Para melhorar a gestão do Sistema Único de Saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou no último final de semana que vai utilizar a tecnologia e experiências bem-sucedidas de municípios. A primeira ação será informatizar os serviços, como fez no município de Maringá, no Paraná, quando foi prefeito da cidade. A ideia é ter informações em tempo real sobre a utilização de todos os recursos e evitar desperdícios, conforme explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
”Eu quero saber online como é gasto cada centavo do SUS no Brasil. Como é gasto, e em que é gasto. Isso é o que vai nos permitir encontrar aquelas boas-práticas, onde está sendo bem gasto e usar esse modelo para replicar para todos os demais gestores”.
O ministro Ricardo Barros também visitou, no último final de semana, o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A unidade conta com 370 leitos, sendo 60 de UTI, e é a maior do país, exclusivamente para o atendimento de crianças. O ministro conversou com pacientes, visitou diversas áreas do Pequeno Príncipe e acompanhou uma apresentação sobre informações do hospital que destina quase 70% do atendimento para o SUS. Ricardo Barros disse que pretende levar para a gestão federal, os bons exemplos de aplicação de recursos públicos da saúde, em todo o Brasil.
“Comecei pelo Paraná, mas vou visitar todas as boas-práticas de aplicação de recursos da Saúde, em todo Brasil, pra dar visibilidade a elas, pra que sejam copiadas por todos os gestores, por todos aqueles que prestam serviços à saúde, e são responsáveis pela qualidade da saúde no Brasil”.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, adiantou ainda que negocia parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicaçõespara melhorar a internet banda larga das unidades de saúde.
Reportagem: Anderson Andrade - Blog da Saúde
0 comentários:
Postar um comentário