Destaques

quinta-feira, 19 de maio de 2016

COC/Fiocruz comemora 30 anos com programação especial

Qual a função de um centro de pesquisa histórica e memória em uma instituição, criada no início do século 20, para atuar nas áreas de biomedicina e saúde pública? Esta deve ter sido a principal pergunta que frequentou o pensamento daqueles que conceberam, participaram e conviveram com o projeto da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Criada em 1986, por decisão ousada e inovadora de um grupo de sanitaristas liderados por Sérgio Arouca, a Casa completa 30 anos em 2016.

Por suas inúmeras realizações e contribuições às ciências humanas e sociais, à educação e à cultura, a Casa de Oswaldo Cruz e a Fiocruz possuem motivos de sobra para comemorar. A programação de aniversário é extensa e vai até dezembro. Inclui o lançamento da Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz (BVOC), site criado para guardar e revelar a vida e a obra do patrono da instituição; a inauguração do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) que abrigará áreas dedicadas ao atendimento do público interessado no acervo documental histórico, no acervo bibliográfico e nos diversos cursos disponibilizados pela COC; o workshop internacional Desafios de revistas interdisciplinares: experiências do Reino Unido, Brasil e América Latina em história, ciências sociais e humanidades, o seminário de divulgação dos resultados da pesquisa de materiais e técnicas no Pavilhão Arthur Neiva; as aulas inaugurais dos novos mestrados em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural e Divulgação Científica e o lançamento da exposição Manguinhos Revelado: um lugar de ciência.
  
O calendário inclui a formatura dos participantes da 5ª edição do Programa de Iniciação a Produção Cultural do Museu da Vida (Pró-Cultural); a peça A Vida de Galileu e o aniversário de 17 anos do Museu da Vida, que também fará evento para lembrar os 30 anos da reintegração dos cientistas cassados pela ditadura militar.

A programação de aniversário inclui o encerramento do curso A arte e a técnica do Afresco por Bandeira de Mello. O pintor Lydio Bandeira de Mello foi o principal professor da iniciativa da COC/Fiocruz, que, por meio da Oficina-Escola de Manguinhos (OEM), visa à preservação da arte do afresco no país. Do projeto também resultou um documentário com mesmo nome que o curso, com lançamento previsto no Museu da Vida. Também serão lançados os quatro primeiros vídeos de uma série de animação, que será exibida no Canal Saúde e em emissoras parceiras, voltada à divulgação da trajetória de cientistas brasileiros com atuação relevante no campo da saúde pública e do meio ambiente

Outro evento previsto é o Circuito de Inauguração dos murais afrescos realizados em Jacarepaguá (Igreja São José Operário/Vila Autódromo e Polo Experimental do IMASJM/Colônia Juliano Moreira). Todos estão convidados a participar e contribuir para esses eventos que valorizam nosso trabalho e homenageiam aqueles que conceberam, acreditaram e viabilizaram a Casa de Oswaldo Cruz.

Fonte: Fiocruz

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda