Destaques

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Antônio Nardi é o novo Secretário-Executivo do Ministério da Saúde

Ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, o paranaense que comandou as ações contra o Zika Vírus assume desafios ao lado do ministro Ricardo Barros

A Secretaria Executiva do Ministério da Saúde tem como novo titular Antônio Carlos Figueiredo Nardi, que deixa o comando da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), área que esteve à frente das principais ações adotadas pelo Brasil em decorrência dos casos de microcefalia relacionados ao Vírus Zika. Formado em Odontologia, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB), Antônio Nardi tem ampla experiência em Saúde Pública, tendo recebido diversos prêmios, como o de melhor gestor público do Paraná e a segunda colocação no Inova/SUS com o Portal Saúde Maringá.

Natural de Mococa (SP), Nardi migrou para o município Maringá, no estado do Paraná depois de formado, onde se tornou secretário municipal de Saúde de Maringá. Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), titular da Comissão Intergestores Tripartite e membro diretor do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia.

No novo cargo, o Secretário continuará supervisionando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de outras funções inerentes à nova pasta. Ações como a Semana da Família na Escola, que envolve estudantes, profissionais da educação e familiares dos 223 municípios considerados prioritários para o combate ao mosquito; a Semana Saúde na Escola, que já contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes em 4.787 municípios envolvidos nas atividades contra o Aedes aegypti; e ainda o Faxinaço, uma mobilização em todos os prédios da administração pública em busca da eliminação de possíveis focos.

“A escolha de Nardi para o comando da Secretaria Executiva demonstra nossa atenção com relação ao enfrentamento do vírus Zika e a organização dos Jogos Olímpicos, além da interlocução com a gestão interfederativa do SUS para pactuação e desenvolvimento de políticas de saúde, assim como o diálogo permanente com o controle social nos Conselhos nacionais, estaduais e municipais de saúde. Vale ressaltar que são temas prioritários desta gestão e o secretário esteve à frente destes assuntos nos últimos meses”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Foi o secretário Nardi que comandou a Mobilização Nacional da Educação Zika Zero, em parceria com os estados e municípios. Ministros, governadores, secretários de educação municipais e estaduais, além de outras autoridades e militares das Forças Armadas, percorreram as capitais brasileiras e 115 municípios no combate ao mosquito, aproveitando o período de volta às aulas para incluir as comunidades escolares nas ações de combate e prevenção ao mosquito.

Somam-se às ações coordenadas por Antonio Nardi, quando Secretário de Vigilância em Saúde do ministério, as estratégias de mobilização com visitas a domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais. No segundo ciclo, que ocorreu no mês de março, foram realizadas visitas a 35 milhões de domicílios, sendo que em 29,2 milhões os agentes foram atendidos e fizeram as vistorias. Em 3% foram encontrados focos do Aedes aegypti.

ATRIBUIÇÕES – À frente da Secretaria Executiva (SE), Antonio Nardi irá auxiliar o Ministro da Saúde na supervisão e coordenação das atividades das demais Secretarias do Ministério e de suas entidades vinculadas. A SE supervisiona e coordena as atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento, e também de organização e modernização administrativa, contabilidade, administração financeira, recursos humanos, informação e informática.

Além disso, a SE também assessora o Ministério na formulação de estratégias de colaboração com organismos internacionais e supervisiona e coordena as atividades relativas aos sistemas internos de gestão e aos sistemas de informação relativos às atividades finalísticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cabe ainda à Secretaria Executiva a orientação e supervisão do Fundo Nacional de Saúde, instrumento que é o gestor financeiro dos recursos destinados ao SUS na esfera federal.

A médica e servidora pública Sônia Brito, atual diretora do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde, assume, interinamente, a Secretaria de Vigilância em Saúde.


Por Murilo Caldas, da Agência Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda