Destaques

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Comunicação de riscos sobre zika e participação comunitária estão no centro dos esforços de prevenção dos CDC, Fundação CDC e OPAS/OMS

A educação de comunidades e a capacitação de mulheres sobre como se prevenir da transmissão do vírus zika é o foco de um novo esforço colaborativo entre os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Fundação CDC, focado principalmente nas mulheres grávidas que vivem em territórios dos Estados Unidos e países das Américas.

A Fundação Bill & Melinda Gates apoia esses esforços, que incluem campanha de saúde abrangente sobre prevenção contra o zika e pesquisas sobre percepção de riscos e lacunas de conhecimento nas Américas sobre o vírus, além do incentivo à participação comunitária no controle do mosquito, especialmente para proteger mulheres grávidas. O valor do financiamento é de US$ 1,5 milhão, que será entregue à OPAS/OMS e à Fundação CDC.

Depois que o vírus começou a circular nas Américas, em 2015, a notificação de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas nas áreas afetadas aumentaram. Desde então, concluiu-se que a infecção durante o período da gravidez é uma das causas da microcefalia e outros transtornos desta natureza. O vírus zika também tem sido associado a abortos e outros problemas notificados em bebês, sejam eles visuais, auditivos ou de desenvolvimento.

“Mulheres grávidas merecem as melhores e mais relevantes informações sobre zika para que possam proteger suas gestações”, afirmou o diretor dos CDC, Tom Frieden. “Colaborações como esta, aproveitando o amplo conhecimento da OPAS/OMS e do CDC, podem ter grande impacto e salvar vidas.”

“Temos muito trabalho pela frente, incluindo o desafio de comunicar de maneira eficaz como prevenir a transmissão de zika”, disse a diretora da OPAS/OMS, Carissa Etienne F. “Agradecemos pelos esforços conjuntos que nos permitem desenvolver ações concretas com as comunidades nas Américas, prevenindo infecções pelo vírus zika e protegendo aqueles que mais precisam”, adicionou.

Como parte dos esforços, os CDC lançarão uma campanha multimídia que terá anúncios de serviço público e materiais impressos e digitais, e incluirá uma série de eventos com a participação das comunidades de Porto Rico, Ilhas Virgens dos Estados Unidos e a Samoa Americana. O objetivo da campanha é educar mulheres grávidas e a comunidade sobre a prevenção contra o zika e lhes fornecer informações sobre todas as medidas que podem ser tomadas para se proteger da infecção – principalmente a adoção de medidas para evitar as picadas de mosquitos e a possibilidade de transmissão sexual.

A OPAS/OMS apoiará os países das Américas por meio da implementação de estratégias de comunicação sobre controle vetorial em cada país, para que os indivíduos e comunidades participem ativamente do controle de mosquitos, criando uma campanha regional contra o Aedes chamada “Semana de Conscientização sobre o Mosquito”. Com apoio de parceiros, a organização também realizará a pesquisa Conhecimento, Atitudes e Práticas (KAP) na América Latina e no Caribe com o intuito de mensurar as percepções de risco e preencher as lacunas de conhecimento relacionadas ao vírus zika. Estratégias de comunicação de risco também serão reforçadas e operacionalizadas com os países por meio de um modelo de formação concebido pela OPAS/OMS.

“Estamos gratos à Fundação Bill & Melinda Gates pela iniciativa de apoiar esta campanha de comunicação em torno da proteção contra o zika," comemorou Judith Monroe, presidente e CEO da Fundação CDC. "A Fundação CDC se orgulha de fortalecer o trabalho do CDC e da OPAS/OMS para educar e capacitar as mulheres sobre o vírus."

Sobre a Fundação CDC
A Fundação CDC leva adiante a missão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças por meio de parcerias filantrópicas e público-privadas que protegem a saúde e segurança nas Américas e no mundo. Estabelecida há mais de duas décadas, a instituição é independente, sem fins lucrativos e já lançou 800 programas, levantando mais de US$ 620 milhões por meio de parcerias com entidades filantrópicas, empresas, organizações e indivíduos. A Fundação CDC gere atualmente cerca de 300 programas liderados pelos CDC nos Estados Unidos em 75 países. Para mais informações, visite www.cdcfoundation.org.

A Fundação CDC ativou seu Fundo de Resposta às Emergências nos Estados Unidos e o Fundo Global de Resposta a Desastres em fevereiro de 2016 para acelerar ainda mais a resposta dos CDC ao contexto de zika.

Sobre a OPAS/OMS
A OPAS/OMS trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da OMS para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

Fonte Portal paho.org

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda