não sejam consideradas crime.

"O que a gente quer fazer é lançar luz numa coisa que ocorre, que é obscura e que nunca vai deixar de acontecer, porque não somos robôs. Somos pessoas. E pessoas se relacionam. E esse relacionamento é positivo."
A deputada Cristiane Brasil explica que está claro quais atividades são criminosas e não devem ser feitas, porém ela pretende definir quais são as atividades legais. Cristiane também pretende criar um portal de transparências, onde todas as atividades estariam devidamente registradas e esclarecidas ao público.
Reportagem — João Vitor Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda